O artesanato se tornou símbolo de criatividade, de troca de experiência com os mais velhos, de hobbie e de sustento familiar.
O artesanato vem junto com ser humano desde sempre, todos as ferramentas e utensílios usados durante grande parte da existência humana veio de um processo de artesanato, adaptado às necessidades que existiam na época, sendo adaptado a cada nova técnica descoberta e implementada no dia a dia.
É muito difícil dizer que muito do artesanato foi deixado de lado depois da revolução industrial. Antigamente os homens da família tinham que saber produzir suas ferramentas e as mulheres tecer, tudo feito a mão, tudo com muita dificuldade e levava um tempo para conseguir realizar grandes produções. Com o passar do tempo algumas técnicas foram evoluindo, os teares por exemplo facilitavam muito o processo da fabricação de roupas. Ferramentas foram criadas para deixar os processos mais rápidos e de maior qualidade.
Quando começa a prevalecer o comércio, as pessoas vão vendo no que são melhores e se especializam em determinada atividade que antes todos faziam. Não tinha dinheiro naquele período e por isso era feito trocas de produtos. Depois com o surgimento do dinheiro, os produtos mais elaborados, que demoravam mais tempo e mais matéria-prima foram se tornando mais caras.
Por isso, por muito tempo os objetos mais sofisticados eram feitos somente para aqueles da alta sociedade. Sendo dificilmente encontrada objetos de decoração feito pelos artesãos em casas mais simples.
Muito foi sendo aprimorado e quando veio grande “boom” das máquinas, muitos artesãos perderam seus trabalhos. Os produtos além de se tornarem mais rápidos para serem produzidos eram bem mais baratos, se tornando popular para todos.
Com o tempo mudando o artesanato se modificou juntamente, sendo agora considerado um símbolo de criatividade, pois precisa ser diferente do que já é produzido nas indústrias. Se tornou uma troca de experiência por sempre pegar ideias com gerações passadas que utilizavam cada vez mais as mãos.
Para muitos se tornou um Hobbie, que ajuda a tirar o estresse e consegue estimular a coordenação motora e própria criatividade.Além de ser um ótimo jeito de passar o tempo, conversando e pensando em outras coisas de maneira mais relaxada.
É muito comum vermos o artesanato em feiras e nas praias, onde percebemos que fica evidente o amor das pessoas que o realizam, elas fazem com carinho e dedicação. Por isso ao comprar produtos de alguém que os faça com a própria mão, saiba que ela gosta do faz e vai fazer bem feito.
Esse é outro ponto do artesanato que se tornou importante, os produtos são únicos e personalizados para você do jeito que você achar melhor. Diferente dos produtos comprados em loja com várias unidades do mesmo, sem mudar nenhum detalhe. Comprando assim um produto igual, sem nenhum detalhe seu.
Hoje muito do artesanato envolve a customização, que pode ser feita por alguém que viva disso e tenha mais habilidades ou então pela própria pessoa. Está muito fácil conseguir informação para aprender a fazer novos produtos e ter novas ideias.
A customização pode ser feita em tudo quanto é produto, seja em móveis, em detalhes de decoração,roupas e etc. Os móveis podem ser pintados, decorados e bem mudados, na decoração, espelhos podem ser emoldurados, alguns objetos antigos podem ser utilizados.
Já as roupas que com certeza é o mais conhecido atualmente, pode ser feito de todas as formas possíveis. Pode ser feito apenas cortes, podem ter também tintura, ou até detalhes. Os detalhes podem variar do gosto da pessoa, se quer algo mais básico ou então mais chamativos.
O interessante é o preço, que normalmente fica muito barato. A lantejoula por exemplo é um tipo de detalhe que é simples de aplicar e fica bem barato. Para pregá-las precisa de um técnica, porém não é nada difícil.
Lantejoula
São muito usadas nas customizações, principalmente de fantasias, de circo ou de apresentações de balé. É usado também por crianças para trabalhos nas escolas. Por isso aprender a costurar uma lantejoula pode ser útil algum dia.
Para isso é necessário uma agulha e uma linha normal, da cor que desejar, porém bem resistente. A agulha com a linha deve passar por debaixo do local que você quer no tecido. Tente combinar a linha com a lantejoula e não com o tecido, pois ela se destaca. A lantejoula deve ser colocada em cima do tecido no lugar desejado e com o furinho onde irá passar, assim ao subir a agulha ela já pegará a lantejoula.
Depois passe a linha por cima da lantejoula prendendo ela sobre o tecido e volte a agulha para baixo do tecido, furando bem rente a lantejoula. Não esqueça de amarrar as pontas das linhas. Faça isso com todas as lantejoulas desejadas. Lembrando que o desejo que ficará as lantejoulas deve estar bem fixado na mente, ou então desenhado de lápis (se possível) sobre a roupa.
Se possível passar a linha mais de uma vez em cada lantejoula, para ficar mais segura. E não tenha medo de abusar nas customização.