Casinha de Boneca de Madeira

Se existe uma fase de nossas vidas completamente mágica, esta é sem dúvidas, a infância. Período em que as crianças se divertem com as brincadeiras de “faz de conta”, imaginando as mais variadas situações como se fosse realidade.

Quem é que nunca imaginou durante a infância de que tinha superpoderes, como ficar invisível, correr ou voar? No caso das meninas, as bonecas são suas parceiras inseparáveis para participar desse maravilhoso mundo de “faz de conta”.

Casinha de Boneca de Madeira

Casinha de Boneca de Madeira

Bonecas: Parceiras das Meninas Durante a Infância

Tanto as bonecas no formato de bebês como as que seguem a linha “adulta”, como as Barbies, Susies e Pollys são as grandes aliadas para fazerem parte do universo de fantasia das pequenas. No caso das bonecas bebê, elas são as preferidas das meninas de até seis anos, que gostam de imitar as atividades das mães no seu cuidado com elas. Além disso, por serem ainda muito pequenas, costumam se encantar com os bebês de verdade.

Dessa forma, as bonecas bebê são fundamentais para as típicas brincadeiras de casinha nessa fase, já que as meninas adoram imitar as atividades das mães em casa, como cozinhar, lavar roupas, passar e cuidar dos “bebês”.

Já a partir dos seis anos, as meninas também se encantam com as bonecas que retratam a vida dos adultos, capitaneada pela célebre boneca Barbie, que tinha como slogan “Tudo o Que Você Quer Ser”.

Barbie: A Boneca Mais Famosa do Mundo

Desde a sua invenção, em 1959, a boneca mais vendida do mundo já teve as mais diversas profissões: médica, veterinária, aeromoça, modelo, fotógrafa, vendedora, entre outras, além de contar com todo um universo de produtos desenvolvidos especialmente para ela, desde as roupas até móveis, casinha e automóvel. Além de retratar o mundo real dos adultos, as meninas também podem fantasiar com a boneca, já que ela também foi lançada em versões lúdicas, como a famosa Barbie Sereia, com longas madeixas e rabo de peixe, e a Barbie Princesa, com direito a príncipe e castelo.

Por mexer com esses dois universos e por procurar se repaginar sempre, para acompanhar as mudanças de comportamento das meninas ao longo das décadas, a boneca de 25 centímetros de cintura fina, pernas longas e nariz arrebitado marcou a infância de milhões de meninas, sendo muitas mulheres hoje em dia, e passam a tradição de brincar com a Barbie para suas filhas.

Barbie

Barbie

Para deixar a brincadeira de suas filhas com bonecas ainda mais divertidas, que tal contar com uma casinha feita especialmente para elas? Tanto para as pequenas que brincam com as bonecas bebê, como as com idade acima de seis anos que preferem brincar com as Barbies e similares, não há nada que as encante mais do que contar com um lar de verdade para seus brinquedos favoritos.

Isso acontece porque as meninas possuem uma ligação tão grande com suas bonecas, que as tratam como verdadeiras “filhas”, no caso das bonecas bebê ou como grandes amigas, no caso das Barbies. Dessa forma, elas procuram sempre cuidar delas, mantendo-as limpas, trocando de roupas, e mantendo os cabelos bem penteados. Então, nada mais natural de que desejassem uma casinha feita especialmente para elas.

Se comprar uma casinha de bonecas é financeiramente inviável, ainda mais se for a legítima casa da Barbie, que custa centenas de reais, cujo preço aumentou consideravelmente nos últimos anos, já que a fabricação do brinquedo e seus acessórios deixaram de ser feita pela nacional Estrela para a indústria norte-americana Mattel, dona da marca Barbie, que tal você mesmo fazer uma bela mansão para as amiguinhas de “faz de conta” de sua filha?

Casinha de Bonecas Pequenas

Para fazer uma casa de bonecas pequena, para abrigar as bonecas Barbies e similares de sua filha, segue um passo a passo para construir uma casinha de boneca simples de madeira:

Materiais:                      

  • Martelo
  • Pedaços de madeira
  • Escadinha de madeira
  • Cola
  • Pregos
  • Luzes pequenininhas (opcional)
  • Canivete ou serrote (para madeiras finas)
  • Pedaços de papéis e/ou tecidos coloridos para fazer o papel de parede
Casinha de Boneca

Casinha de Boneca

Como Fazer:

  • Primeiro, corte dois pedaços de madeira com tamanhos idênticos, que irão servir de laterais para a casinha;
  • Você deve medir a largura desejada para a casinha, cortando dois pedaços da madeira no mesmo tamanho para que um seja a parte de cima e o outro a parte inferior da casinha;
  • Com os pregos, prenda a base e o topo da casinha nas tábuas laterais, para que fique com o formato de uma caixa, tendo uma abertura atrás e outra na frente;
  • Em seguida, você deve medir o espaço da trás que ficou vazio, e utilizar as medidas para cortar um pedaço de madeira no tamanho exato para que seja pregado nessa região, para obter uma caixa aberta apenas na frente;
  • Na sequência, você deve cortar outro pedaço de madeira para elaborar algo semelhante a uma prateleira, devendo pregá-lo no meio da casinha. Vale lembrar de que você deve fazer um furo na prateleira, para inserir uma escadinha para que a menina possa levar as bonecas de uma andar para outro;
  • Utilize pedaços de papéis coloridos ou tecidos para aplicá-los com papéis de parede na casinha de bonecas. Vale lembrar de que também é possível utilizar pedacinhos de azulejos para compor o piso da casinha;

Também é possível equipar a casinha com luzes, fazendo furos na parte posterior da caixa e dispondo algumas luzes pequenas (pode ser até mesmo os pisca-piscas de Natal, que têm um preço bem acessível);

Com a casinha pronta, chega o momento de mobiliá-la. Procure usar a criatividade e construir os sofás e cadeiras com pedaços de madeira e pintá-los. Chame a sua filha para ajudar nessa tarefa.

Casa de Bonecas Grande

Já para as meninas que querem brincar de casinha, nada melhor do que contar com uma casinha com o tamanho delas. Se você possui um espaço amplo, pode dispor no quintal uma casinha feita em madeira para que elas possam brincar dentro dela.

Em geral, existem muitas madeireiras que oferecem o projeto e as tábuas de madeira específicas para fazer a casinha infantil.

Materiais:

  • Compensado do tipo marítimo, para o piso
  • Seis metros de pinus para o forro
  • Dez telhas
  • Quatro vigas de pinus
  • 20 ripas para montar a estrutura da casinha
  • 14 dobradiças
  • Tinta à base de água ou tinta esmalte
  • Serra tico-tico
  • Martelo
  • Serra
  • Pregos à vontade

Como Fazer:

Imagem de Amostra do You Tube

Primeiro deve-se fazer a parte estrutural da casa, utilizando as ripas para erguê-la. É importante que a elaboração deva ser feita por uma pessoa com prática em marcenaria, para que a casinha fique segura para as brincadeiras das crianças. Em média, o preço médio dos materiais para a construção da casinha é de R$ 370,00.

Posts Relacionados

11 comentários

  1. minha irma tem doze anos e ama brincar de boneca

  2. Amei a casinha de boneca pequena em que a menina está do lado, mas honestamente não conseguiria fazer nada igual, então pergunto: onde poderia adquirir aquela casinha para minha sobrinha?

    • No centro da cidade do Rio de Janeiro, rua da Alfândega e rua Senhor dos Passos. Lá vendo casinhas de madeiras, quero compra pra minha afilhada. Mas não sei se é desse tamanho.

    • Enilva Cerqueira Ramos SEBA

      quero comprar uma casinha com a menina de lado , a casinha e os móveis e quero saber quanto eu pago por ela completa. aguardo resposta

  3. Vocês num vendem prontas??

  4. vcs não vendem a casinha de bonecas?

  5. Adoramos a última casinha que tem a menina ao lado. Vc não vende pronta, onde posso encontrá-la ? Minha filha está apaixonada por ela…

    Aguardo resposta urgente , quero comprá-la !

    Abraços,

    Suely Barsotti

  6. eu dorei vou pedir pro meu irmão

  7. boa tarde

    gostaria de saber onde comprar uma casa dessas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>