Querendo uma bolsa nova bem diferente daquelas que estão pelas vitrines das lojas? Que tal você mesma fazer o seu modelito? E o mais legal com o material descartável. Não acredita que é possível? Então, vamos lá, porque vamos mostrar o passo a passo para você fazer uma bolsa de garrafa pet linda e mais, com acabamento de crochê. Comece anotando o material que será necessário para esse trabalho artesanal.
Você Vai Precisar Para Fazer a Sua Bolsa, Os Seguintes Itens:
- 11 garrafas de plástico transparentes de 2 litros cada uma delas. Não use garrafas com ondulações, somente aquelas lisas servem.
- Caneta hidrográfica
- Uma agulha de crochê número 1,75. Se você nunca fez crochê ou fez poucas vezes não se preocupe, o vendedor saberá indicar a agulha correta, é só falar o número.
- Agulha sem ponta que servirá para fazer a costura.
- Linha para crochê na cor verde.
- Duas flores, que você pode fazer de crochê ou pode fazê-las de fuxico, fica ao seu critério.
- TNT verde
- Régua
- Isqueiro
- Tesoura
- Ferro de solda ou alguma outra coisa que você possa usar para fazer furos na marcação do TNT.
- Molde
Primeiro passo para fazer a sua bolsa de garrafa Pet:
Pegue cada uma das garrafas e primeiro retire a parte de cima, em seguida, recorte a parte de baixo. Ela ficará sem fundo e sem tampa. Depois você deverá cortar as laterais. Se você observar vai ver que existe uma linha lateral no plástico, então, siga essa linha para cortar a garrafa.
Segundo passo:
Depois de cortar, você terá um pedaço de plástico razoavelmente grande. Estique ele bem, provavelmente você irá precisar da ajuda de algum objeto segurando nas pontas e faça com o lápis o desenho de um quadrado. Faça o tamanho maior possível e repita a mesma medida em todas as garrafas. Depois recorte cada uma delas esse quadrado.
Terceiro passo:
Depois você precisará fazer o molde das peças separadas da bolsa em TNT. Recorte a parte da alça, dois lados e com um reforço retangular.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oYwkuTyQez0[/youtube]
Quarto Passo:
Feito o molde é hora de usar o ferro de solda ou a outra ferramenta que você escolheu. Use um ou outro para fazer furos em volta de todo acabamento da bolsa que você fez. Esses furos devem ter o tamanho ideal para fazer o crochê. Veja se a linha está passando dentro deles sem dificuldade. Faça isso também nos quadrados que serão a parte da bolsa.
Quinto Passo:
Agora é hora de fazer o crochê, que na verdade é um bico bem simples de fazer. Se você nunca trabalhou com esse tipo de artesanato, não precisa ficar preocupada, é simples de fazer essa parte e no final da explicação de como fazer uma bolsa de garrafa pet, vamos falar sobre o passo a passo do crochê. Para quem sabe fazer, mãos a obra.
Faça o bico com a linha verde em torno de todas as peças, internas e de acabamento.
Sexto passo:
Para o acabamento, isto é, no último buraco que for preenchido com o bico de crochê, termine fazendo 8 pontos (a seguir, você entender como), faça o arremate dando dois, use a tesoura para cortar a linha que sobrou, não muito próximo do último ponto e com o esqueiro, queime a ponta, para não desfazer os pontos.
Sétimo passo:
Usando o mesmo processo de crochê você agora já pode montar a sua bolsa e ficará mais fácil ligar uma parte a outra por causa do acabamento de crochê que foi feito anteriormente. Costure primeiro as partes internas e depois faça a parte de acabamento. Viu como é fácil e o resultado é ótimo.
Agora Vamos a Lição Básica De Crochê:
Lição número 1: a primeira parte de qualquer coisa que você queira fazer de crochê é iniciar fazendo uma corrente ou correntinha.
Como Fazer a Correntinha:
Faça um nó simples na ponta do fio da linha, não use uma linha nem muito fina e nem muito grossa na primeira vez. Depois é bem simples, enfie a agulha de crochê dentro daquele nó, você vai perceber que ela tem uma pontinha. Com aquela ponta você vai puxar uma parte do fio solto para dentro do nó que foi feito antes, faça esse processo quantas vezes forem necessárias. Só pare quando a correntinha estiver no tamanho que você quer trabalhar depois.
Aprenda a Fazer o Ponto Baixo, Que Será Necessário Para Fazer o Acabamento e As Costuras Da Bolsa:
Agora que você tem a correntinha, você vai começar do ponto que você parou, sem cortar a linha e vai completar fazendo o ponto baixo, que significa, enfiar a agulha dentro de cada “elo” da correntinha e fazer o mesmo movimento com a agulha daquele que foi feito para fazer o primeiro passo. O importante nesta etapa é não pular nenhuma correntinha e procurar fazer o movimento com a agulha sem dobrar o que está feito. É muito comum que na primeira volta você tenha a sensação de que está virando um círculo, se for assim, volte no ponto que começou a ficar torta e faça tudo de novo. Crochê exige paciência. Quando um ponto está errado é preciso desmanchar tudo até chegar nele.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Eae7uh5b1JI[/youtube]
Aprenda a Fazer o Ponto Baixíssimo:
Agora você irá colocar a agulha dentro de um “elo” da corrente que já tem a segunda parte, que é o ponto baixo, depois você fará o movimento padrão com a agulha, de retirar a linha para cima. Mas, dessa vez, quando ela estiver fora, você deverá passar outra parte de linha por cima da agulha. Feito esse movimento, o segundo passo, é puxar tudo para dentro da correntinha seguinte.
Não é difícil fazer crochê, exige acima de tudo paciência e atenção. Mas, você consegue encontrar na internet vários vídeos demonstrativos, que facilitam a entender os movimentos, que como você viram são bem poucos. Basicamente, o crochê é feito com somente 3 movimentos e é incrível quanta coisa dá para fazer com só essas poucas etapas.
Depois para fazer desenhos, a combinação desses pontos é que ajuda, mas aí, já se trata de um nível mais avançado!