As caixas podem nos ser muito úteis para diversas coisas, simplesmente como acessórios de enfeite ou para nos “criar” espaço que nos faltam em casa. Você pode, por exemplo, usar caixas para:
- Guardar documentos e organizá-los.
- Organizar meias e roupas íntimas dentro de um guarda-roupa que não tenha muitas divisórias.
- Para guardar roupas em cima do guarda-roupa que não cabem no armário.
- Para guardar sapatos quando não se tem um móvel específico para eles.
- Para organizar o material das crianças no cantinho de estudo delas.
- Para guardar objetos dentro do banheiro usando-as sobre prateleiras e muito mais.
Essas são só algumas ideias do que você pode fazer usando as caixas, que podem ser dos mais variados tamanhos e materiais. E claro, dá também para reaproveitar, reciclar aquelas caixas embalagens, ao invés, de comprá-las nova.
Uma boa maneira de reciclar caixas e usá-las onde você estiver precisando é revestindo-as com tecidos. É um modo de deixá-las bonitas e interessantes para a decoração da sua casa.
Imagine se você não tem espaço no guarda-roupa para colocar as roupas de inverno e verão ao mesmo tempo, pode durante a estação quente, guardar as blusas mais grossas, que ocupam muito espaço, em caixas. Porém, imagine que feio encher de caixas dos mais variados tipos sobre o armário. Por outro lado, se elas são encapadas com tecido fica tudo mais charmoso. Uma dica é escolher o tecido que tem as cores da sua decoração.
Veja Agora Como Encapar uma Caixa com Tecido e Deixá-la Linda para Reaproveitá-la na sua Decoração!
Materiais Necessários
- Tecido 100% algodão estampado ou liso, compre-o de acordo com o tipo de utilizo da caixa.
- Caixa de papelão, mas você também pode usar uma caixa de MDF com a mesma técnica.
- Fita adesiva de boa qualidade.
- Pincel número 22 para aplicação da cola.
- Espátula média.
- Rolinho de espuma pequeno de pintura.
- Cola branca para tecido.
- Papel-cartão
- Régua e tesoura (adequada para cortar tecido)
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=l5XMsooJqFM[/youtube]
Veja Como Revestir Caixas com Tecido, Passo a Passo!
1- O primeiro passo é tirar todas as medidas da caixa: parte superior, base e todas as laterais. Anote todas elas e depois somente 3 centímetros a cada uma.
2- O segundo passo é cortar o tecido, mas se você não tiver a mão firme e estiver com medo de inutilizar o tecido, faça primeiro um molde. Use um papel grande e espesso e faça o desenho da medida da caixa com os 3 centímetros a mais em cada um dos lados.
3- Coloque esse papel sobre o tecido e o recorte seguindo o traçado. É importante que a tesoura seja boa para cortá-lo sem deixar defeito.
4- Pegue a caixa e coloque com a base virada para cima. Com a ajuda do pincel aplique a cola branca no fundo dela. Atenção: nem muito e nem pouco. A cola deve cobrir toda a superfície da caixa, mas não em uma quantidade exagerada.
5- Com a ajuda do rolo de pintura você irá espalhar bem essa cola, deixando-a mais uniforme. É um bom momento para retirar o excesso, caso o note.
6- Pegue o tecido, coloque-o esticado sobre uma mesa, em modo que fique certinha a parte da base cortada anteriormente, e cole a base da caixa.
7- Vire-a de novo para cima e com a ajuda da espátula, faça em modo que o tecido fique colado lisinho na caixa.
8- Em seguida, faça o mesmo processo, porém, primeiro cole uma lateral e em seguida a outra lateral. Você irá perceber que sobrou tecido. Lembre-se que ele foi cortado com 3 centímetros a mais do tamanho da caixa.
9- As sobras deverão ser dobradas ao meio e a metade deverá ser cortada, restando somente 1,5 centímetros de cada lado e não mais 3.
10- Essas sobras, deverão ser coladas nas laterais de cada um dos lados da caixa. Para ficar mais bonitinho, você poderá fazer um pequeno corte em cada uma das diagonais.
11- Repita o processo em todos os lados da caixa.
12- As sobras do tecido da parte superior deverão ser coladas na parte interna da caixa, use sempre o mesmo método e procure colar deixando o tecido bem esticado. O tempo mínimo que é necessário esperar depois de colar todas as partes é de 1 hora.
13- Por último faça a tampa, o mesmo processo, tire as medidas e acrescente uma sobra, neste caso, o molde deverá ter 5 centímetros a mais em cada uma das laterais.
14- A tampa o molde será único, então, vale a pena desenhar a parte interna dentro do tecido, para não errar na hora de colar. Cole a tampa e só depois comece a colar as laterais, uma de cada vez, colocando as sobras na parte interna. Imagine que você está fazendo uma caixa de presente.
15- Terminada a parte de colar todas as partes do tecido na tampa, é hora de fazer o acabamento.
16- Tire as medidas da parte interna da tampa, dessa vez não acrescente um milímetro a mais. É importante que a medida seja exatamente igual porque você deverá encaixar o papel-cartão dentro da tampa da caixa para cobrir as sobras de tecido dobradas.
17- Depois de retirar a medida, corte o papel-cartão, passe cola e cole-o dentro da tampa da caixa. Se preferir, cole-o no tecido e depois cole o papel-cartão encapado dentro da caixa. Use sempre a espátula para retirar o excesso e garantir que a colagem ficará perfeita e lisa.
18- Se você quiser dar um perfeito acabamento em toda a caixa, poderá repetir o trabalho interno em cada um dos lados com o papel-cartão. Sempre tirando as medidas internas e fazendo o molde. Em seguida, passando cola na parte interna do papel e colocando dentro de cada um dos lados da caixa. O mesmo serve para o fundo da caixa.
19 – Uma outra opção é cortar o papel meio centímetro menor do que as laterais internas e o fundo da caixa. Quando ele for colado, ficará aparecendo parte do tecido dobrado para dentro, também fica um acabamento bem feito, desde que tudo tenha sido aplicado da maneira correta, isto é, tecido lisinho.
20 – Por último, se quiser incrementar, depois de revestir a sua caixa com tecido e que tudo esteja devidamente seco, você pode aplicar desenhos prontos na frente dela. Basta comprar e colar!
Amei as caixas e gosto muito de fazer artesanato