A pintura é uma arte que pode ser aplicada a uma grande infinidade de itens, para decorar a casa ou para presentear alguém. Na internet e em revistas de pintura podemos encontrar diferentes moldes e riscos de desenhos diversos para aplicar em tecidos diferentes.
Entre os temas bastante procurados encontramos os moldes de palhaços que podem ser aplicados em fraldas infantis, fronhas, camisetas e outros tantos acessórios. Confira alguns desses moldes.
As crianças, em especial, adoram artes com palhaços. E uma forma de usar a criatividade das crianças a nosso favor é imprimindo desenhos para elas pintarem. Além de passarem o tempo fazendo algo divertido, elas ainda desenvolvem a coordenação motora, e aproveitam de vários outros benefícios.
Para incentivar a criança ainda mais, o ideal é imprimir moldes de desenhos que elas gostam, como de palhaços, por exemplo.
A pintura é uma arte muito benéfica, principalmente para crianças. Abaixo, nós vamos detalhar quais são os principais benefícios da pintura para os pequenos. Confira!
1 – Forma de se expressar: os desenhos ajudam as crianças a desenvolverem melhor a forma de se expressarem. É importante que os pais observem os desenhos feitos por seus filhos.
2 – Melhora a coordenação motora: o ato de desenhar e de colorir ajuda muito a desenvolver a capacidade motora das crianças, pois trabalha muito os dedos, da mão e do pulso. Além de também ajudar a manipular objetos pequenos.
3 – É bom para a criatividade: quando a criança escolhe as cores que quer usar, a forma de colorir e até elementos que deseja usar no seu desenho, ela melhora a sua criatividade. E coloca nos desenhos os seus traços pessoais.
4 – Ajuda nas tarefas escolares: quando as crianças recebem desenhos para colorir, elas aprendem a lidar com mais responsabilidade com as tarefas escolares, além de terem mais facilidade com os primeiros trabalhos da escolinha também.
5 – Melhora a caligrafia: ao manusear os lápis de colorir, a criança vai aprendendo a lidar com o instrumento e vai desenvolvendo os movimentos necessários com os dedinhos.
6 – Melhora a concentração e estimula a memória: esse tipo de atividade só traz benefícios para as crianças. Quando a criança está desenhando ou colorindo, ela mantém a sua atenção voltada para a atividade. Além do mais, também é uma excelente forma de estimular a memória, pois é preciso pensar nas cores, na disposição, e etc.
7 – É bom para desenvolver a autoconfiança das crianças: quando criança pinta um desenho, ela se sente mais segura. E isso também é bom para a sua autoestima.
8 – Reduz a ansiedade: em especial aquelas crianças que não conseguem se manter concentradas nas atividades. A pintura é muito boa também nesse aspecto, pois a mantém concentrada e diminui muito a ansiedade.
De uma maneira geral, a atividade de colorir é muito importante para as crianças, pois proporciona uma série de benefícios. E os desenhos que as crianças mais gostam são aqueles com muita cor, como desenhos de palhaços, por exemplo. Eles são muito divertidos de pintar.
Pintura Para Adultos
Se você é adulto e também gosta de pintar, saiba que para adultos também essa atividade também é super benéfica. Abaixo, nós falaremos um pouco mais sobre pintura e quais as principais técnicas usadas. Vale à pena conferir!
A Pintura
A arte da pintura consiste em utilizar um pigmento, ou vários, em uma superfície, de forma a cobri-la e proporcionando-lhe textura e tonalidade. A pintura pode ser desenvolvida em diferentes materiais diferentes, como papel, tecido, parede, tela, e etc.
Ao contrário do desenho, que usa materiais secos para a sua execução, a pintura usa pigmentos líquidos, na maior parte das vezes. Com exceção da tecnologia aplicada hoje em dia, por meio de processos digitais.
Os meios mais comuns de pintar é usando pincel. Porém, como esponjas, espátulas e aerógrafos, por exemplo.
Considerada como uma forma de manifestação artística, a arte da pintura já existe há muitos anos. Existem registros que datam da pré-história.
Técnicas de Pintura
Existem muitos tipos de pintura diferentes, pois ela pode ser aplicada à muitas formas diferentes. Pode ser digital ou manual. E pode ser usada em vários materiais também, como barro, areia, e muito mais.
Antes de se aventurar no mundo da pintura, é fundamental conhecer quais as principais técnicas usadas para desenvolver essa arte. É possível usar os elementos necessários, como as cores, os materiais, as texturas, a luz e tudo o mais, de muitas formas diferentes. Vejamos abaixo quais são os principais tipos de pintura:
1 – Pintura Aquarela: normalmente, essa pintura é feita no papel. Nesse tipo, especial, usa-se soluções à base de água para que se possa diluir a tinta. É daí que surge o nome de pintura aquarela”, ou seja, que precisa ser diluída em água.
Essa técnica de pintura é considerada difícil. É necessário a mistura de cores, pois a técnica usada permite alcançar vários resultados como, por exemplo, alterar a sombra das cores.
2 – Pintura a Óleo: quem usou essa técnica pela primeira vez foram os chineses e os indianos no séc. V. A partir do séc. XV, ela se tornou muito conhecida. Quem está começando a pintar pode sentir um pouco de dificuldade na pintura a óleo. Pode fazer uma certa bagunça.
Essa técnica se adequa bem à, praticamente, todos os estilos. Ela permite trabalhos com vários tipos diferentes de texturas. Ela usa um pouquinho de óleo de secagem como um aglutinante para pigmentos. Isso faz com que a tinta fique com uma textura de manteiga. Óleos de secagem que são mais usados como aglutinante são o óleo de linhaça, o óleo de noz, dentre outros.
3 – Pintura acrílica: uma ótima opção para quem quer uma pintura de secagem rápida. Apesar de ser uma pintura solúvel em água, após a secagem, ela passa a ser resistente à água. É um tipo muito usado pelos artistas para fazerem moldura, esculturas e características faciais, por exemplo. Para limpar os pincéis após usar a tinta acrílica, é bem mais fácil, pois só precisa de água.
4 – Pintura têmpera: também conhecida como têmpera de ovo, é um tipo de pintura de secagem rápida e permanente, e que consiste em pigmentos coloridos, que são misturados em um aglutinante solúvel em água e que, normalmente, é feito de algum material glutinoso como, por exemplo, a gema do ovo.
A duração das pinturas têmperas é bem longa. A têmpera de ovo é uma técnica primária, e que foi usada até um tempo depois do ano de 1500, época em que a pintura a óleo foi inventada e passou a substitui-la.
5 – Pintura em pastel: usa um pigmento em pó puro e um aglutinante, e é na forma de um giz. Os mesmos pigmentos usados na pintura em pastel, são usados em todas as outras formas de pintura, inclusive a pintura à óleo.
Quem deseja uma pintura com cores profundas e puras, deve optar por um giz oleoso de pastel. Quanto ao aglutinante, este possui um tom neutro e baixa saturação. O efeito que dá o tom pastel é mais parecido com os pigmentos secos naturais do que os demais processos.
Se desejar, você pode fazer pintura pastel em tela. Essa técnica permite que seja m feitas lindas camadas de cores em tons pastéis.
6 – Pintura de areia: trata-se de uma arte temporária. E pode ser bem desordenada. Para entender como o trabalho foi realizado, é possível capturar a pintura de areia em vídeo, por meio de movimentos de velocidade. Geralmente, essa pintura é feita usando-se luz mínima, podendo-se também usar uma luz de foco na mesa onde está sendo criada a pintura de areia.
Essa técnica usa areias coloridas. A superfície onde elas são movidas com as mãos deve ser fixa. É feita em vários países, e também é conhecida por vários nomes diferentes.
7 – Pintura digital: é a técnica que usa algum dispositivo digital como, por exemplo, um computador, tablet ou celular. Ela fica bem parecida com as pinturas à óleo, aquarela e acrílica.
Além dessas técnicas, ainda existem várias outras. No entanto, essas são as mais comumente usadas.
Gostaria de saber se voces tambem tem os moldes dos palhaços Patati e Patata. Muito obrigada. Voces são DAZ.