Vaso de Papietagem Com Bexiga e Barbante

Trabalhar com artesanato é sempre uma novidade. Afinal de contas, a cada nova peça, é possível descobrir uma infinidade de opções de objetos e formas diferentes de fazer. Enfim, o artesanato é algo ligado diretamente com a criatividade.

Um item que é frequentemente usado nesses tipos de trabalho, e que fazem a alegria de todos, crianças e adultos, são as bexigas. Você pode escolher dentre muitos tipos, e usar a imaginação, para criar muitos trabalhos artesanais diferentes.

No post de hoje, iremos ensinar o passo a passo de um vaso de papietagem com bexiga e barbante. Confira tudo e muito mais abaixo:

Vaso de Papietagem Com Bexiga e Barbante

Materiais necessários:

  • 4 folhas de jornal
  • 1 Bexiga
  • Água
  • 1 Pincel
  • 1 recipiente para colocar a cola
  • Cola branca (o dobro da quantidade de água)
  • Barbante
  • Tesoura
  • Verniz acrílico
  • Tinta acrílica branca para passar por dentro da peça.

Passo a passo:

Com as folhas de jornal dobradas ao meio, corte-as em tiras e, em seguida, em pedaços menores, com cerca de 2 a 3 cm cada uma (não precisa ser nada muito certinho).

Coloque duas medidas de cola em um recipiente com uma medida de água.

Em seguida, passe cola em volta de toda a bexiga usando o pincel. Enquanto você vai passando a cola na bexiga, vá pegando os pedaços de papel cortados e colando junto, até que a bexiga fique toda coberta de papel, com exceção do bico.

Vaso de Papietagem Com Bexiga e Barbante

Vaso de Papietagem Com Bexiga e Barbante

Faça o mesmo procedimento por 3 vezes, formando 3 camadas de papel com cola. Deixe secando. Quando já estiver bem seco, faça mais 3 camadas de cola com recortes. Espere secar novamente. E repita o mesmo procedimento novamente. Ao todo, serão 9 camadas, deixando a peça secar a cada 3 camadas.

Por último, mergulhe o barbante na mistura de cola, de maneira que ele fique encharcado. Em seguida, passe-o em volta de toda a bexiga com papel. Você pode passar o barbante fazendo fitinhas certinhas, ou de forma aleatória, para ficar com um aspecto mais rústico.

Depois que secar muito bem, você precisa retirar o balão pelo bico, que ficou sem cola. Logo após, recorte no fundo, na mesma abertura onde você retirou o balão e aumente o furo. Amasse o fundo da peça para que seja possível assentá-la em algum móvel.

Para fazer o acabamento, passe a tinta acrílica branca por dentro de toda a peça e o verniz acrílico por fora. Assim, fica mais fácil limpar com um pano para retirar poeira, por exemplo. E está pronto um lindo vaso de papietagem de bexiga com barbante.

O Que é Papietagem?

Essa técnica de artesanato consiste em rasgar diversos pedaços de papel e colar todos eles em um molde, para dar a mesma forma para o objeto que deseja fazer. Para produzir as peças com esse tipo de artesanato, não é preciso ter experiência, pois é muito fácil de fazer.

Porém, é preciso sim ter paciência e cuidado, pois é um pouco demorado. Mas o resultado é incrível.

A papietagem era muito usada na França, no séc. 19, em conjunto com uma outra técnica, que utiliza o papel machê, para a confecção de cabeças das bonecas.

Com o passar do tempo, a técnica também passou a ser usada em objetos de arte e nos móveis. No ano de 1.912, por meio de George Braque, um pintor cubista, a paietagem passou a ganhar um grande destaque. Nessa época, a técnica recebia o nome de papier collés (papéis colados).

O bom da papietagem é que ela pode ser facilmente aplicada em diversos tipos de moldes diferentes, como garrafa pet, bexiga, rolo de papel, caixas, e etc. Vai depender do formato que você pretende dar para o seu objeto.

Além disso, você também pode usar qualquer tipo de papel, como jornal, revista, papel de presente, e qualquer outro tipo. Só é preciso usar uma boa quantidade, para dar firmeza à peça, após ter feito várias camadas sucessivas. Assim, o objeto ficará suficientemente firme no momento em que for retirá-lo do molde.

Artesanato em Papietagem

Artesanato em Papietagem

Benefícios do Artesanato

Trabalhar com artesanato é sempre uma novidade. Afinal de contas, trata-se de um tipo de atividade que nunca é igual. Além disso, esse trabalho permite que você diversifique tanto a forma de trabalho em si, como os materiais usados e as peças produzidas. Além disso, você tem a possibilidade de criar totalmente peças personalizadas, pois os trabalhos manuais oferecem essa grande vantagem.

E não para por aí. O artesanato é uma maneira incrível de você reaproveitar materiais e objetos que seriam jogados fora. Com isso, além de você economizar, também tem a chance de ajudar o meio ambiente, evitando que mais lixo seja jogado no mesmo.

Além do mais, o artesanato ainda é capaz de proporcionar uma série de outros benefícios. Abaixo, listamos alguns dos principais deles. Acompanhe:

1 – É bom para a coordenação motora e estimular a mente

Como os trabalhos de artesanato não essencialmente manuais, eles são ótimos para ajudar em nossa coordenação motora, e também como um estímulo à mente e à memória.

2 – É uma verdadeira terapia

Pessoas de todas as idades podem se beneficiar das vantagens do artesanato. Essa atividade é excelente para a mente, pois nos ajuda a evitar pensamentos ruins, promove uma enorme distração e relaxamento.

Além disso, no momento em que estamos produzindo as peças, é como se estivéssemos meditando, tamanha a sensação de bem-estar que sentimos.

Quando terminamos um trabalho, somo inundados com uma deliciosa sensação de recompensa. Por isso, é muito recomendado para pessoas de qualquer idade.

3 – É uma excelente fonte de renda

Muitas pessoas vivem puramente do artesanato. Em geral, todo mundo gosta das peças produzidas, pois são mais personalizadas, e com um toque rústico.

Por isso, se você gosta de artesanato, você pode tanto fazer para se distrair, como para ter uma renda extra ou, quem sabe, fazer dessa atividade a sua principal fonte de renda.

4 – Melhora a concentração

O artesanato exige muita concentração. Por isso, depois que você começa a fazer, tende a melhorar muito a sua capacidade de manter o foco, por ser uma atividade repleta de detalhes.

Depois de começar, você não vai mais querer parar. Pois essa atividade é realmente contagiante. Faz um bem enorme para o corpo e para a mente. Vale à pena experimentar!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *