Como Fazer um Lindo Avental de Camisa

Estamos em uma época de reciclagem de todos os tipos de objetos, na qual todos os materiais podem ser reaproveitados em verdadeiras obras de artesanato. Em se tratando de costura, a criatividade das pessoas é muito grande e muitas delas fazem de uma simples camisa, lindos aventais que podem ser usados no dia a dia. Nesse artigo, veremos o passo a passo para fazer dois lindos aventais de camisa.

Utilizando as Camisas

A grande maioria dos indivíduos, quando têm uma camisa velha que já não usam mais, logo pensam em oferecer para alguém que esteja precisando ou então jogam fora. Para essas pessoas, com a leitura desse texto agora ficará mais fácil dar o destino certo as camisas usadas e ainda conseguir um lindo avental.Vejamos agora o que é preciso para criar o primeiro avental de camisa, e na sequência mostraremos como fazer outro, utilizando técnicas fáceis e a criatividade das pessoas para que eles saiam bem bonitos.

Camisa

Camisa

Lista de Materiais Necessários para Fazer o Avental de Camisa

  • Uma camisa, velha de preferência
  • Uma caneta
  • Uma tesoura
  • Linha de costura
  • Máquina de costura para fazer o avental
Material

Material

Primeiro Passo

-Em primeiro lugar, a pessoa deve utilizar um avental tradicional para fazer o molde na camisa. O corte das mangas da camisa deve ser desenhado para que seja cortado somente a partir da gola. Depois, as laterais do tecido devem ser fixadas com duas tiras para que seja possível fazer as amarras do avental, que podem ser feitas com os próprios restos dos tecidos.

Segundo Passo

-Nessa segunda etapa, a pessoa deve ter cuidado com os detalhes de acabamento do avental, e muito mais cuidado ainda com a costura das bodas que foram recortadas, para que o avental fique sem pontas e bem feito. As escolhas dos desenhos ou padrões do avental ficam por conta de quem o está costurando. Abaixo segue o link que o leitor pode acessar para verificar como ficaram esses aventais já prontos.

http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/5187/aproveite_camisas_velhas_para_fazer_aventais/

Essa opção acima, mais simples, foi feita para ensinar aos leitores que não sabem costurar, ou que ainda não têm muita intimidade com a máquina de costura. No próximo exemplo, veremos um modelo mais elaborado, para aquelas pessoas que já saibam costurar.

Sugestão: Fazer um avental utilizando ao invés de uma, duas camisas.

Imagem de Amostra do You Tube

Primeiro Passo

Para aquelas pessoas que têm intimidade com a máquina de costura, vale a pena tentar fazer um avental de camisa mais elaborado. Em primeiro lugar, as mangas da camisa devem ser retiradas, bem como elas terão as laterais cortadas.

A parte central da camisa é que vai funcionar como a divisória do avental. Na sequência, a pessoa deve fixar o lado esquerdo de uma das camisas que foi selecionada com os botões do lado direito da outra camisa que foi selecionada para fazer o avental.

Se a pessoa quiser, pode usar também os retalhos que sobraram dos tecidos para fazer enfeite ou bolsos, de acordo com a criatividade de quem está costurando o avental. Vale lembrar que os padrões e modelos utilizados na confecção devem ser escolhidos de acordo com o gosto da pessoa que está fazendo. O resultado final dos aventais o leitor pode ser verificar acessando o seguinte link:

http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/5187/aproveite_camisas_velhas_para_fazer_aventais/

Outra Sugestão Criativa do Avental de Camisa

Nesse caso, vamos utilizar uma camiseta, ao invés da camisa.

Primeiro Passo: da parte central da camiseta, um retângulo deve ser recortado. Na sequência, a parte inferior dela ser dobrada, tomando cuidado para preservar o formato da camiseta, como pode ser observado nos links abaixo:

http://www.coletivoverde.com.br/wp-content/uploads/2010/05/passo13.jpg

Segundo Passo: os pontos pontilhados devem ser costurados, dividindo a camiseta em quatro espaços, como mostra o link abaixo:

http://www.coletivoverde.com.br/wp-content/uploads/2010/05/passo21.jpg

Terceiro Passo: As costas da camiseta devem ser cortadas em seis tiras, cada uma com cerca de sete centímetros de largura, como mostra o link da figura abaixo:

http://www.coletivoverde.com.br/wp-content/uploads/2010/05/passo3.jpg

Quarto Passo: duas tiras devem ser costuradas pelo lado avesso, formando então um total de três tiras. Depois, as fitas devem ser costuradas para que formem somente uma única tira, como pode ser demonstrado no link da figura abaixo:

http://www.coletivoverde.com.br/wp-content/uploads/2010/05/passo5.jpg

Quinto Passo: A tira longa deve ser fixada com alfinetes para que sejam fixadas ao avental, como mostra o link da figura abaixo:

http://www.coletivoverde.com.br/wp-content/uploads/2010/05/passo6.jpg

Sexto Passo: Depois, a tira longa deve ser costurada ao avental, como mostra a figura do link abaixo:

http://www.coletivoverde.com.br/wp-content/uploads/2010/05/pronto.jpg

Esse avental fica muito bonito e charmoso, e depois de pronto pode ser usado por todas as pessoas que desejam criar uma peça de roupa criativa e interessante. Veja o avental pronto na figura do link abaixo e imagine como você ficaria se o estivesse usando:

http://www.coletivoverde.com.br/wp-content/uploads/2010/05/aventais2.jpg

As cores utilizadas podem ser as mais diversas e os modelos dos aventais podem ser os mesmos das camisas ou camisetas escolhidas, ou então se a pessoa for muito criativa, eles podem ser enfeitados com bolsos e outros adereços para ficarem ainda mais bonitos e interessantes, para impressionar os amigos e conhecidos.

Considerações Finais

Para as pessoas que são muito criativas, nada como inventar novas peças de roupa ou então fazer obras de artesanato. Em épocas de plena reciclagem de materiais, saber criar objetos a partir de alguma coisa que foi usada pela pessoa é fundamental para que se enquadrar nos novos tempos vividos pela sociedade moderna.Para quem tem habilidade em costurar, uma boa e criativa opção com certeza é transformar aquelas camisetas ou camisas velhas que não são mais usadas, em lindos e charmosos aventais de todas as cores e de todos os modelos e tecidos, que possam ser aproveitados no dia a dia.

Imagem de Amostra do You Tube

Se a pessoa for muito criativa, pode investir nesse segmento de costura e fazer lindos aventais de camisas que ela poderá vender entre seus amigos e conhecidos.Seguindo esses passos acima descritos, mesmo a pessoa que não sabe costurar pode fazer um lindo avental de camisa, que pode ser o começo, quem sabe, de uma série de outras peças que poderá começar confeccionado, e que poderá servir como uma ótima terapia para aliviar o estresse ou então como uma nova fonte de renda.

Salete Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>