Artesanato Com Efeito De Granito

As práticas artesanais são inúmeras e vêm sendo usadas por diversos profissionais da área, que fazem uso das técnicas mais atuais para deixar os objetos mais bonitos e modernos.

Todos os artesãos tencionam aprender novas técnicas e combinação de cores, porém, nada no mundo artesanal é tão diferente, útil e perfeito quanto o efeito de granito.

O Efeito De Granito

Se você não sabe o que é o granito, é uma pedra que têm vários efeitos e ainda a combinação de cores e tonalidades. Em razão disso, ela é bastante adotada para trazer maior personalização vários objetos como caixinhas, paredes e ainda o gesso. Vamos apontar através desse post que tudo pode atuar com este efeito e ainda qual a melhor maneira de aplicá-lo.

O efeito pedra ou efeito granito pode ter dois focos diferenciados: um deles é o de fazer a produção de um efeito gráfico todo diferenciado para melhor fundos que anteriormente não possuíam a menor criatividade ou ainda gerar um efeito com fundo neutro. Misturar a cor cinza com as demais cores pode criar, além de muitos outros efeitos, o colorido.

As Tonalidades Neutras

Para conseguir obter o efeito de fundo neutro, o artesão faz uso da combinação das cores cinza e preta, sendo usadas para que se obtenha o efeito granito. A cor prata também é uma daquelas que pode ser usada para se conseguir atingir objetivo principal.

A capacidade que esses tons têm de se harmonizar com quaisquer outras tende a ser o maior diferencial conseguido pelo efeito granito, por isso que os artesãos têm empregado mais e mais esta técnica. Fazendo a combinação de cores neutras com outras, não é necessário se atentar com o que pode vir a acontecer com o efeito final ou até mesmo com a imagem de fundo, pois o efeito neutro fica harmonioso com qualquer situação.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Wus-XUkqFTE[/youtube]

Placas Brancas De Metal

Um dos lugares onde se pode colocar o efeito granito é em placas metalizadas pintadas na cor branca. Assim, o efeito granito gera muita harmonia entre os tons usados e o produto da prática.

Para ver como fica o efeito granito na sua casa, vamos mostrar dois passo a passo, escolha um deles e faça o seu!

Passo a Passo – Efeito Granito Em Placa Metálica

  • A primeira coisa a se fazer é pegar uma placa metálica e pintá-la com o fundo na cor branca. Procure utilizar tintas que não tenham poder de corrosão e, além disso, opte por um metal que tenha bastante resistência para começar o seu processo de pintura. Uma dica interessante é sempre fazer uso de placas de ferro. 
  • Para começar utilize uma mistura de tinta preta uretano com branca para fazer o processo de pintura da base e dar inicio ao efeito granito. Determinadas tintas são mais adequadas para o uso, pois penetram melhor nas estruturas metálicas sem que acarrete grandes problemas. Após isso, para conseguir combinar com as cores já pintadas, faça uso da cor cinza, já que ela é a base para proporcionar o efeito granito.
  • É hora de dar inicio e passar a criar o aspecto granulado de pedra usando a combinação de cores de tintas. Para isso, opte pela tinta spray através das cores neutras que foram mencionadas. A dica fica por conta da substituição do cinza básico pela cor prata ou ainda uma tonalidade que tenha coloração mais perolada.
  • Na fase anterior, deve ser feito o desenho das rachaduras e fraturas correspondentes ao efeito de granito, fazendo a terminação do efeito de pedra. Faça uso de uma tinta spray com conteúdo mais grosso e escolha a cor preta para este procedimento.

Com a peça já finalizada, é preciso esperar até que a tinta seque!

Produção Do Efeito Granito No Gesso

Outra aplicação bastante comum do uso do efeito granito é feito também em superfícies simples, especialmente como o gesso, sendo esta mais prática para se começar o processo de pintura. Os materiais usados podem ser encontrados em diversas lojas especializadas, inclusive as de artesanato e quase sempre são a custo bem baixo. Antes de usar a técnica em uma placa metálica, o que pode deixar o trabalho mais complicado, não se esqueça de treinar a técnica, primeiro em placas de gesso.

Materiais Usados

  • Um vidro de goma Laca purificada
  • Vidro de tinta acrílica própria para tela nas cores preta e branca
  • Um pincel largo e chato com cerdas macias, sendo que o mais apropriado é o nº 18
  • Uma brochinha
  • Alguns palitos de sorvete em madeira
  • Algumas colunas de gesso
  • Vasilha de plástico na qual possa fazer a mistura das cores de tintas

Passo a Passo

  • A primeira fase do passo a passo é a limpeza do lugar de trabalho e ainda a proteção feita nas superfícies. Inicie o processo forrando o local no qual a técnica será realizada para se precaver de possíveis danos.
  • Pegue a peça de gesso onde será executada a técnica e passe nela aproximadamente três demãos de Goma Laca Purificada, sendo fundamental que se intercale o prazo de secagem entre uma e outra demão.
  • Depois de ter dado inicio à primeira etapa, comece a fazer a mistura da tinta acrílica preta com a branca, usando primeiro poucas quantidades. Desta maneira, será mais fácil de se conseguir o tom base para começar o trabalho: a tonalidade cinza. 
  • Passe uma demão de tinta cinza sobre toda a peça de gesso. Para ajudar, umedeça a ponta do pinel em água e passe na tinta cinza para posteriormente usar a pintura na coluna de gesso.
  • Aguarde até a secagem total da peça, para que, somente depois, possa partir para a etapa próxima.
  • Dissolva um pouco de tinta branca, aproximadamente 05 cm do produto, o que equivale a uma colhe de chá. Umedeça a brochinha e com o auxilio do palito de sorvete, faça com que um pouco de tinta espirre na peça de gesso. Siga o mesmo processo usando a tinta preta e espere até que a tinta seque bem.
  • Agora é o momento de usar o Verniz Acrílico Brilhante para proporcionar um pouco de brilho à coluna, e ainda ao efeito granito que está em processo de criação. No procedimento é possível se fazer a substituição da tinta perolada ou prata e não a cinza, da mesma maneira que na placa metálica.

A peça já está pronta, basta aguardar a secagem e usar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pintura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *