Sindicato dos Artesãos


Todas as categorias profissionais precisam de uma forma organizada de representação para lutarem por seus direitos e estabelecerem regras para a sua classe – e os artesãos não são diferentes.

Os sindicatos dos artesãos são organizados primeiramente por estados, sendo órgãos sem fins lucrativos, que visam a proteção e regulamentação da profissão de seus associados.

Artesanato

Artesanato

 

Cada estado tem suas próprias regras e maneiras de conduzirem essa associação, que, como objetivo comum, visa reunir os artesãos que praticam a arte como fonte de renda, e os organiza, suprindo-os com um apoio necessário, devido a informalidade de sua profissão.Estes sindicatos podem oferecer subsídios àqueles que estão começando, oferecer cursos profissionalizantes nas áreas em que a região mais produz, cursos de especialização, para os que desejam aprender mais sobre a sua arte, além de se organizarem em lojas ou redes de comércio, para que os artesãos afiliados não corram riscos ao vender suas peças em consignação ou outros meios que não seja a compra para revenda.

Feira Artesanato

Feira Artesanato

O ato de se afiliar a um sindicato assim não é, de fato, obrigatória, e muitos optam por não fazê-lo, já que tal associação normalmente tem um custo, mas, quando analisada com cuidado, a associação oferece muito mais vantagens do que custos a longo prazo.

 

O sindicato existe exatamente para ajudar os artesãos, e mesmo os valores pagos para fazer parte da associação devem ser revertidos para benefícios dos associados – como cursos, encontros de artesãos, e melhorias em sedes, comercialização dos produtos feitos, e muito mais.

Para se associar a um desses sindicatos, o artesão deve procurar o sindicato mais próximo de sua localidade – o que varia de estado para estado – o mais comum é que haja pelo menos uma sede na capital do estado, e outras filiais em cidades mais voltadas ao artesanato e à prática de arte. Uma vez isso feito, há uma série de documentos e pré-requisitos que devem ser preenchidos; mais uma vez, isso depende da associação de cada estado.

Sindicato do Artesanato

Sindicato do Artesanato

Maiores informações podem ser encontradas nos sites das associações, que são facilmente encontrados na internet – basta buscar por sindicato dos artesãos e o nome do estado onde você deseja encontrá-lo.

É importante, caso você tenha o artesanato como fonte de renda, mesmo que ela não seja a fonte de renda primária, estar associado a uma rede assim, que oferece proteção e garantia, não só a você, mas também aos seus clientes. A garantia de algo maior por detrás do simples comércio dá mais segurança aos clientes e ao produtor, o que aumenta as vendas, e só faz a comunidade artesã crescer cada vez mais.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *