Como Revestir Chinelo com Tecido

Há inúmeros tipos de artesanato, e você deve conhecer muitos deles, que fazem uso das técnicas mais simples até as mais rebuscadas e que requerem uma maior experiência. Além de tudo, o artesanato possui a capacidade de dar nova vida a tudo o que é usado, revisitando peças já velhas, antigas ou até mesmo as novas que precisam de uma melhorada no visual.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=62-ofNOi4Kw[/youtube]

O artesanato tem quase que um toque de “Midas”, transformando peças simples e sem-graça em verdadeiras obras de arte, sendo amplamente usado na reciclagem de materiais, contribuindo assim para um meio ambiente mais saudável.

Hoje vamos dar umas dicas de artesanato bem legais, para que você possa dar vida nova a seus chinelos ou sandálias de dedo, como são chamados em algumas partes do Brasil. Para fazer isso você irá usar tecidos para revesti-los, deixando-os mais elegantes e charmosos, especialmente para mulheres. E o resultado é tão surpreendente que certamente você verá nisso uma nova fonte de renda.

Modelo I

Materiais a Serem Usados

  • Um par de chinelos de borracha
  • Aproximadamente 15 cm por 0,5 m de tecido com estampa a escolher, no modelo usamos aquele que traz estampa de matrioska
  • 01 Verniz próprio para chinelo, da Glitter
  • 01 tubo de Cola para chinelo, da Glitter
  • 01 Pincel chato, preferencialmente da Condor com numeração de 456/ 16
  • 01 Caneta para ser usada como marcador
  • 01 tesoura grande de boa qualidade

Passo a passo

a) A primeira coisa a se fazer é remover as talas do chinelo. Usando a caneta para marcar, risque no avesso do tecido de acordo com o contorno completo do chinelo.

b)Usando o pincel chato, ponha uma generosa camada de cola no mesmo. Ponha o tecido sobre o mesmo e grude bem, firmando com a mão, tomando cuidado para não enrugar. Alise bem para remover qualquer tipo de bolha que possa se formar. Espere secar totalmente, o que pode demorar algo em torno de duas horas.

c) Usando o mesmo pincel totalmente limpo da cola, passe o verniz em cima do tecido já colado. Espere até 72 horas até que a secagem se dê completamente. Agora, usando a ponta da tesoura, faça um furinho no tecido para que possa voltar a colocar as talas do chinelo e pronto, ele já pode ser usado novamente.

Modelo II

Materiais a serem usados

  • 01 par de chinelos de dedo
  • 01 vidro de Termolina
  • Pedaços de tecido em algodão que tenham o tamanho dos chinelos a serem revestidos
  • 01 tubo de cola epóxi 10 min, para que o procedimento se dê o mais rápido possível
  • 01 tubo de cola instantânea
  • Aproximadamente 05 m de viés preto fino, (24 mm)
  • 01 círculo com tamanho de 04 cm do mesmo tecido de algodão usado para forrar o chinelo
  • 01 tesoura grande de boa qualidade
  • 01 botão próprio para ser forrado
  • 01 retângulo em tecido de algodão com tamanho de 32 x 05 cm
  • Linhas pretas e brancas
  • 01 Agulha de costura

Passo a passo

Ponha os chinelos em cima do tecido com tamanho maior, para encontrar o tamanho exato a ser usado.

Cubra a mesa que será usada durante o trabalho usando papelão ou jornal.

Agora, com um pincel chato passe a termolina no lado direito do tecido e espere secar por mais ou menos uma hora.

Depois disso, retire as tiras do chinelo, contorne o tecido de acordo com o tamanho do chinelo, usando a caneta e na área que for demarcada recorte.

Agora, pegue a cola epóxi e passe em toda a base do chinelo. Cole o lado avesso do tecido que for recortado diretamente no chinelo, de forma que o direito fique para cima.

Usando neste momento a cola de contato, fixe a ponta da fita viés numa das tiras da sandália. Se precisar, tenha o auxilio da tesoura.

Passe a fita em toda a área da tira. No local onde a mesma sofre uma bifurcação, continue a enrolar, fazendo com que a mesma passe para o outro lado. Quando acabar, dê um pingo de cola na ponta, para fixar bem.

Agora que o chinelo já está completamente seco, usando a tesoura fure o tecido nos lugares que as tiras devem ser encaixadas. Assim, ponha-as de novo no chinelo.

O tecido retangular que sobrou, desdobre-o e dobre-o na horizontal, formando um vinco. No lado menor, faça uma dobra ao meio deixando para fora o lado avesso. Com a linha branca e a agulha costure os lados de tamanho menor.

Dobre de novo o tecido diretamente no vinco que se formou anteriormente, deixando assim para fora o lado direito.

Com a linha branca novamente e agulha, deixe franzido o lado maior de maneira uniforme. Puxe com firmeza o fio e faça o arremate

Usando o circulo de tecido que já fora separado anteriormente, forre o botão, tomando cuidado para não ficar feio ou enrugado demais.

Ainda com a linha branca e agulha, deixe o tecido do botão franzido também

Execute o mesmo procedimento, ou seja, puxe a linha de depois arremate como de costume.

Esse botão deve ser costurado diretamente no meio da flor que foi feita com o fuxico.

Agora, usando a linha preta e agulha, costure as duas partes que formaram a flor diretamente na fita que foi presa anteriormente ao chinelo.

Esse procedimento que foi feito é o mesmo que deve ser seguido nos dois pés do chinelo, sem que haja algum tipo de diferenciação.

Como foi possível observar, o procedimento é bastante simples e prático de ser efetuado, de forma que pode ser feito sem erro ou medo. A partir dele podem ser criados inúmeros outros modelos, tanto para adultos como para crianças, servindo ainda como lembrança de casamento, festas de formatura ou aniversário.

O custo de um par de chinelos básico não ultrapassa os 18 reais e a customização também não sai cara, visto que se serve apenas de cola e tecido.

Para acessar o passo a passo do artesanato através de fotografias é só clicar no link abaixo: http://mdemulher.abril.com.br/moda/viva-mais/artesanato-aprenda-a-forrar-o-chinelo-de-dedo-e-crie-uma-sandalia-fofa#1

Aproveite os dois modelos e comece hoje mesmo a revestir os chinelos da família toda, deixando tudo mais personalizado e bonito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Customização

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *