Como Fazer Vaso De Flor De Garrafa Pet

As embalagens de plástico, mais conhecidas como garrafas PET fazem parte da rotina de qualquer pessoa que viva em uma cidade urbanizada e, em decorrência dessa presença constante no dia a dia das pessoa, são o motivo por grande parte do volume dos resíduos encontrados nos lixões e nos aterros sanitários, por conseguinte como a contaminação do solo desses lixões. Ou seja, caso você não vá reutilizar um determinado material, é imprescindível separar o lixo reciclável do orgânico e encaminhar cada tipo de lixo para os locais adequados.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mop69dOcqK8[/youtube]

Embora haja possibilidades para que a maior parte do lixo reciclável seja de fato reciclado, sabe se que devido a fatores culturais, de políticas publicas e pela falta de preocupação de muitas industrias em não reaproveitar o que produzem, na verdade pouco se é reciclado em todo o mundo. Então mais um ponto a favor para os trabalhos de artesanato, pois além de melhorarem a renda familiar ao final do mês, colaboram também para não poluir o meio ambiente. Por menor que seja a sua atitude, já será um produto a menos poluindo a natureza. Confira logo abaixo como fazer um vaso decorativo e uma jardineira com garrafas PET:

Vaso Com Efeito De Cristal:

A proposta é fazer um vaso com garrafa de plástico mas com um acabamento final que se assemelha a um vaso de cristal. Ou seja, o vaso parece ser de cristal pela beleza e delicadeza das formas, porém tem as excelentes vantagens de não quebrar caso caia no chão, o único custo é o de tempo pois o material é reciclado e, quando você não quiser mais o vaso, ele continuará podendo ser reciclado.

Você Vai Precisar De:

  • Uma garrafa PET  higienizada e, de preferência, incolor.
  • Uma tesoura.

Como Montar o Vaso?

  • Após higienizar sem deixar nenhuma sujeirinha na garrafa e remover o rótulo da embalagem, você deve cortá-la na parte superior até a parte mais fina da garrafa, na parte onde são colados os rótulos.
  • Recorte a parte superior da garrafa fazendo cortes retos e largos por toda a circunferência da garrafa. Depois recorte as faixas ao meio e novamente cada uma delas ao meio novamente para que fiquem finas e cuidando para que fiquem todas retas. 
  • Cuidadosamente, faça pressão na base dessas tiras virando-as para o lado de fora, de modo que os recortes fiquem nivelados. Para certificar se de que as faixas ficarão alinhas, vire a garrafa de cabeça para baixo e pressione levemente contra uma superfície plana.
  • Para dar a aparência de cristal na garrafa, dobre uma faixa pelo lado de cima da próxima tira e, depois, pelo lado de baixo das outras duas faixas que estiverem na seqüência.
  • A próxima faixa deve ser dobrada também pelo lado de cima da tira seguinte, porém, passe essa nova tira pelo lado de cima de duas tiras seguintes e depois pelo lado de baixo da próxima tira que estiver na seqüência.
  • A terceira tira deve ser dobrada do mesmo modo que foi feito na primeira tira. Em seguida repita esse padrão intercalando as ordens de passada das tiras. E quando faltar apenas três tiras,  dobre cada uma delas sobre as outras, até que as tiras acabem e o acabamento do trançado termine.   
  • Está feito o seu vaso de garrafa PET. Entretanto esse vaso é muito leve, então para dar mais firmeza ao artesanato coloque pedras decorativas ou, se preferir, coloque cascalho no fundo da garrafa trabalhada. As pedras são mais indicadas por causarem um belo reflexo da luz que sai refletida das pedras para a garrafa. Vale lembrar ainda, que quanto mais bem feito é o seu artesanato, ou seja, quanto mais paciência você tiver ao fazer a sua garrafa, melhor ficará o trabalho final.

Jardineira Que Ocupa Pouco Espaço

Essa sugestão é uma jardineira feita com a garrafa PET reciclada. Para fazer essa dica não é preciso muita habilidade e nem mesmo muito tempo de dedicação. Além de produzir um artesanato e colaborar com a preservação do meio ambiente, você ainda poderá ter uma horta orgânica ocupando um pequeno espaço da casa, como uma parede ou uma varanda. Enfim, essa jardineira é ideal para que mora em um terreno com pouco espaço ou em apartamentos. Como sugestão de plantas, procure escolher verduras e legumes leves e com raízes pouco profundas com as alfaces, rúculas, agrião e pimentas de pequeno porte. Vale fazer uma pesquisa sobre outras plantas comestíveis com essas características. Confira como fazer logo abaixo.

Você Vai Precisar De:

  • Duas garrafas de plástico de dois litros;
  • Um estilete;
  • Uma tesoura de ponta fina;
  • Uma caneta para CD
  • Um grampeador,
  • Um pedaço de arame ou fio de nylon grosso.

Como Montar a Jardineira?

  • Comece removendo as bases superiores das garrafas, confira como foi feito na foto exemplificando esse passo, e em seguida encaixe uma garrafa na outra, com os lados recortados virados para o lado de dentro do encaixe. O objetivo desse passo é fazer uma jardineira comprida e bem encaixada. 
  • A caneta para cd deve ser usada para marcar o local do recorte da abertura da jardineira, que é a parte onde você colocará a terra e as plantinhas. Caso perceba que será mais fácil, recorte a abertura das garrafas separadamente, para então encaixá-las.
  • Agora, para ter certeza de que não haverá acidentes, você deverá fixar uma garrafa na outra usando o fio de nylon ou o grampeador.
  • As jardineiras podem ser fixadas em paredes com ganchos. Ou, caso prefira, você pode utilizar as bocas de cada garrafa para fazer os apoios da jardineira. Para dar melhor sustentação à jardineira, coloque pedrinhas no fundo do artesanato antes de colocar  a terra e as mudas ou sementes escolhidas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DhF_KNJXEJA[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Garrafa Pet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • maravilhoso, lindo – bem interessante

    telma 28 de setembro de 2014 20:52 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *