Como Fazer Guirlanda de Papel

Quando chegam as datas festivas, como carnaval, páscoa, são João e natal, todos nós gostamos de enfeitar as nossas casas a rigor. No Natal, para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, decoramos nossa casa com luzes, árvores de natal, velas e guirlandas. Com tantos gastos que temos com presentes nós queremos mesmo é poupar gastos e, ao mesmo tempo, fazer uma festa bonita. Já pensou em você mesmo fazer a decoração da sua festa de natal? Lógico que você não vai poder fazer tudo, mas uns detalhes aqui e outros ali você pode fazer e o que você vai aprender a fazer aqui é a guirlanda.

O Costume da Guirlanda

Para quem não sabe o que é guirlanda, sabe aquela plantinha verde que é estirada ou em formato de círculo que costumamos colocar sobre ou na frente da porta? Essa é a guirlanda. A guirlanda é feita de galhos secos, folhas, pedras e folhagens entrelaçadas, formando o círculo ou, em outros casos mais modernos, abertos. Podem ser decoradas frutas, bolas e fitas para colorir, e também podem não ter adorno nenhum.

A tradição (ou o costume) de usar a guirlanda começou em Roma pois seus habitantes acreditavam que os ramos que damos levam saúde. Por isso as coroas também eram envoltas por ramos. As pessoas criaram o costume de pendurar a guirlanda na porta para que os votos de saúde se estendessem por todos da casa. Há outros significados na guirlanda, como o infinito representado pelo círculo (sem começo e sem fim), mas o principal motivo é o já citado.

Guirlanda “Guardável”

Como já dissemos, a guirlanda é feita por plantas. Por essa razão, logo após o término das comemorações de Natal as guirlandas são descartadas e vão para o lixo. A pior parte é que todo ano é o mesmo desperdício. Você já imaginou se as guirlandas pudessem ser que nem as árvores de natal? Falando no sentido de que duram anos e anos, basta a gente guardar adequadamente.

Mas, como vamos guardar uma guirlanda se ela é feita de um material perecível? Simples! Fazendo uma guirlanda de um material durável. Vamos ensinar aqui como fazer uma guirlanda de jornal e de papelão. O melhor de tudo é que essas ideias que agora se tornarão arte nas mãos de vocês são feitas com material reutilizável, ajudando na sustentabilidade.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2gYpOSPliAI[/youtube]

Guirlanda de Jornal

Para fazer a guirlanda de jornal você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Folhas de jornal (muitas);
  • Palitinhos de churrasco;
  • Rolo de papelão ou um cano pequeno;
  • Cola branca;
  • Verniz;
  • Cola quente e
  • Ornamentos: fitas, contas, flores, laços…

Passo a Passo:

Primeiro você vai preparar o jornal. Se você conseguir aqueles cadernos grandes, ótimo. Se você conseguir o jornal pequeno (caderno infantil ou de classificados) não há problema. Você vai abri-lo ao meio e vai dobrá-lo de forma que sejam formadas 3 tiras grandes. No caso do caderno grande, você dobra da mesma forma (apenas pula o passo de abrir ao meio). Corte aonde foi dobrado e você terá muitas tiras de jornal.

Com a ajuda dos palitinhos de churrasco (podem também ser ferrinhos finos) você vai enrolar o jornal, formando canudos longos. Faça esse processo várias vezes, até que tenha um número considerável de canudinhos.

Pegue nesse primeiro momento 4 canudos e coloque dois na horizontal e 2 na vertical, cruzando-os bem ao meio. Esse cruzado vai dar uma firmeza na guirlanda. Para que a medida no centro fique perfeita, você pode colocar algo como “molde”. Pode ser um potinho, um cabo grosso, um vasilhame… O que estiver disponível no momento.

Agora você vai começar a cruzar as pontas, uma ponta por cima da outra, de forma que a guirlanda vai começar a ser formada. Você pode observar esse traçado nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=o5hHrjWywic#t=132. À medida em que os canudinhos forem chegando ao fim, você passa uma gotinha de cola branca na ponta e encaixa outro canudinho. Continue cruzando os canudos até que a guirlanda fique no tamanho desejado.

Quando chegar ao final, cole as pontas na guirlanda e corte as pontas em excesso. Com a ajuda da cola quente, uma as pontas da guirlanda. Agora é só enfeitar como desejado, colocando a fita no centro, colando flores ou bonequinhos.

Caso você queira, você pode também pintar os canudinhos, mas deve fazer isso antes de entrançá-los. Como citado no vídeo, você pode colocar a fita no espaço entre a guirlanda, mas deve fazer isso no processo de trançar. E está pronta a guirlanda de jornal.

Guirlanda de Papelão e Jornal

E que tal aprender outra forma de fazer uma guirlanda? Para fazer esta segunda opção você vai precisar de:

  • Papelão;
  • Jornal;
  • Fita crepe;
  • Fio craft;
  • Fecho prático;
  • Tesoura;
  • Cola quente;
  • Tinta alto relevo e
  • Ornamentos

Passo A Passo:

Primeiro você vai desenhar no papelão um círculo grande e, dentro do primeiro círculo, um círculo menor. A distância entre esses dois círculos é você quem decide, mas sugerimos uns 8cm. Corte esse círculo que você desenhou.

Pegue uma folha de jornal e amasse. Posicione em cima do círculo e prenda com um pedaço de fita crepe (ou durex). A fita é apenas para segurar o jornal no papelão, não precisa apertar muito. Repita esse passo até que todo o círculo esteja coberto por jornal.

Agora você vai pegar o fio craft e vai abri-lo (o fio craft, assim como qualquer outro fio, é enrolado. Para abri-lo você deve girar o fio no sentido contrário em que ele é girado). Com o fio craft aberto, você vai envolver a guirlanda nesse papel. Cuidado para não deixar nenhum espaço aberto, permitindo a visualização do papelão ou do jornal. Não cole no final quando terminar de enrolar.

Com outro fio craft (de preferência de outra cor), amarre a parte que não foi colada do papel craft que envolveu a guirlanda. Enrole esse mesmo fio ao redor da guirlanda, já dando cor a esse enfeite de natal. Amarre a ponta naquele primeiro nó que você deu.

Ainda com o fio craft (agora dois fios de cores diferentes) você vai fazer o laço para a guirlanda. Abra os fios. Com eles abertos, você vai dividi-los (apenas dobrando) em três partes iguais. As duas extremidades você cruza, formando um laço. Franza um pouco no centro. Tome o cuidado de deixar um laço menor do que o outro, para que este fique em cima. Com um fecho prático você amarra os laços. Ajeite o laço e finalize cortando as pontas.

Faça mais alguns laços, agora apenas de uma cor, para decorar a guirlanda. Esses laços podem ser menores do que o primeiro. O fecho é o mesmo (com o fecho prático).

Com a cola quente, cole os laços em seus devidos lugares (o de duas cores no centro, em cima, os outros aonde você quiser). Agora você pode colar bonequinhos, presentinhos (você pode até simular presentes com uma cartolina) e outras ornamentações na guirlanda. Com a tinta alto relevo você dá mais brilho à guirlanda.

Veja mais dicas nesse vídeo:

Existem ainda outras formas de você mesma fazer a guirlanda para a sua casa. Com revistas, com papel sulfite, com papel crepom… Agora é só você deixar a criatividade reinar e enfeitar a sua casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *