Arte nos Pés

Morando em um país tropical, grande parte da nossa nação se utiliza de calçados confortáveis e abertos em seu dia-a-dia. Os chinelos são um acessório indispensável para todos que desejam conforto, e, nos últimos tempos, esse conforto tem sido aliado à beleza.

Dos mais baratos aos mais sofisticados, a base das sandálias mais abertas, no entanto, é a mesma: a decoração em suas tiras. Variando de modelos mais pesados, com pedrarias, até os mais delicados de apliques leves, o artesanato em chinelos é a solução mais prática e barata para estar sempre na moda, sem gastar muito.

Decoração

As técnicas variam tanto em dificuldade quanto em preço na aplicação, mas todas são possíveis de ser executadas em casa, sem gastar muito com material.

Para quem não tem muita prática, bordados simples, aplicados com linha de nylon e miçangas são a melhor pedida. Os padrões podem variar, mas é difícil errar com essa técnica. Miçangas bastante coloridas e misturadas dão um ar divertido ao que antes era um simples chinelo. Misturar às miçangas peças maiores e mais vivas dá um toque especial à obra, deixando o chinelo com um ar moderno e diferente.

O uso de fitas de cetim também é bastante comum, mas neles, deve-se observar a hora de usar, já que são mais suscetíveis à sujeira do dia-a-dia. Passar a fita pela extensão das tiras do chinelo, e então finalizar com linha de nylon e uma agulha, ou até mesmo cola quente, é algo simples, que dá um toque romântico aos pés.

Materiais

Para aqueles com maior prática em artesanato, o crochê é uma ótima opção. As tiras ficam mais grossas, por isso é aconselhável que o chinelo seja comprado um número maior do que o usual, mas o charme retrô é incomparável. O crochê também pode ser usado com miçangas, misturando as duas técnicas, criando um efeito ainda mais delicado.

Outra boa escolha, e essa não é muito difícil, é forrar as tiras do chinelo comum com tecido, deixando-o mais longo nas duas pontas finais, e então usando-o como tiras para amarrar a sandália à perna. Além de confortável e fácil de fazer, essa técnica enriquece o estilo do sapato, tirando o ar mais casual, e deixando-o fashion.

Diferentes

Independente da técnica utilizada, o artesanato em chinelos não é só para quem quer ter peças exclusivas em seu armário: se bem feitos, essas peças podem ser vendidas a preços que até mesmo dobram o custo do chinelo original, dependendo da técnica usada e material escolhido. Sedas, miçangas e pedrarias são as melhores opções para quem está buscando uma nova fonte de renda.

Há cursos especializados nesse tipo de artesanato espalhados por todo o Brasil, mas eles não são uma necessidade: com criatividade e um pouquinho de ousadia, a mais simples das peças pode virar um artigo de moda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Enfeites

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *