Receita De Grude: Como Fazer e Para Que Usar

Quem um dia não teve que fazer um pouco de cola caseira para um trabalho na escola? Antigamente era muito comum fazer em casa esse tipo de cola, mais conhecido como grude, depois com a modernidade a praticidade também foi tomando conta e surgiram as colas industrializadas. Elas vieram de vários modelos em forma de bastão, transparente, colorida em gel, em fim os modelos foram se diversificando e tomaram conta da criançada.

Mas mesmo com todas essas opções a cola caseira continua sendo necessária e faz muito sucesso com quem quer ser diferente, ela também pode ser usada para fazer vários trabalhos manuais. Agora vamos ensinar uma receita de grude, uma cola ecológica, sem usar nem um tipo de produto químico e pode ser usada em artesanatos com grande economia. A sua formula básica é feita com farinha e agua com grande potencial adesivo e serve para colar uma infinidade de materiais. É muito fácil de fazer, barata e ecológica.

Imagem de Amostra do You Tube

Veja a Receita De Grude Passo a Passo Para Você Fazer Em Casa

  • 1 copo americano de água em temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de vinagre

Modo De Fazer:

Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo até engrossar.

O vinagre age como conservante e fungicida, evitando que a maça apodreça e atraia insetos como a formiga. Depois do uso o grude deve ser colocado em um recipiente fechado e levado à geladeira.

Uso Do Grude

Uso Do Grude

Uso Do Grude

O grude é um tipo de cola caseira muito utilizada para fazer artesanatos, entre os seus usos esta na confecção de máscaras chamada de “Papietagem” que é uma antiga técnica usada para a confecção de máscaras que eram muito usadas no teatro. Com o passar dos anos essa técnica foi se aperfeiçoando e hoje serve para fazer o feitio de qualquer objeto, desde formas simples com apenas uma face como é o caso da Papietagem de pratos como formas mais complexas de dois lados e depois unidas como esculturas.

O grude pode ser usado na composição de massa de modelar dando forma e vida a personagens de historias em quadrinho ou mesmo para teatro de bonecos. Como ele fica transparente depois de seco também é usado para impermeabilizar e dar brilho aos trabalhos manuais feitos com papel e pinturas de todos os tipos.

Outra funcionalidade para o grude é na composição de obras de colagem, os trabalhos com patchwork também ficam perfeitos se forem confeccionados com grude. O grude pode ser usado também para trabalhos de artesanato com jornal.

Imagem de Amostra do You Tube

Papel Machê com jornal e grude ele pode ser usado para modelar conforme a criatividade de cada um. Essa é uma técnica muito usada nas escolas com as crianças para a confecção de bonecos e todo tipo de forma que eles queiram desenvolver. O grude também é muito usado para engomar trabalhos feitos com crochê acentuando o ponto e deixando o trabalho lisinho.

Existem varias utilidades para a cola caseira inclusive na confecção da massa para modelar mascaras e esculturas de todos os tamanhos, basta usar a criatividade e deixar a imaginação levar os seus pensamentos.

Muitas pessoas fazem o uso da cola caseira, principalmente os ambientalistas que estão sempre envolvidos em campanhas para proteger o meio ambiente. As escolas atualmente estão incentivando os alunos a produzirem seu próprio material em casa para economizar e proteger o planeta. Muitas coisas são envolvidas nesse processo, inclusive o descarte de lixo, pois a cola caseira não necessita de embalagem e pode ser feita aos poucos para que não haja desperdícios.

Quem Pode Fazer a Cola Caseira?

Qualquer pessoa pode fazer a cola caseira, não precisa de muitos ingredientes e o melhor é que ela não é tóxica, não agride o meio ambiente nem a saúde das pessoas. O objetivo é que cada vez mais pessoas tomem consciência de que quanto mais naturais às coisas forem feitas melhor vai ser para todos e é em casa desde criança que se aprende a economizar e cuidar do planeta.

Um Pouco De Consciência Ecológica Também Ajuda

Bom seria se todos tivessem a consciência ecológica e optassem por usar apenas produtos naturais, com certeza teríamos um planeta muito melhor. Estando na época da ecologia e do politicamente correto é de extrema importância que todos saibam como contribuir para ajudar a conservar e a preservar o planeta e é através das pequenas coisas que tudo pode mudar como o simples fato de fazer cola caseira (grude). Com ela não é preciso usar o habitual tubo plástico para conservar, nesse caso ele é descartado, os ingredientes na sua confecção são todos de fácil acesso e naturais não causando danos à saúde das pessoas nem ao meio ambiente.

Essa é uma excelente dica para todas as pessoas que querem fazer algum tipo de trabalho manual e não disponibiliza de muito dinheiro para começar. Atualmente os acessórios de decoração manuais e artesanais estão em alta, muitas são as opções para fazer como miniaturas de animais feitos com Papietagem, reciclagem com objetos antigos, entre muitas outras utilidades.

Um Pouco De Consciência Ecológica Também Ajuda

Um Pouco De Consciência Ecológica Também Ajuda

Na decoração de casas o grude pode ser de grande valia, pois ele pode ser fundamental para forrar uma parede com tecido, em vez de usar as colas habituais que são toxicas e fazem mal a saúde humana o grude pode substituir tranquilamente sem ser prejudicial e fazer economia no bolso.

Essas dicas podem ser de grande utilidade para as pessoas que estão procurando uma forma diferente de produzir por conta própria algum tipo de arte. A receita de grude é passada de geração em geração, pois essa é uma receita trazida para a cultura atual pelas pessoas mais velhas que aprenderam com seus avós que usavam na escola.

É claro que as pessoas optam pelo conforto e praticidade, ninguém mais quer ter trabalho e acabam perdendo as coisas mais simples e que podem fazer muita gente feliz. O simples ato de ensinar um filhos a fazer grude, pode proporcionar momentos de intimidade e brincadeiras que jamais serão esquecidas, momentos únicos e verdadeiros. Você já pensou no quanto o simples ato de fazer cola caseira pode trazer tantos benefícios?

2 comentários

  1. Boas dicas, adorei as instruções. Parabéns!

  2. Muito show, bode ficar fora da geladeira?Quanto tempo dura?É tóxico para aves?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>