Reciclagem: Fazendo Lindas Flores de Jornal

A reciclagem é, na verdade, uma arte. Essa afirmação faz todo o sentido porque a quantidade de coisas que se pode fazer só usando a técnica da reciclagem é enorme. Reportagens pelo mundo já mostraram que existem casas só feitas com material reciclado e que podem ajudar e muito o meio ambiente.

Como já sabemos, a natureza vem sofrendo com a quantidade de lixo que existe em meio a ela. Um dos principais vilões das árvores e que causam muito entupimentos nos esgotos são os jornais. O povo adora ler um jornalzinho de manhã e ficar informado sobre as notícias. Isso, na verdade, é ótimo! O pior em depois quando os jornais vão parar no lixo ou até mesmo no chão das ruas.

O que muitos não sabem é que os jornais têm muita utilidade e que vão além de apenas informar a população. Você vai aprender aqui neste artigo o que ele pode se tornar apenas com a criatividade da mente e a habilidade das suas mãos.

O Artesanato como Prática Sustentável

O Artesanato como Prática Sustentável

O Artesanato como Prática Sustentável

A arte pode ser muito importante para o meio ambiente. Uma das manifestações da arte que podem ser ainda mais benéficas para a natureza é o artesanato. Como ele é uma prática basicamente manual, busca materiais que podem ser reciclados. Nos dias de hoje, a natureza pede socorro e o artesanato é quem vai bancar de super herói. Tudo o que pode se reutilizado pode entrar nessa onda. Veja abaixo a lista de coisas que você pode criar apenas com aquilo que você costuma jogar no lixo:

  • Puffes
  • cadeiras, camas, sofás
  • banquinhos
  • brinquedos
  • enchimento para almofadas
  • porta copos, lápis, pasta de dentes e escovas
  • roupas
  • luminárias
  • Jóias
  • acessórios diversos

“A Vingança de Gaia”

A Vingança de Gaia

A Vingança de Gaia

Na mitologia grega, Gaia é a deusa que representa a natureza, conhecida como a Mãe Terra e que também gerou outros deuses que se tornaram elementos importante na natureza. Para saber mais sobre o sofrimento do meio ambiente nos dias de hoje e para que todos possam se conscientizar de que reciclar é a melhor saída, uma dica é ler o livro “A Vingança de Gaia” de James Lovelock.  No livro, o autor descreve que a natureza está começando a se “vingar” de nós, meros seres humanos, já que maltratamos tanto a nossa terra e de forma cruel.

Flores de Jornal 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zdcmNgrYzkY[/youtube]

Uma das coisas que se pode criar com o jornal são flores. É isso mesmo que vocês. Pode parecer estranho, mas até para compor um belo buquê de casamento elas servem . Se você é engajado na questão do meio ambiente, com certeza vai amar essa ideia  Abaixo, vamos ensinar o passo a passo para construir um dos buquês mais lindos que já se viu.

Material:

  • Folhas de jornal ou até mesmo folhas de um livro velho que já está esquecido
  • Tesoura
  • Cola quente
  • Arame que vai servir de haste para a flor
  • Fita para o acabamento das flores

Passo a Passo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=nU4CBtLQW1w[/youtube]

1.Primeiro, para começar em grande estilo, é preciso ter muita paciência e carinho. Para que as flores fiquem bonitas, faça um trabalho bem feito e procure não recortar o jornal de qualquer jeito. As folhas de jornais costumam ser muito finas e rasgam com muita facilidade.

2.Pegue a folha de jornal e recorte elas em formato de balõezinhos só que com as bordas arredondadas, para que depois você possa dobra-las no próximo passo. Tudo isso é para fazer as pétalas das suas flores. Se você quiser pétalas menores, recorte tudo bem pequeno, mas se quiser fazer pétalas maiores, corte tudo um pouco maior. Tudo depende da sua vontade. O tamanho indicado para o recorte é de 4 cm.

3. Dobre as bordinhas de cima para trás de forma que as suas dobraduras não apareçam.

4. Procure fazer o passo 3 diversas vezes para que você tenha muitas pétalas para as suas flores.

5. Pegue o pedaço menor de papel de jornal e comece a enrolar, colando na haste feita de arame.

6. Vá colando todas as suas pétalas no arame para formar uma flor e assim por diante. Vá fazendo isso até conseguir o número adequado de flores para o seu arranjo ficar bem bonito e florido.

7. Após montas todas as suas flores, faça o acabamento com a fita de cor a sua escolha.

Para saber mais detalhes sobre o passo a passo, clique no link http://1.asset.soup.io/asset/3153/5217_4a65.jpeg. Lá você vai encontrar as fotos desse passo a passo tão interessante.

Lembrando que todo esse passo a passo serve para arranjos caseiros, buquês para casamento e até mesmo para enfeitar a sua casa. O artesanato é uma ótima terapia e é um prática super sustentável.

Florzinha de Jornal com Miolo – Fazendo um Belo Girassol

Se você achou muito trabalhoso fazer o nosso primeiro passo a passo, temos mais um para você que quer começar a aprender a reciclar a partir do nível mais básico. A próxima flor de jornal é tão interessante que tem até o miolinho, que nem um girassol.

Material

  • Folhas de jornal
  • Botões de roupas velhos e sem utilidade
  • Tesoura
  • Cola
  • Grampeador

Passo a passo

  1. Recorte o jornal de forma circular e com o tamanho desejado para a flor
  2. Picote bem a folha já recortada e várias tirinhas bem finas
  3. Depois, separe bem as folhas já picotadas para começar a fazer os seus girassóis
  4. Pegue todos os papéis e junte um em cima do outro grampeando bem as folhas. Faça mais recortes picotados em várias tirinhas finas para o seu girassol ficar bem “cheinho”
  5. Amasse bem os papéis picotados na mão, mas de forma leve, apenas para encher mais o seu girassol de jornal
  6. Após fazer esse amassadinho, separe as pétalas de papel formando o girassol
  7. Para finalizar, é só colar o botão para criar o miolinho da flor.
Para quem saber todos os detalhes e tirar as dúvidas sobre o seu girassol de jornal, entre no site http://www.revistaartesanato.com.br. Lá, você vai encontrar as fotos desse último passo a passo e não vai ter mais desculpas para criar o seu próprio girassol.
Escrito Por Jéssica Monteiro da Silva 

 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *