Rosas de Papel Crepom

Decorar é algo muito bom. Principalmente quando você mesmo pode fazer a sua decoração. Quando você mesmo faz o artigo de decoração, você pode colocar o seu gosto, as suas características, o seu eu no trabalho, o que dá um gostinho de prazer quando a decoração fica pronta.

Decoração Com Papel Crepom

Uma decoração super fofa e que é muito fácil de você fazer são as rosas feitas com papel crepom. Muitas pessoas falam que o papel crepom é um material pobre para decoração e que, pode até ficar bonito, mas não chega a ser um artigo de decoração. Nós vamos mostrar pra você agora como fazer alguns modelos de rosas de papel crepom e que o papel crepom ser um material barato não influencia na beleza do produto final.

Fazendo Rosas de Papel Crepom

Existem vários modelos de rosas para se fazer em papel crepom. Vamos ensinar um modelo mais simples primeiro e depois ensinamos um mais sofisticado.

Rosa Vermelha

Material Necessário:

  • Para fazer a rosa vermelha você vai precisar de tesoura, cola, papel crepom vermelho e verde, linha e um canudo ou um palito de churrasco. Esse é o material necessário para uma rosa.

Passo a Passo:

Com o papel crepom vermelho enrolado, corte uma medida de 9 cm. Esse papel dará origem às pétalas da rosa. Se você cortar uma medida maior, as pétalas ficarão maiores. Se cortar menor, ficará menor. Então lembre-se de cortar a medida que você quer que a pétala fique. Depois de cortar a medida desejada, abra o papel e dobre-o ao meio até que fique com, no mínimo, 3 centímetros de largura. Depois de dobrar o papel, corte as bordas das laterais (as dobradas do meio).

Em uma folha de papel ofício, faça o molde da pétala. Empilhe todo o papel crepom, coloque o molde por cima, e recorte o papel crepom de acordo com o molde.

Com a ajuda de uma caneta (ou de algum objeto que tenha o diâmetro semelhante), frise as pétalas. Enrole as pétalas na caneta e junte as duas laterais ao centro, amassando o papel crepom. Depois disso, puxe a caneta cuidadosamente.

Pegue uma das pétalas e coloque o canudo no centro dela. Dobre a pétala para baixo e enrole-a ao redor do canudo. Este será o miolo da rosa. Agora você vai colocar as pétalas. Coloque uma pétala e amarre na ponta do canudo com a linha. Duas voltas da linha são suficientes para segurar a rosa. Coloque outra pétala, agora de frente para a primeira e amarre de novo. Repita esse processo, colocando a pétala no lugar desejado e amarrando no canudo.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Y7N53_FyhRk[/youtube]

Não há número exato de pétalas, você quem escolhe. Você pode fazer uma rosa bem recheada, bem aberta ou pode fazer com um número menor de pétalas.

Agora você vai fazer a folhagem e o acabamento do cabo. Corte dois pedaços do papel verde, um com cerca de dois centímetros e outro com quatro centímetros. A fita mais fina é para enrolar o canudo. Corte um quadrado pequeno, dobre duas vezes, formando um quadrado menor. Na ponta do meio, corte a pontinha. Ao abrir, você verá um buraco no meio. Coloque a folha na rosa enfiando o canudo nesse buraco. Coloque uma pequena gota de cola branca (cuidado para não manchar o papel).

Agora pegue a fita menor e cole de forma enviesada na folha. Desça a tira enrolando no canudo. Em um papel à parte, corte uma folha e apenas encoste essa folha no caule. Continue passando a fita até que chegue o final do canudo. Ao cobrir todo o canudo, passe uma gota de cola para finalizar o cabo. Está pronta a rosa!

Bola de Papel Crepom

Material Necessário:

  • Agora vamos aprender outra forma de você decorar sua casa ou até mesmo um casamento. Nesse exemplo você vai precisar de uma bola de isopor, fitas de papel crepom na cor desejada, cola quente (e a pistola), fita adesiva (um rolo) e uma régua.

Passo a Passo:

Corte o papel em tiras de 60 centímetros. Dobre o papel de uma forma que você corte várias tiras de uma só vez, poupando trabalho. Para criar as rosas, você precisará da cola quente.

O primeiro passo, de fato, é amassar o papel crepom. Amasse um pouco, isso deixa o papel mais maleável, mais suave. Isso auxilia também a dar uma textura mais real à flor. Estique as tiras para então começar a enrolar tira por tira. Comece enrolando de uma forma apertada e depois um pouco mais frouxo. Isso auxilia a dar o formato da rosa.

Coloque uma gota de cola quente a cada 4 ou 5 voltas na extremidade, onde o seu dedo está segurando o papel. Isso vai dar segurança ao enrolar a flor. Quando você terminar de enrolar a tira, torça um pouco o rolinho. Isso vai fazer com que ele fique mais justo, já dando um formato de flor. Enrole a flor, cole a última ponta e corte o talinho que fica para baixo. Faça isso em todas as tiras. As flores irão cobrir a bola de isopor. Quando maior a bola, mais flores você precisará fazer.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=55rNXU6rhes[/youtube]

À medida que você for deixando as flores prontas, você pode ir colando na bola de isopor. Antes de colar as flores, cole uma fita de cetim para amarrar a bola ao teto. Com o fundo da rosa (onde ficava o talo), você põe uma gota de cola quente e cola na bola de isopor. Cole as rosas bem juntinhas, para que não sobre espaço para o isopor ser visto. Você pode fazer essa bola em vários tamanhos e em várias cores. Também pode fazer em outros materiais, como tecido, por exemplo.

Essa última bola não é difícil de ser feita, mas é muito trabalhosa pois requer muito tempo para enrolar cada flor. Por um outro lado, garanto que o resultado fica lindo.

Existem várias outras formas de fazer rosa em papel crepom. Teste essas que nós ensinamos e, caso você goste, experimente pesquisar e fazer outras. Como você viu, você pode dar uma rosa de papel crepom para alguém, decorar sua casa ou até mesmo um evento. A rosa de papel crepom não é tão “pobre” assim e vale à pena você mesma fazer. Vamos tentar?

Posts Relacionados

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *