Para quem pensa que o artesanato está se esgotando conforme o tempo passa, se enganou bastante! As técnicas novas ajudam a renovar diversos feitos e criações feitas com as próprias mãos. Muitos métodos para fabricas produtos artesanais envolvem materiais simples como tecidos, cola, tesoura, fitas e outros. Uma dessas técnicas é o conhecido Patch Decor que é bastante simples aos olhos dos artesãos mais leigos. Ela pode ser aplicada na fabricação de diversas peças, incluindo caixinhas e mesinhas. Quem quer aprender a usa-la? Neste artigo, você vai aprender a fabricar uma mesa de Patch Decor.
O Patch Decor: Agradando Aos Artistas
O Patch Decor é o novo queridinho dos artesãos de plantão. Para quem já é veterano ou apenas está começando, já deve ter ouvido sobre a famosa técnica de Patchwork. Quem já conhece vai perceber que esses nomes tem tudo a ver. Mas porque será que essa técnica virou tão amável com o tempo? Além de conferir praticidade, bons resultados e aplicações de tecidos de forma harmoniosa, o Patch Decor não exige muito do profissional. A técnica também substitui muitas primitivas e ajuda a renovar certos objetos, já que os tecidos podem ser aplicados a em diversos materiais, como o próprio MDF.
Porém, para utilizar a técnica, embora ela seja considerada simples, é preciso ter aquela habilidade artesã, além de ter muita criatividade e paciência para fabricar os produtos. Depois que o método estiver pronto, basta ter a ideia iluminada de arranjar algum lugar que precise daquela decoração em Patch Decor.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Y3sLMg9dIEs[/youtube]
Formas De Praticar o O Patch Decor
Uma das maneiras mais fáceis de começar a praticar a técnica é usando o famoso Carton Mousse. Este nome veio da França e indica que o artista deverá empregar em sua obra diversos pedaços de tecidos no isopor. O processo é também muito conhecido pelos nomes de Patch Work em isopor ou Patch de Embutir. Outros meios de ir se acostumando com o Patch Decor é deixando a imaginação fluir nos seguintes métodos:
- aplicações com volume: Neste processo, se pode utilizar a famosa manta acrílica ou até mesmo plumante para deixar as aplicações bastante volumosas.
- arte francesa e patch
- patch com lã
- Qualquer aplicação de combine tecido com aplicações
- Aplicação de adesivos e papéis
- Aplicação de tecidos direto das superfícies: Neste c aso, os artistas costumam se aliar ao papel termocolante que torna eficiente qualquer adesão de tecido às mais diversas superfícies.
Para Os Iniciantes
Os iniciantes que desejarem ter as primeiras ideias para ir aplicando o Patch Decor, podem acessar o site abaixo, onde existem várias imagens de como ir fabricando as suas primeiras peças. Elas podem ir abrindo a sua mente para o futuro trabalho. Confira:
http://oficinadearte.wordpress.com/patch-decor/
Mesinha De Patch Decor
Seja um carretel ou aqueles móveis de madeira que nem são mais utilizados dentro da sua casa. O importante é arranjar toda a matéria prima para criar uma linda mesinha com a técnica de Patch Decor. Depois que tudo estiver pronto, além, de você ter criado uma maravilhosa mesinha, pode ainda usar o seu objeto como cadeiras e para outros fins.
1. Material Necessário
- Carretel de madeira grande
- Tecidos liso roxo, floral e estampas variadas nas cores desejadas
- Cola branca
- Termolina
- Papel termocolante
- Manta acrílica
- Cordão ou sisal
- Tesoura
- Lápis
- Ferro de passar
- Pincel ou rolinho de espuma
- Moldes diversos
2. Como Fazer?
- – Primeiro, é preciso pegar a manta acrílica para fazer os primeiros recortes. Esta etapa vai depender do formato da sua base em madeira para fazer a mesinha. Se for redonda, pegue as dimensões da mesma e faça o recorte conforme as informações obtidas.
- – Cole a manta acrílica com a parte macia para cima na base. Faça isso para as extremidades da mesa como um todo, sempre respeitando as dimensões.
- – Pegue o tecido coloridos e faça o mesmo processo: Corte-o de acordo com as dimensões da mesa. Forre também o fundo do objeto, sempre franzindo o tecido e realizando a colagem do mesmo sob todo o espaço.
- – Pressione o papel termocolante sob o tecido franzido e deixe-o bem fixo sob a base. AA parte áspera do mesmo deverá estar em contato com o tecido. Use o ferro para fazer pressão de deixar que ambos se juntem no espaço.
- – Esta etapa depende da sua imaginação. Se quiser recortar algumas flores de tecido para aplicar sob a base, pode fazer! Pode utilizar também outros tecidos de cores diferentes para aplicar, sempre fixando tudo com cola.
- – Depois de escolher o que vai aplicar em seguida, usando flores e outros desenhos como molde, use um lápis para desenhá-los sobre o papel termocolante. Vale lembrar que a parte áspera do papel deverá estar voltada para baixo. Pressione bem os moldes já recortados com a ajuda do ferro até que o papel termocolante esteja bem fixo ao tecido da sua escolha.
- – Retire a película protetora dos moldes que você colou sob o tecido da mesinha. Não esqueça a harmonia e a posição dos desenhos é muito importante para o design da sua peça que provavelmente irá servir para decorar algum canto do seu lar. Disponha os desenhos de forma separada ou crie um belo mosaico: Você que escolhe!
- – Para dar aquele acabamento, pegue um pincel grande e comece a passar a termolina por toda a peça. Ela servirá para proteger o tecido, criando uma base sob o mesmo e deixando o seu objeto ainda mais resistente.
- – O cordão de sisal servirá para dar a finalização na sua mesinha e deixa-la ainda mais harmoniosa. Enrole o sisal nas extremidades da sua mesinha, pode ser nos pés da mesa. Use cola branca para fixa-lo na peça, de forma que ele fique bem preso. Para esconder as pontas do cordão de sisal, use florzinhas ou outros moldes em fuxico. Assim, a sua decoração estará finalizada e poderá usar a mesinha para diversos fins.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=aVMiFR08V-0[/youtube]