Muitas vezes percebemos que os nossos cômodos estão ficando muito bagunçados e que tem coisas espalhadas por todos os cantos. Uma forma inteligente de resolver essa questão é contar com estantes com nichos ou prateleiras. O mais legal é que você pode fazer peças sob medida ou então comprar essas peças prontas. A seguir vamos te dar algumas dicas de como montar as suas próprias peças ou então em como encomendar os móveis prontos.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=EGn3Tic9IPQ[/youtube]
Comprar ou Fazer Você Mesmo?
Quem deseja contar com prateleiras, nichos ou estantes em casa tem duas opções, uma delas é encomendar as peças prontas ou então fazer por si. As pessoas que usam a própria criatividade para fazer os seus móveis conseguem imprimir mais a sua personalidade na decoração além de economizar.
Se optar por comprar o móvel pronto é necessário ficar atento ao fato de que terá que ter paciência para encontrar uma opção que além de se encaixar no espaço destinado ainda tenha a ver com o restante dos móveis e objetos. Coloque na ponta do lápis ainda o custo de entrega e montagem, a loja oferece um montador ou você terá que fazer isso sozinho?
Montando Sozinho
A primeira coisa a se pensar quando se toma a decisão de montar a estante sozinho é que existem vários materiais que podem ser usados para isso. Dentre os materiais que podem se tornar uma opção estão alguns inusitados que podem ser reciclados como, por exemplo, caixas de frutas, como aquelas de feira feitas de madeiras e que são moduláveis.
As caixas podem ser encaixadas e montadas no sentido horizontal para abrigar objetos como CDs, DVDs, livros e outros. Também podem ser usadas na vertical formando uma estante para objetos decorativos como vasos de flores, sapatos, acessórios entre outros.
Nichos na Parede
As caixas de frutas podem ser ainda usadas como nichos na parede para guardar objetos menores. Você pode pregar as caixas na parede usando parafusos com a ajuda de uma furadeira. Para deixar a sua estante mais bonita e interessante você pode pintar as caixas com tinta ou envernizá-las. Algumas pessoas usam as caixas no seu estado natural com o objetivo de criar um visual mais rústico. Usar as caixas de frutas é legal por se tratar de um material que seria descartado no lixo, mas que pode se transformar num móvel.
Madeira
Ainda é possível usar outra opção para montar a sua estante com nichos, para isso a dica é comprar quatro retângulos de madeira. Coloque uma peça sobre a outra com a ajuda de tijolos ou garrafas ou qualquer outro material de base. No caso de usar as garrafas a dica é fazer um furo em forma de círculo que tenha o diâmetro do material em cada lâmina. Depois disso basta que você empilhe as madeiras tendo sempre o cuidado de pensar no equilíbrio ficando atento ao “centro da massa”.
Móveis Sob Medida
Se o lugar em que você deseja colocar o móvel com que está sonhando tem medidas particulares é interessante pensar num móvel sob medida. Para isso é importante encontrar um bom marceneiro que possa te ajudar a projetar a peça. Dentre os materiais possíveis para fazer essa estante ou prateleira se destaca o MDF (Medium Density Fiberboard).
Para quem não conhece o MDF é uma chapa de fibra de madeira comprimida que se mostra bem resistente e que pode ser usada para confeccionar vários tipos de móveis. Como se trata de um material bem maleável o MDF torna possível fazer a aplicação de acabamentos como vernizes, PVC e também tintas.
Assim como as caixas de feira é possível usar o MDF sem pintar, ou seja, com a sua cor natural. Outro ponto positivo a respeito do MDF é que ele ajuda na preservação do meio ambiente uma vez que é feito a partir de resíduos da indústria de madeira.
Orçamento
A decisão de procurar um marceneiro se dá quando a pessoa deseja um móvel específico. Dessa forma cada orçamento é um orçamento, ele dependerá da escolha do tipo de material, de quão complexo é o projeto e de que maneira o móvel será colocado no ambiente. Entram nesse cálculo de preço também a questão da mão-de-obra de montagem.
Muitos projetos feitos em MDF podem ser de bem simples montagem, pois podem ser sustentados por barras rosqueadas. Trata-se de um projeto fácil e barato se feito por marcenarias.
Comprando Pronto
Hoje em dia existem várias lojas que oferecem o sistema de autosserviço, ou seja, que abrem mão da ajuda de profissionais para escolher as peças que irão comprar. Nessas lojas é possível encontrar uma grande variedade de prateleiras, estantes e nichos além de ainda ter seções de bricolagem que oferecem para o consumidor a possibilidade de criar as suas próprias peças.
São tantas as possibilidades que podemos começar a pensar em como usar essas peças de bricolagem em toda a casa como na cozinha através de aparadores suspensos para pratos e louças em geral além de no banheiro como espaços para organizar os objetos de higiene pessoal e até mesmo na sala como estantes e prateleiras para objetos de decoração.
Prateleiras em Madeira
Lojas como a Leroy Merlin, por exemplo, contam com uma grande variedade de prateleiras em madeira que são bem fáceis de montar e instalar. Para se ter uma ideia para fazer essa montagem basta ter uma furadeira e ler o manual de montagem.
Além disso, essas lojas ainda oferecem uma grande diversidade de materiais de marcenaria e bricolagem bem como prateleiras que podem ser colocadas em paredes ou naqueles espaços que você tem livre em casa. O mais interessante é que esse tipo de opção não custa muito.
Outras lojas como a Tok & Stok oferecem a opção de comprar nichos coloridos de madeira, prateleiras com estilo fun adesivadas e até mesmo estantes em metal. Outra possibilidade possível de encontrar nessas lojas são as estantes modulares. Tudo para você usar a sua criatividade e montar sozinho. Vale a pena dar uma conferida nessas possibilidades.