Filetador de Garrafa Pet

A garrafa PET está presente em praticamente tudo na vida das pessoas. Isso porque, o uso da garrafa é bastante prática, podendo ser utilizado para praticamente qualquer coisa. Um dos usos mais conhecidos pelas pessoas é justamente para abrigar o refrigerante, líquido esse que é a alegria das crianças e jovens e é um terror para os dentistas. No mercado, é possível encontrar as garrafas pet de refrigerante de várias formas e tamanhos.

Tamanha praticidade esconde um problema que já é endêmico no planeta: o lixo desenfreado que é descartado sem nenhum pudor pelas pessoas. A garrafa pet, por conta de sua praticidade e baixo preço, é uma das campeãs em produtos que mais promovem a poluição. Ela está presente nos rios, afluentes, no meio de florestas, matas, enfim. Além de demorar para se decompor no meio ambiente, ela pode acabar sendo um problema para as espécies animais, que podem confundir a garrafa com algum alimento. Milhares de animais morrem, todos os anos, por ingerirem componentes da garrafa PET. Além desses problemas ambientais, alguns dos reagentes utilizados na confecção da garrafa PET podem provocar câncer nos seres humanos, mostrando, mais uma vez, que a garrafa PET, apesar do preço, tem mais malefício do que benefício.

Uma das iniciativas encontradas para diminuir a poluição com essas garrafas, foi o desenvolvimento da ideia de reciclagem, que é a reutilização ou o processamento da matéria que já não tem mais serventia, evitando que o material seja descartado e possa chegar até o meio ambiente de maneira imprópria. Para a sorte da indústria, o PET pode ser reciclado infinitas vezes, podendo ser empregado em vários outros materiais.

Outra saída, como a reutilização, busca empregar o material para ser transformado em outra coisa, de forma manual, como um artesanato. E, assim como a reciclagem, a garrafa PET também tem milhares de formas de ser reaproveitada. O filetador de garrafa pet é um belo exemplo disso. E, no nosso artigo de hoje, iremos ensinar você a fazer um filetador desse para você utilizar no dia a dia. Além disso, irá saber alguns dados relacionados à garrafa PET e o seu uso no cotidiano. Vamos lá?

A Garrafa PET

Também chamado pelo nome oficial de Politereftalato de etileno, o PET é um polímero, da família dos termoplásticos, e foi desenvolvido no ano de 1941 pelas mãos de dois químicos britânicos, que são Dickson e Whinfield. Além das embalagens para as bebidas, que é a garrafa, o PET também é utilizado nas fábricas têxteis, como fios de tecelagem.  No entanto, o uso dela como componente de embalagens de refrigerante só veio nos anos 1970, depois de incansáveis inspeções de segurança para a saúde. Logo, na década de 1980, os EUA, em conjunto com o Canadá, começaram a recolher as garrafas PET que já tinha sido usada para mandar para usinas de reciclagem, com o intuito de reaproveita-las em algum outro segmento. Nessa época, também, vários melhoramentos foram desenvolvidos, e o PET passou a ser utilizado em tecidos e outros materiais.

Somente na década de 1990 que o governo dos EUA permitiu que as embalagens de alimentos pudessem conter o PET em sua composição. E, de lá para cá, a produção desse item mais que quadruplicou, e, pode-se imaginar que o índice de poluição acompanhou a produção. Toneladas e mais toneladas de garrafas PET e derivados são retirados dos oceanos anualmente, e já foi constatado que a presença desse material nas águas trouxe um verdadeiro desequilíbrio ecológico, afetando milhares de espécies de peixes e plantas aquáticas.

Como forma de estimular a reciclagem, geralmente, paga-se um preço a cada quilo de garrafa pet entregue em uma cooperativa. As vantagens da reciclagem do PET são muitas, como a diminuição no uso de energia para confeccionar outra garrafa pet, por exemplo. Além da economia energética, outros tipos de economia também pegam carona na reciclagem, como o petróleo, já que, como o plástico PET é derivado do líquido escuro, a reciclagem promove a economia desse material. A geração de riqueza e empregos, além da movimentação do mercado são outras vantagens, que, combinadas com a diminuição do descarte desses tipos de materiais no meio ambiente se torna bastante rentável e sustentável o processo de reciclagem.

O Filetador de Garrafa PET

Outro uso para as garrafas pet é a decomposição dela em linhas, que podem ser utilizadas em artesanatos e outros itens.  Ele é composto de uma peça de madeira, com vários estiletes que promovem um corte mais fino ou mais grosso no pet, podendo prover, portanto, linhas mais finas ou mais grossas.

Para confeccionar o seu filetador de Garrafa Pet, vovê vai precisar de uma peça de madeira, que seja adequada para se transformar no filetador. Uma peça que seja um pouco larga e do tamanho do seu braço pode servir, ou do seguinte tamanho: 20×2 5×4,5 cm . Precisará, também, de um apontador, ruela, bucha e parafuso, além de uma vareta – que pode ser de bambu- e um pedaço de serra que seja de aço que será utilizada para cortar o ferro.

Ao reunir esses materiais, faça uma cavidade em uma das extremidades da peça de madeira. É aí que o estilete do apontador irá ficar. Para prendê-lo bem, utilize um parafuso que tenha a cabeça grande o suficiente para manter o estilete preso à peça de madeira. Depois, corte um pedaço de garrafa PET e a faça passar entre o estilete e a parte de madeira. Você irá perceber que, às vezes, os fios de PET sairão irregulares, por conta da falta de amolação do estilete.

Existem vários lugares, até mesmo na internet, que comercializam esse tipo de filetador, que é muito utilizado no artesanato em geral. Se você ficou em dúvida de como fazer um filetador, uma boa dica é procurar em sites como o Mercado Livre, no qual a venda desse equipamento é realizada a preços atrativos.

Lembre-se: Você estará manipulando objetos cortantes, e, portanto, todo o cuidado é pouco. Se não tiver certeza do que está fazendo, pare e procure a ajuda de alguém que saiba como proceder.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Garrafa Pet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muito muito sem nocoa besta cadew os projetos para eu copiar

    eu 6 de julho de 2012 14:53 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *