Filtro de Café Aplicado no Vaso: Deixe sua Casa mais Moderna e Bonita

Não existe maneira melhor de começar o dia com uma boa xícara de café. A bebida, rica em cafeína, é uma grande aliada para quem deseja ter pique e disposição para suas atividades cotidianas.

Mas, quem é adepto do cafezinho de todo o dia costuma se voltar com aquela dúvida: o que fazer com os filtros de papel usados? Em tempos ecologicamente corretos, é de bom tom para toda a população utilizar os recursos naturais com sabedoria.

Filtro de Café

E no caso do filtro de papel usado, ele se transformou em uma excelente matéria-prima para a elaboração de diversas peças artesanais. Ele pode servir de revestimento para abajures, vasos, entre outros objetos decorativos.

Colado meticulosamente sobre os objetos, como cúpula de abajur e vasos, o filtro de café é envernizado para obter maior durabilidade, e adquire um aspecto semelhante à palha. Com isso, os objetos que contam com esse tipo de aplicação são ideais para quem pretende decorar ambientes no estilo rústico.

Vale lembrar que são necessários inúmeros filtros de papel usados para obter a cobertura perfeita dos objetos, por isso, não perca tempo e comece desde já a guardar os filtros de café usados, que devem estar bem secos.

E o melhor é que essa técnica de artesanato utilizando filtros de café, além de proteger o meio ambiente, faz bem ao seu bolso, pois o custo é quase zero, já que você poderá aplicar a cobertura em garrafas de vidro usadas, tendo gastos somente com cola diluída com pouquíssima água para elaborar peças lindas.

Passo a Passo para se Aplicar Filtro de Café no Vaso

  1. Primeiro, como já foi citado no início do texto, você deve preparar o material, pois os filtros de papel devem estar bem secos. Deixe-os secar ao sol, ainda com o pó de café e de preferência, um em cima do outro, para que se formem marcas diferentes;
  2. Assim que estiverem bem secos, descarte o pó de café que estava em seu interior, e com uma tesoura, recorte as marquinhas do filtro (a base e as laterais), tomando o cuidado de abri-lo para que fique mais fácil a sua aplicação;
  3. Utilize um pincel limpo e seco, para remover os vestígios de pó de café que ainda estiverem no filtro;
  4. Dessa forma, você já está com o material pronto para trabalhar. Dependendo do trabalho, o filtro pode ser recortado de diferentes formas, para ser colado na superfície da peça.
  5. Uma das formas mais comuns de se cortar o filtro de papel é em tiras na horizontal, perfeita para se aplicar em vasos e cúpulas de abajur.
  6. Utilizando um pincel com cola diluída em pouquíssima água, passe no filtro e o cole na superfície da peça, passando novamente o pincel com água por cima e vá colando outros pedaços de filtro, de forma a compor um quebra-cabeça, tomando o cuidado de cobrir toda a superfície da tela.
  7. Para finalizar, aplique mais uma camada de cola diluída em água para impermeabilizar a peça.

Imagem de Amostra do You Tube

No Blog Organizando e Arrumando, foi postado um tutorial bem explicativo para se fazer aplicações de filtro de papel no vaso. No trabalho postado pela artesã, ela elaborou lindos vasinhos, que foram confeccionados utilizando peças tradicionais de MDF revestidas com filtro usado, para decorar a casa ou para presentear gastando menos de R$5,00. Veja aqui.

Aplicações de Filtro de Papel Usado em Vasos de Vidro

Outra maneira interessante de se trabalhar com filtro de café usado é com vasos de vidro. Sabe aquelas garrafas, vasos e jarras antigas de vidro que você não sabe que destino dar para elas? Poderão ter nova serventia com o revestimento desse material.

No programa “Vida Melhor”, apresentado por Cláudia Tenório na Rede Vida, foi exibido um passo a passo para criar vasos de vidro revestidos com filtro de papel usado. A artesã impressionou Cláudia- que ficou conhecida em todo o Brasil tempos atrás por apresentar o programa de vendas Shop Tour- por criar peças que seguem um estilo ao mesmo tempo rústico e sofisticado.

Decorado com Perfeição

Com paciência e cuidado, é possível elaborar peças lindas, tanto para você renovar a decoração de sua casa, revestindo vasos, cúpulas de abajur, molduras de quadros, garrafas de vidro, suportes de copo, jogos americanos, capas de cadernos, enfim, tudo o que a sua imaginação mandar.

Dicas Sobre como Trabalhar com Filtro de Café Usado no Artesanato

Dessa forma, com o tempo, assim que você for pegando prática, poderá fazer peças mais elaboradas, que podem ser dadas de presente e até mesmo para vender, garantindo uma graninha extra para o seu orçamento familiar.

Vale lembrar que é preciso contar com uma quantidade abundante de material- nesse caso, os filtros de café- por isso, ou você deve ser fã número 1 da bebida, procurando beber café todos os dias ou solicitar a amigos e conhecidos que têm famílias grandes e que consomem muito a bebida, para que não descartem os filtros de papel, devendo encaminhá-los a você.

Para facilitar o trabalho, oriente os seus amigos a deixarem o filtro de café usado no dia para secar ao sol, e assim que estiver bem seco, acondicioná-lo em um saquinho plástico junto com os demais.

Importante ressaltar de que essa técnica pode ser utilizada também nas peças convencionais em MDF, utilizadas em outros trabalhos manuais, como a Decoupage e a Cartonagem. O procedimento é o mesmo da aplicação em vidro: vá colando os pedaços de filtro de papel usado na peça, em uma forma de trabalho semelhante à da Decoupage. Para impermeabilizar a peça, você poderá escolher a forma convencional (cola diluída em água) ou o mesmo verniz utilizado na Decoupage.

Se você já tem prática em outros trabalhos manuais, como tricô, crochê, entre outros, pode incrementar as suas peças com aplicações de filtro de café usado, que irá deixar suas peças ainda mais exclusivas.

Imagem de Amostra do You Tube

Uma dica é usar uma aplicação de crochê ou retalhos de feltro nos vasos ou nas cúpulas de abajur com essa aplicação. Fica perfeito em ambientes que contêm decoração com mantas e tapetes no estilo artesanal.

Posts Relacionados

6 comentários

  1. Esse trabalho eh fácil e delicioso de fazer. Obrigada por me citar.

  2. Gostei muito do trabalho mas como faço para o filtro ficar com a cor escura
    parecendo madeira e com brilho

    • Elenice somente deixando secar o coador com po dentro.Dai depois de seco vc tira o po e limpa bem com um pincel. Aplica na peca com cola branca diluida em agua e passa cola por cima e depois de seca passa verniz.Depois de seca fica assim escura.Linda.

  3. então eu posso usar o verniz no final???

  4. OI ADOREI VER UM DOS MEUS VASOS NA SUA PAGINA , OBRIGADO , GOSTO MUITO D DIVIDIR MEUS TRABALHOS E IDEIAS .TEM MAIS FOTOS NO MEU FACEBOOK.

  5. Bom dia. Seus trabalhos são belíssimos. Também faço artesanato e gosto muito de reciclagem. Mas não sou artesã.Faço por robe. Tenho uma dúvida. Posso. usar betume sobre a peça com o filtro de papel..? Como filho o betume para dar umas nuances mais claras e outras m escuras?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>