O Jeans Rasgado
Calças rasgadas, detonadas, destruídas. Fiapos de jeans, calça ralada e tudo isso não passa de… moda! É, essa tendência surgiu nos anos 90, juntamente com a ascensão do movimento grunge e a cada dia mais só vem aumentando o número de seguidores e de admiradores. Muitas pessoas pensam que essa moda não é bonita, que mais parece um mendigo e que quem compra uma calça toda esfarrapada é louca. Mas se a tendência do jeans rasgado só vem crescendo, como não aderir a ela?
Faça Você Mesmo
Outra tendência que só vem crescendo é a tendência do Do It Yourself (Faça Você Mesmo, bem ao pé da letra). A tendência consiste em você fazer os produtos que você vai usar. Essa tendência abrange o ideal da customização, onde você pega um produto e o transforma em outro com a mesma função, mudando apenas o visual dele, ou mudando a função desse produto inicial.
Pagar Caro pra que?
Com a questão da customização super em alta, uma coisa que nós podemos fazer é customizar o nosso próprio jeans. Opa, peraí, é possível? Sim, claro que é possível e é mais do que aceitável. Venhamos e convenhamos, o jeans detonado, nas lojas, é muito caro. Com você mesma fazendo a detonação do seu jeans, vai ficar algo mais pessoal, já que você vai colocar o seu estilo na customização, além de você economizar uma boa grana.
O Processo de Detonação do Jeans
Quando uma marca desenha um jeans mais descolado e resolve produzi-lo, existe todo um processo de fabricação desse jeans. Ao comprar o tecido jeans, ele vem nu e cru, em sua cor original (um quase branco), e lisinho. Se a marca quiser um jeans mais escuro, tem que mandar tingir. Se quiser um jeans mais claro do que o original, mandar alvejar.
A detonação em si é escolhida (puído, lixado, detonado e muitos outros tipos) e vai para a empresa específica de fazer esse beneficiamento. Cada processo desse (a costura, o tingimento ou o alvejamento, o beneficiamento) tem um valor. Quanto mais efeitos tiver o jeans, mais caro ele é pois por mais processos ele passou.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oE04WIkkSsk[/youtube]
Vários Beneficiamentos
Existem vários beneficiamentos que podem ser feitos em um jeans, seja uma calça, uma saia, um short ou até mesmo uma jaqueta. Esses beneficiamentos se dividem em níveis e em tipos que classificam a detonação do jeans. Existem jeans lixados, puídos, detonados… Aqui iremos tratar da customização do jeans destroyed.
Você mesma Fazendo a Detonação
Mas você já pensou se você mesmo pudesse fazer a detonação do seu jeans? Muitas pessoas pensam ser muito difícil fazer todos aqueles rasgos e aqueles efeitos, mas se você quer saber a verdade, não é tão complicado assim. Requer um certo cuidado para que fique bem feito mas não é impossível. Vamos aprender?
Combinando o Jeans
O jeans destroyed é aquele bem rasgado, bem detonado, que você vê muitos fiapos mesmo. Se você pensa que por ser muito rasgada ela não combina com nada, sinto em informar mas você está enganado. O jeans destroyed dá um leque de opções justamente por ser altamente moderno. Você pode combinar essa peça com camisetas t-shirts ou até mesmo com uma blusa social de seda. Batinhas também combinam com esse jeans. Blusinhas de seda ou de cetim sobrepostas por uma jaqueta formam um look que dá até para você ir trabalhar. Nos pés, você pode combiná-lo com tênis, sapatilhas e até mesmo com saltos altos.
Essa detonação também se dá muito bem com os shorts. Faz um sucesso danado no verão e com fashionistas. Se quiser usá-lo durante o inverno, não se esqueça de usar a meia calça mais grossa. A combinação das blusas e dos calçados continua a mesma. Caso seu trabalho seja um pouco mais informal e mais liberal, você pode ir trabalhar de short jeans detonado com uma blusa de cetim sobreposta de um blazer. Fica lindo, não é?
Agora que você já sabe até com o que combinar o seu jeans destroyed, vamos aprender a customizar o seu jeans.
Customizando
-
Calça, Tesoura e Garfo
Uma maneira bem simples de você fazer o seu jeans destroyed requer pouquíssimos materiais. Você vai precisar de uma tesoura, de um garfo e de uma calça jeans. Essa calça pode ser uma calça sua, antiga, que você não goste muito, ou uma calça nova porém inteiramente lisa.
Você pode fazer esse primeiro passo vestindo a calça ou com a calça na frente. O legal de fazer com a calça no corpo é que você já vê onde o rasgado vai ficar, mas você deve tomar cuidado para não se cortar. Caso prefira, pode pedir a ajuda de um lápis para demarcar aonde vai cortar. Corte, com a ajuda da tesoura, uma linha horizontal na calça. O tamanho do corte você quem decide.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=sd2g8bzk-pQ[/youtube]
Para a calça ficar bem destroyed, nós recomendamos que você faça esses pequenos cortes do começo da coxa até a barra da calça. Faça isso nas duas pernas.
Agora, com a ajuda dos dentes do garfo, passe ele bem em cima do corte feito anteriormente. Os dentes do garfo vão cortar os fios e enfraquecer outros, dando o efeito de detonação. Passe o garfo em todos os cortes feitos. Se você achar que não ficou muito detonado, não se preocupe. Quando você colocar o seu novo jeans para lavar, a máquina vai detonar mais um pouquinho, puxando fios soltos e deixando a calça com um ar bem detonado.
-
Calça, Tesoura e Lâmina de Barbear
Você pode fazer a calça destroyed com outros materiais, como com uma lâmina de barbear, por exemplo. Repita o passo de cortar em linhas horizontais feito no exemplo dado acima. A lâmina de barbear (que deve ser nova) vai substituir o garfo. Para fazer rasgos grandes, passe a lâmina no sentido horizontal. Não precisa fazer força na lâmina. Para fazer rasgos mais profundos, corte duas linhas próximas e passe a lâmina entre essas linhas.
Você pode fazer outros detalhes ainda como, com a ajuda de uma lixa fazer detalhes de uma jeans comido ou pegar os fiapinhos brancos que ficam ao você passar o garfo ou a lâmina e enrolá-los, isso formará aquela franjinha típica de jeans detonado.
Agora que você já sabe como fazer em casa o seu jeans, faça nas suas saias, shorts, calças e arrase com essa tendência nas ruas.