Boneca de Fuxico

Boneca De Fuxico- Tecidos

Quem trabalha com artesanato pode fazer muitos e muitos trabalhos diferentes, desde roupas até brinquedos para as crianças ou trabalhos utilizando os mais diversos materiais diferentes, entre eles tecidos e principalmente os famosos retalhos.

O fuxico é bastante utilizado para compor diferentes peças, desde bolsas e bijuterias até brinquedos. As bonecas de fuxico fazem bastante sucesso e podem ser encontradas em uma grande variedade de modelos, cores e tipos de trabalhos.

Fuxico

Fuxico é nome dado a um tipo de artesanato, um tipo de arte popular tipicamente brasileira, acredita-se que essa arte existe a cerca de 150 anos e que inicialmente tenha surgido nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Ele se trata de pequenos círculos de tecidos coloridos que se assemelha ao formato das flores.

A história da sua origem conta que foi criado por costureiras que não queriam perder os restos de tecido das roupas que costuravam pois acreditavam que poderiam ganhar um dinheirinho extra com aquilo, afinal a junção de vários retalhos, forma algo cheio de cor e alegre que tudo tem a ver com o nosso país e com o nosso povo.

O nome em si veio a partir de algo muito inusitado, muitas mulheres costureiras se reuniam com outras costureiras para costurar e fazer as roupas que vendiam, não só roupas, mas também colchas, lençóis, cortinas e uma infinidade de coisas que faziam a partir dos retalhos.

Fuxico

Fuxico

Essas mulheres quando se encontravam, em locais que por vezes tinham também outras senhoras que mesmo não sendo costureiras, elas ficavam lá pela companhia, pela amizade e pelas conversas. Durante essas conversas havia o hábito de fazer as famosas fofocas, também chamadas no Brasil de mexerico ou até de fuxico, portanto, deste costume vem o nome da arte em retalhos que hoje tanto conhecemos.

Definição

Sua definição formal é que é um tecido retalhado em formato circular, que é alinhavado nas suas laterais para garantir que não irá desfiar, isso se faz com pontos delicados que em seu final, para seu arremate são franzidos bem próximos um do outro, por isso muitas vezes essas pecinhas se assemelham à pequenas flores.

Tecidos

Há alguns diferentes tipos de tecidos que podem ser usados para fazer fuxico, mas em geral, o mais comum é o tecido de algodão, que têm uma boa consistência para a costura, é bem estruturado e firminho, além de oferecer uma infinidade de opções de estampas, mas o outro lado é que pode ser difícil de manusear. Muitas pessoas fazem fuxico a partir da malha e do crepe, tecidos finos, mas o mais importante mesmo é que sejam tecidos que não ofereça grande possibilidades de soltar fiapos.

Boneca de Fuxico

Uma das maiores aplicações dos fuxicos é no enfeite e ornamentação de bonecas de pano. As bonecas são as campeãs nas preferências da grande maioria das meninas e no mercado existem as mais variadas e diversificadas opções de bonecas, de plástico, de porcelana, de cera, entre outras, mas é possível afirmar que uma das campeãs na preferência infantil é a boneca de pano. Esse tipo de boneca geralmente surpreende pela sua delicadeza, pelo seu zelo e pelo tanto de trabalho manual que as suas artesãs colocam na peça. Muitas são feitas e ornamentadas com os fuxicos, assim aumentando ainda mais o seu charme e conquistando a todos.

Como Fazer Fuxico

Vamos ensinar de maneira rápida como você pode fazer esse artesanato na sua própria casa de maneira fácil, simples e barata.

Materiais:

  • Uma tesoura;
  • Linha para costura, o que é normalmente indicado que seja na cor que combine com o seu tecido;
  • Agulha para costura;
  • Caneta ou lápis para que se façam marcas que servirão de molde no tecido (é muito recomendado que o lápis seja aquele do tipo 6 B);
  • Um pedaço de tecido;
  • Molde de mais ou menos 6 centímetros no seu diâmetro ou do tamanho que preferir, contanto que ele seja firme.

Como fazer:

  • A primeira coisa é produzir um molde, geralmente se utiliza papelão, pois é um material barato, na verdade ele é grátis se você passar em qualquer supermercado e pedir. Para marcar o diâmetro e o círculo, uma ideia é você usar um copo, o fundo de algum pote ou algo parecido.
  • A segunda coisa a fazer é traçar um círculo no tecido no seu lado avesso e corte os círculos que serão os seus futuros fuxicos.
  • Agora fala o alinhavamento de todo o entorno da peça.
  • Em seguida, puxe a linha para que suas extremidades se unam no centro, assim o tecido fica bem franzido como deve. Por fim dê alguns pontinhos para que a linha não se solte e corte a linha.
  • Para completar, com a sua própria mão vá moldando e amassando o fuxico, para que ele fique com o melhor formato possível.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fuxico

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de obter moldes de bonecas de pano

    Marinha 21 de novembro de 2011 15:54 Responder
  • gostei muito das bonequinhas mas gostaria de receber os moudes se você puder mandar vou ficar muito grata muito obrigado.

    francinéia 21 de janeiro de 2012 19:39 Responder
  • gostei muito de todos os modelos de bonecas de fuxico tbm sou artesã e gostaria de ter receber os moudes e sugestões e ficarei muito agradecida.

    MUITO ABRIGADO POR TER MI OUVIDO

    Ana Lucia 12 de março de 2012 23:52 Responder
  • um luxo as bonequinhas amei bjs

    FRANCELANE SOUSA ARAUJO 12 de abril de 2012 13:32 Responder
  • gostaria d ter os moldes são mto lindos não sou artesã mas tento fazer p minhas netas q ama todo q faço
    meu email. brunnavasconsellos@ig.com.br

    brunna 15 de outubro de 2013 13:30 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *