Guirlanda da Fartura: Como Fazer

Artesanato bom é aquela que o artista faz com gosto, ainda mais usando materiais naturais, encontrados dentro da própria casa. É Assim que muita gente prefere fazer as suas guirlandas da fartura e que muito tem a ver com superstição, ainda mais quando se trata de povo brasileiro, não é? Usando muita criatividade, os materiais necessários, que, por sinal, são extremamente baratos, e descobrindo diversas formas de produzir peças artesanais, seguindo as dicas aqui do Cultura Mix, a fartura com certeza irá adentrar à sua casa em qualquer época do ano! Não deixe de conferir o passo a passo.

A Guirlanda da Fartura

As guirlandas são objetos muito usados no Natal para comemoração e geralmente são penduradas nas portas. Elas costumam indicar felicidade, esperança, felicidade, união e, especialmente, fartura, quando produzida da forma tradicional. Porém, com tanta simbologia envolvida e misturada às crenças das pessoas, as guirlandas saíram do patamar da festividade natalina e viraram até peças de decoração.

Guirlanda da Fartura

Guirlanda da Fartura

Para quem quer trazer fartura para dentro de casa,l existe um modo especial de produção. Geralmente usando materiais naturais como grãos, folhas secas, pétalas de flores e até mesmo alguns tipos de cereais, as guirlandas da fartura podem ser uma ótima opção, ainda mais para quem acredita na tradição.

Para o Ano Correr Bem

É muito usual que as pessoas mais supersticiosas usem as guirlandas já confeccionadas durante a passagem do ano, ou seja, na festa que ocorre logo após o Natal: Para muitos, a chegada do ano é um acontecimento extremamente especial, onde tudo pode mudar sempre para melhor. Para garantir a melhoria de vida, trazendo tudo em dobro, muitas pessoas costumam fabricar a guirlanda da fartura com as próprias mãos.

É comum que alguns artesãos de plantão façam inúmeras guirlandas para distribuir entre os familiares, vizinhos, colegas de trabalho e amigos no geral. Em alguns lugares do Brasil, é uma verdadeira tradição presentear os conhecidos com as guirlandas da fartura, sempre produzindo as mesmas de forma artesanal, dentro da própria casa. O ritual é quase sempre realizado na época das festas de fim de ano.

Origem

As primeiras fabricações e até mesmo a utilização das guirlandas da fartura ocorreram primeiramente na cidade de Minas Gerais. Pelo menos, muitos pesquisadores afirmam que as guirlandas começaram a ser fabricadas aqui mesmo pelo Brasil. De Minas, a tradição se espalhou e ganhou novas formas de criação, onde novos materiais foram incorporados.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6PPmIHhPVkM[/youtube]

Materiais Usuais

Os materiais mais usados para a fabricação da guirlanda geralmente são folhas de capins ou secas de alguma outra espécie tradicional da época, grãos em geral, incluindo de cereais, juta de flores e cetim para incorporam um laço bem personalizado.

Técnicas

As técnicas para a fabricação manual das guirlandas da fartura podem ser incorporadas em diversas formas no processo de fabricação. Para começar, muitos artesãos usam também materiais não naturais como fitas, flores artificiais e outros enfeites. Além disso, muitos artistas usam saquinhos de juta coloridos para terminar a produção.

Passo a Passo

Agora que você já sabe tudo sobre a guirlanda, inclusive o seu significado mais importante, é hora de aprender a fazer a sua! Confira abaixo um passo a passo super simples para a fabricação da sua guirlanda da fartura.

  • Primeiro, é necessário arranjar um pedaço comprido de arame. Ele será posteriormente arrumado em círculos, isso se você for fazer mais de uma guirlanda. Se for fabricar apenas uma peça, o pedaço de arame não precisa ter um tamanho generoso. É preciso apenar o suficiente para montar uma circunferência quase que perfeita. Se o círculo ficar meio irregular, não se preocupe que isso não afetará o seu trabalho final.
  • Corte um pouco de mato, podendo ser artificial ou natural. Use um daqueles altos que geralmente crescem em terrenos abandonados. Cuidado para não cortar as mãos. Por isso, recolha o mato e deixe descansar por mais ou menos umas duas horas antes de manusear o mesmo.
  • Compre um pedaço de fita, na cor desejada, podendo ser vermelho, amarelo, azul ou qualquer outro tom. Esta é a etapa em que o seu gosto pessoal é que vai falar mais alto. Combine as cores ou procure aqueles que ajudaram você a conquistar o que deseja para o próximo ano. São as fitas coloridas que irão segurar o mato em volta da guirlanda. Portanto, compre algo de boa qualidade, que possa ficar bem firme em volta do arame.
Lindíssimas

Lindíssimas

  • Esta é a etapa em que o artesão deverá ter muita paciência. É preciso enrolar mato por mato em volta do arame, sempre prendendo cada pedaço coma  fita. É preciso enrolar bem o mato antes de colocar as fitas coloridas em volta. Para terminar e fechar as pontas das fitas, use bastante cola, mas sem exageros.
  • Para fazer os saquinhos e começar a colocar os grãos na sua guirlanda, pegue pedaços de plásticos brancos e os encha com bastante algodão, para que eles fiquem bem fofinhos e com aspecto de saquinho mesmo. Depois de personaliza-los a gosto, é hora de acrescentar os grãos para atrair a fartura! Para fazer a customização, use pauzinhos de canela e fios longos de macarrão.
  • Os graõs utilizados podem ser dos mais diversos: milho, arroz, feijão, aveia e tudo aquilo que a sua imaginação mandar. O importante, é encher os saquinhos de plástico com os grãos, fazendo-os transbordar para fora, criando um design super legar na sua peça. Use cola para colar os cereais nos saquinhos já personalizados.

  • Para enfeitar o resto, é muito comum usar canela e folhas de louro. Cravos, arruda e tudo aquilo que for bom para espantar o azar é válido. O importante é preencher bem a sua guirlanda usando os materiais naturais descritos nas mais diversas etapas de criação.
  • Agora, é só finalizar e montar a guirlanda no local da sua casa aonde ela ficará mais bonita. Prenda na porta da cozinha, na de entrada ou na sala. Deixa-a por lá até o próximo ano e a sorte estará sempre com você!
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Enfeites

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *