Para fazer colchas de patchwork você só vai precisar trabalhar com paciência e muito cuidado, pois é muito simples, não possui muitos segredos e com retalhos de tecidos mais algumas técnicas de costura, muita paciência e dedicação são possíveis desenvolver belíssimos trabalhos. O patchwork é uma arte muito bonita e delicada, mas quando se trata de um artigo para bebês devemos ter um cuidado redobrado.
O Que é Patchwork?
O patchwork é uma arte que consiste na união de retalhos de tecidos, que quando costurados formam apenas um tecido. Trabalhando com criatividade, chegamos a formar desenhos na parte externa do trabalho. O patchwork pode ser feito de duas formas: aleatória, apenas juntando os retalhos e costurando, ou criativamente, formando desenhos e estampas pensadas anteriormente.
Fazendo uma Manta para Bebês
Para fazer uma manta para bebês, é interessante que a manta seja formada por três camadas: o tampo, o enchimento e o forro. O enchimento serve para que a manta fique fofa, acolchoando o bebê. As três camadas são presas por costuras nas pontas que são chamadas de quilt. Para fazer uma manta de patchwork para um bebê ou até para o seu bebê, existem vários modelos.
Como já dissemos você pode fazer a manta de forma aleatória, ou formando desenhos planejados, infantis ou apenas de enfeite. A vantagem de fazer a manta em patchwork é que esta arte é considerada terapia, fazendo com que relaxemos e tenhamos um pouco de distração.
Escolhendo o Material para sua Manta
Para fazer sua manta dê preferência aos tecidos naturais. Eles são mais confortáveis e macios tornando-se assim mais fáceis de serem trabalhados quando cortamos em retalhos. Lembre-se também de lavar os tecidos (retalhos) antes de começar a fazer sua manta e depois de pronta também é indicado. Para as mantas os tecidos mais indicados são o fustão e o pique. Segundo passo é escolher o tamanho da manta, podemos escolher de acordo com nossa necessidade, pode ser para os primeiros dias do bebê, onde usamos uma peça proporcional a seu tamanho e por isso não precisa ser manta muito grande.
Para um bebê recém-nascido a manta ideal é de 80×80 cm, mas podemos fazer de 100×80 cm, pois a manta pode ser usada depois dos primeiros meses, onde podemos usar para forrar o carrinho do bebê e usada até no berço.
Depois de escolhido o tamanho, vamos escolher o motivo, as estampas e o bordado, caso deseje bordar algo, você pode fazer aplicação, personalizar com o nome do bebê ou com imagens, com auxilio do ponto de cruz, aquele mais usado na hora de bordar, assim você deixará seu trabalho com aspecto clássico e muito mais bonito.
Decidiu o que quer fazer? Separe todo o material, lave os tecidos e separe os retalhos que irá utilizar. Pode ser qualquer tecido, sabe aqueles pedaços de tecidos de algodão lisos e estampados que você tem guardados em casa, que não sabe o que fazer com eles? Agora você encontrou um motivo, separe, lave e escolha os pedaços que irá utilizar.
Precisamos também de tecido para o forro da manta, manta acrílica, entretela, agulha de máquina e de mão, tesoura, alfinetes, régua, linha de algodão, máquina de costurar e ferro de passar.
Agora, depois de tudo separado vamos começar a manta para o bebê.
Passo a Passo
Corte o tecido em quadrados (tamanho desejado), costure os retalhos formando um tecido, do tamanho desejado para a manta, monte a manta com o tecido de retalhos, a manta acrílica e o tecido do forro, faça o acabamento da manta com uma barra, ou você pode montar sua manta na entretela, basta colar os retalhos no lado brilhante, como estivesse colando um retalho juntinho do outro, passe o ferro e depois é só costurar, e fazer o acabamento
Mas, se você deseja fazer uma manta mais trabalhada você vai precisar de um pouco mais de paciência e materiais, veja:
Material Necessário
- Tecido de algodão em varias estampas. Você poderá usar retalhos ou se possível, ½ metro de 3 (três) tipos de estampas.
- 15 cm de pique branco
- 20 cm de entretela
- 1m de manta acrílica
- 4 (quatro) laços de fita de cetim
- Linhas 100% naturais
- Agulhas de mão e de máquina
- Lápis
- Tesoura
- Alfinetes
- Régua
- Máquina de costura
- Ferro de passar
Passo a Passo
- Corte o tecido com o uso do “piquê”, em quatro pedaços de 14x14cm e guarde. Transfira os riscos para a entretela termocolante. Com a ajuda de uma tesoura, recorte os motivos, deixando uma margem de 0,5cm. Coloque a entretela sobre o tecido e fixe-a com a ajuda do ferro de passar (o lado mais brilhante fica junto do tecido).
- Recorte o motivo e retire a película de proteção da entretela. Monte o motivo sobre a parte de piquê branco. Caseie os motivos com ponto de casear ou pontos decorativos feitos à máquina. Borde olhos e a boca dos ursinhos em ponto cheio à mão ou à máquina. Guarde esse processo feito.
- Pegue o tecido de algodão e o corte em 8 tiras de 5x14cm ou 5x19cm. Costure-as, primeiro pelas partes de cima e debaixo, e somente depois costure as laterais, reserve.
- Agora corte outro tecido em 10 quadrados de 11x11cm, em seguida dobre-os em uma linha diagonal e corte fazendo triângulos. Costure-os, fazendo 5 triângulos, depois os costure formando um cata-vento, reserve também.
- Agora corte 4 faixas, sendo que cada um terá um tamanho de diferente, fique atento: 1ª faixa deve ter 6x54cm, 2ª faixa deve ter 6x60cm, a 3ª com 11x76cm e a última com 11x61cm. Costure-as da maneira que as anteriores, comece pelas extremidades e em seguida as laterais, guarde para usar daqui a pouco.
- Junte as parte da sua manta e coloque sobre a manta acrílica, alinhave o tecido na manta acrílica e em seguida corte os excessos. Coloque as duas camadas de tecido sobre o tecido destinado ao forro e passe uma costura de segurança em volta de toda a peça.
- E para dar o acabamento, crie um falso viés com um dos tecidos que você utilizou para fazer a manta, corte tiras de 3 cm de largura e costure por toda a borda da manta. Por fim, coloque os laços de fita e pronto, sua manta já pode ser usada pelo seu bebê.
Agora você tem uma manta bonita, cheia de estilo, barata, que você mesma fez. Uma manta que você sabe que é confortável e, além do mais, tem o seu trabalho e todo o seu cuidado para o seu bebê. Você pode criar várias estampas e fazer várias outras mantas para seu bebê. Agora você pode cuidar dele com todo o seu amor.
Lembre-se que você ainda pode fazer as mantas como uma ótima fonte de renda.
Tutoriais de Manta em Patchwork
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=54y-se_Xo0M[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Nosa3I246sI[/youtube]
Gostei muito dos trabalhos.Estão de Parabéns!….
Amei os trabalhos…mas estão usando como modelo uma manta confeccionada por mim,SEM MINHA AUTORIZAÇÃO.
Por favor tenham vergonha na cara e dêem os créditos devidos as pessoas que usam seus tempos para elaborar e confeccionar seus trabalhos.
Quantos que vc cobra pra fazer a manta lilás da foto gostaria mt de saber obrigada