Como Fazer Bolsas de Caixas de Leite

Esse tipo de artesanato é muito usado e mais procurado a cada dia, devido a sua sustentabilidade. É uma forma de reciclar as caixinhas de leite, reutilizá-las e ainda exercitar a sua criatividade de diversas formas, e se você procurar um pouco, encontrará quanta gente criativa tem por aí.

Felizmente, existem muitas pessoas preocupadas com o meio ambiente e que estão usando o seu tempo para criar coisas bacanas e ecologicamente corretas. Comece a juntas as suas caixinhas pra ver se sai alguma reciclagem, deixe a imaginação levar você para ver as ideias que você criar peças lindas.

Como Fazer uma Bolsa do Tipo Carteira?

Bom as bolsas do tipo carteira são ótimas para carregar para uma balada, são pequenas e leves, podem ser levadas na mão e podem ser do tipo mais clássica ou descolada.

Os Materiais que você vai Usar são:

Os Materiais que você vai Usar são:

  • 1 caixa de leite vazia e limpa
  • 1 pedaço de manta acrílica (de 25 x 35 cm)
  • 2 pedaços de tecido estampado (de 25 x 35 cm cada)
  • 1 metro de viés preto
  • Botão grande
  • 30 cm de elástico redondo e preto
  • Cola instantâneo
  • Cola para tecido
  • Cola branca
  • Tesoura
  • Linha branca
  • Agulha grossa

1 – Abra a caixa de leite e limpe-a bem. Passe cola branca no lado colorido da caixa e grude a manta acrílica. Espere secar por cerca de 20 minutos.

2 – Com a cola de tecido, grude um pedaço do pano estampado por cima da manta acrílica e outro do lado prateado. Corte as sobras, deixando o pano e a manta bem rentes à caixa de leite.

3 – Dobre tudo no sentido do maior lado do retângulo, sem marcar muito. Arredonde as pontas de apenas um dos lados. Abra o retângulo novamente.

4 – Agora dobre a peça no sentido do lado menor. Forme a bolsa, deixando duas partes do mesmo tamanho e a ponta arredondada por cima. Costure as laterais das partes de tamanho igual. É aqui que seus pertences serão guardados, por isso deixe bem preso.

5 – No centro da parte arredondada, faça um furo com a tesoura. Use a cola de tecido para arrematar as bordas com o viés preto. Passe as duas pontas do elástico dentro do furo. Faça um nó grosso do lado de dentro. Para aderir melhor, use cola instantânea.

6 – Do outro lado, costure um botão grande em cima do furo do elástico. Se quiser, fixe-o melhor com cola.

Dicas 

Imagem de Amostra do You Tube

Experimente fazer essa carteira com tecidos variados. Você também pode usar o patchwork, você pode fazer flores de fuxico e decorar. A bolsa-carteira é sinônimo de elegância. Você deve sim, usá-la em festas. Só vale lembrar: prefira tecidos nobres ou brilhantes caso a ocasião seja mais formal.

Prenda uma alça (de corrente de metal ou de tecido) para fazer um modelo diferente. É possível mudar o tamanho da bolsa. Junte mais de uma caixa de leite para produzir uma maior. Ela também pode ser usada como carteira normal, claro. Além dela ficar linda, você ainda ajuda o meio ambiente.

Como Fazer Bolsas Infantis

Fazer artesanato é infinito, pois surge muitas novidades a todo o momento, e você modifica aqui e ali, vai acontecendo e transformando coisas que não seriam mais usadas em algo útil para o dia a dia. O Ecoartesanato está deixando cada vez mais pessoas fascinadas e procurando novidades a cada dia para fazer.

As bolsinhas com caixa de leite sempre intrigaram, sempre existe uma pergunta, a de como é possível fazê-las enrijecidas? Já que a caixa é mole. Pesquisando em vários lugares, em vários sites e blogs de artesanato, muitas pessoas respondem com entonação de segredo, “ela fica dura quando terminar”. Depois de alguns testes, elas realmente ficam enrijecidas e podem ser feitas mais facilmente.

Passo-a-Passo

1 – A caixa deve estar limpa e seca. Corte uma lateral da caixa. Reserve.  Abra outra caixa, retire a parte de cima e de baixo da caixinha. Use uma sacola de papel que servirá como reforço da caixa e sua alça, para a bolsa.

2 – Retire a alça da sacola e dobre as laterais para o meio.  Cole as alças nas laterais da caixa.  Cole a outra parte da caixa e a sobra, dobre para fora, cobrindo e fixando as alças.  As partes de cima e de baixo cortados anteriormente, abra-as e cole na lateral da caixa.  A sacola vai servir para encapar e encorpar a caixa, tornando-a mais rígida. Cole-a, dobrando previamente, para não errar na colagem e retirar imperfeições.

3 – Após a colagem, encape com o tecido, no mesmo processo da sacola. Depois faça o acabamento. Você pode usar lã brilhante e felpuda, colando nas bordas e dando voltas.  Você pode usar várias opções e ter várias idéias para dar acabamento em tons de lã ou outros acessórios. É fácil e divertido. Claro que dá pra bolar outras formas de tecido e decoração, fica a seu critério, com os materiais disponíveis que tiver.

4 – O que vale, realmente é que: caixas, tecidos e sacolas que iriam para o lixo, se transformaram em algo que vai deixar as menininhas super felizes. Imagine fazer essas bolsinhas e enchê-las de balas para ser entregues como lembrancinhas Ecologicamente correta.

Outros Artesanatos com Caixas de Leite

Outros Artesanatos com Caixas de Leite

Outros Artesanatos com Caixas de Leite

Porta Trecos

Existem muitas outras coisas que podem ser feitas reaproveitando as caixinhas de leite, uma delas é o porta trecos personalizados para sua casa ou escritório, que é muito útil para organizar alguns objetos que sempre temos espalhados. Aproveite essa ideia simples e fácil de fazer para fazer uma linda caixa, sacolinhas para presente entre muitas outras coisas com a mesma técnica.

Materiais:

  • caixinha de leite,
  • tecido,
  • tinta PVA branca,
  • fita de cetim,sianinha,
  • cola branca,
  • flor de fuxico e
  • cola quente.

Com Se Faz?

Imagem de Amostra do You Tube

Separe três caixinhas de leite, corte ao meio e lave-as. Em seguida passe uma demão de tinta PVA branca nas caixinhas. Forre as caixinhas com tecido de algodão (ou o tecido que tiver e for de sua preferência) passe bastante cola branca para forrar e deixe secar de um dia para outro. Cole-as uma na outra utilizando cola quente.

Para acabamento utilize fita de cetim ou sianinha para colocar em volta da caixinha e pregue uma flor de fuxico com cola quente. E está pronta sua caixinha organizadora para guardar pincéis, tesoura, lápis e outras coisinhas.

Posts Relacionados

16 comentários

  1. Adorei as bolsas feitas de caixas de leite. Gostaria de poder fazer um curso. como fazer

  2. eu amei essas lindas balsas feita com caixinha de leite
    gostaria de poder fazer um curso. como fazer.

  3. adore as novidades que estão esposta na internet e gosto muito de artesenato e trabalho bastante e gostaria de receber uma postila grates pelo meu immail.

  4. estou completamente emprecionada…adorei……….

  5. Eu adorei as frases elas são super fofas e mexem com o coração da gente…Eu não sei se mexe com o coração dos outros só sei que mexeu muito com o meu…

  6. Parabens pela ideia,eu stava precisando saber como fazer essas carteiras,pois stou sem renda e preciso fazer algo e tenho certeza que isso vai me ajudar.So queria o passo a passo do porta treco grande.

  7. nossa ammei e recomendo pra que quer ganha dinheiro

  8. gostei muito e muito criativo e os materiais faceis de encontrar parabens pela criatividade

  9. Eu gostaria muito de apender a fazer pr aumenta minha renda.
    E onde conpar os materias.

  10. Qual tipo de tecido fica melhor para colagem, fora o chitão….gostaria de algo simples, porém não tão básico….qual sua sugestão?

    Obrigada

  11. amei muito obrigado sempre cabrichando amo fazer artesanato e meu desejo e esta ficou lindo

  12. Tania Dantas Bezerra

    Adorei estas bolsas, parabens, irei confeccionar com certeza.

  13. Parabéns pelo trabalho! Além do lucro saber que pode contribuir com a natureza é realmente satisfatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>