Socioeducacionais do Artesanato

Muitas são as formas de inclusão social que utilizam a educação como ponte para o saber e aprender.

Não é de hoje que existem diversas iniciativas do governo para desenvolver novas habilidades em crianças, jovens, adultos e idosos.

O que são Socioeducacionais do Artesanato

Assim como existem medidas socioeducativas em programas de esportes, informática, culinária, artes marciais, o artesanato utilizado como forma de inclusão social tem sido muito desenvolvido por prefeituras de diversas cidades.

Programa

Ele consiste em grupos de professores de artesanato (voluntários ou pagos pelo governo) que ensinam as demais pessoas interessadas diversas técnicas de artesanato.

Como Funciona um Programa Socieducacional de Artesanato

Estes programas são feitos por iniciativa de prefeituras ou até mesmo de comunidades onde há pessoas voluntárias.

Geralmente as aulas de artesanato acontecem em algum centro comunitário, escola (fora dos horários de aula), em uma igreja, galpão ou qualquer local que possa ser utilizado para isso.

Tendo os professores ou voluntários para ministrar as aulas, estas são anunciadas a comunidade e os interessados podem participar de acordo com o seu interesse.

Voluntarios

No caso do artesanato, existem diversos cursos que podem ser ministrados como crochê, tricô, macramê, bijuterias, artesanato em madeira, bordados, pintura, trabalhos com reciclagem, etc.

Quem pode Participar dos Programas Socioeducaionais de Artesanato

Este programa é voltado para os diversos públicos. Podem participar pessoas do sexo feminino ou masculino, crianças, adolescentes, jovens, adultos ou idosos. A idéia é promover a integração das pessoas e ampliar a inclusão das mesmas na sociedade.

É importante obter todas as informações antes de se inscrever em um desses cursos de artesanato porque vários limitam as idades em alguma faixa etária para facilitar o aprendizado. Em alguns casos, quando os grupos são voltados para estudantes, é preciso comprovar matrícula e regularidade nas aulas. Isso é uma forma de estimular o trabalho manual (artesanato) sem que a criança ou adolescente abra mão do trabalho intelectual (estudos).

Qual a Importância das Medidas e Programas Socioeducacionais do Artesanato

Além de ajudar na inclusão social de muitas pessoas e estimular o desenvolvimento manual e intelectual, o artesanato socioeducacional apresenta motivo de muita importância para a sociedade.

Os Benefícios Podem ser Vistos em Qualquer Faixa Etária:

-Crianças: estimula o desenvolvimento intelectual, manual e criativo da criança, ajudando no aprendizado de diversas coisas, como o raciocínio rápido, por exemplo.

-Adolescentes e jovens: desperta novas aptidões e desenvolve várias habilidades que facilitam os estudos. Além disso, faz com que eles estejam ocupados com coisas saudáveis e longe das ruas, drogas e violências.

Pessoas

-Adultos: além de ajudar a desenvolver diversas habilidades, o artesanato funciona como fonte de renda extra ou única para diversas famílias.

-Idosos: esta faixa etária costuma ser bastante sedentária e qualquer atividade que possa estimular a mente e os movimentos ajuda muito para que o idoso continue sendo uma pessoa saudável e feliz. Isso também eleva a auto-estima deles, que se sentem capazes de realizar as atividades.

Por Jeniffer Elaina

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *