Qual Era o Trabalho do Artesão no Egito Antigo?

Qual Era o Trabalho do Artesão no Egito Antigo?

No post de hoje, vamos aprender um pouco sobre como era o trabalho do artesão no Egito Antigo.

Os artesãos representavam pessoas que não exerciam atividades nas lavouras, e nem demais atividades. Foram eles, junto aos escribas, que deixam o legado de hoje em dia. Os artesãos foram os responsáveis por cuidarem de toda beleza na decoração no antigo Egito.

Para produzirem os trabalhos, eles usavam instrumentos que podem ser vistos em pinturas antigas, feitos em materiais que resistiam ao tempo, como o machado, o formão, o arco, a serra, e etc.

Naquela época, os artesãos compreendiam a minoria. E se tratava de uma profissão que passava de pai para filho. Os filhos aprendiam ainda crianças o trabalho dos pais, uma vez que era necessário ter experiência para conseguir trabalhar com as ferramentas feitas em bronze, pedra e em cobre. Era preciso dominar as regras mais rígidas da profissão.

No caso dos artesãos que se destacavam por terem mais habilidade, eles eram selecionados para executarem os seus trabalhos exclusivamente para a nobreza e para o Faraó. No caso dos outros artesãos, que não conseguiam se destacar tanto, eles permaneciam trabalhando para a população local, produzindo os seus artefatos.

É possível verificar nas pinturas e nos relevos das tumbas, cenas incríveis sobre a fabricação de objetos feitos pelos artesãos, que conseguem nos revelar o grau de conhecimento técnico que eles possuíam, como carpinteiros que davam os últimos retoques em símbolos DJED em madeira, ourives que pesam ouro, etc.

Além disso, nas representações também estão inclusos outros artesãos, como escultores (no caso das esculturas de estátuas, elas também eram consideradas mais como artesanato do que como uma arte), os escultores em vasos de pedra, seleiros, carpinteiros, ceramistas, telheiros e cordoeiros.

Os artesãos trabalhavam em oficinas que se encontravam anexas aos templos, e também nos palácios dos nobres, sempre em equipe. Caso fossem requisitados para executarem trabalhos mais longos, eles então se mudavam para as aldeias, que se localizavam mais perto dos locais das obras, pois ajudava em seu deslocamento.

Artesanato do Egito Antigo

Artesanato do Egito Antigo

Próximo a Tebas, em Deir el-Medina, situava-se a aldeia dos artesãos responsáveis pela construção do Vale dos Reis. Inclusive, alguns eram considerados tão importantes, que as suas próprias tumbas eram decoradas.

Tanto é que, nas tumbas dos nobres há várias referências aos artesãos. A máscara funerária é considerada como um dos objetos mais belos que os artesãos egípcios fizeram.

Exemplos tradicionais de ofícios dos artesãos:

  • Alfaiate
  • Carpinteiro
  • Seleiro
  • Tintureiro
  • Tecelão
  • Pregueiro
  • Curtidor
  • Chapeleiro
  • Peleiro
  • Chapeleiro
  • Sapateiro
  • Carroceiro
  • Ourives
  • Cutileiro
  • Oleiro
  • Pedreiro
  • Serralheiro
  • Tanoeiro
  • Ferreiro
  • Cordoeiro
  • Espingardeiro

Artesanato Contemporâneo

O artesão fabrica vários tipos de produtos através de técnicas manuais, ou usando algumas ferramentas apropriadas. Para exercer esse ofício, é necessário ter habilidade e conhecimento prático.

Os artesãos da atualidade são pessoas que utilizam as suas mãos, sua criatividade, sua técnica e muito mais para a realização do seu trabalho. Para isso, eles também necessitam de ferramentas, sejam elas modernas ou tradicionais.

O artesanato contemporâneo expressa, por meio da arte, o mundo presente, a sua história, e o que está em volta do homem dos dias atuais. Muitos artesãos se sustentam com a sua arte.

Os artesãos, em geral, não podem ser identificados apenas como um grupo social. Afinal de contas, assim como acontece com todas as pessoas, eles também possuem gostos, estilos e habilidades diferentes.

Porém, podemos subdividir esse ofício com relação à forma de produção. Por exemplo:

  • Artesão-artista: um artesão com foco na originalidade, na criatividade, na perícia e na graciosidade. Ele é capaz de produzir peças que despertam profundos sentimentos nas pessoas, e muita admiração. Como exemplos, podemos citar os escultores, os talhadores, o pintor ingênuo, os gravadores, dentre outros.
  • Artesão semi-industrial: é o tipo de artesão que usa moldes ou outro tipo de processo semi-industrial, para confeccionar dezenas de itens iguais. Por exemplo: peças de cerâmica feitas de maneira semi-industrial, como joias, tigelas, potes, jarros, dentre outros.
  • Artesão-artesão: é a pessoa que trabalha em série. Em muitos casos, utiliza-se mecanismos rudimentares e ferramentas, para a fabricação de dezenas de itens. Exemplo: cerâmica ornamentada feita de forma manual com torno de pé ou sem.

Os trabalhos realizados pelos artesãos são bem diversificados. Pois eles abrangem uma gama muito grande de setores, indo desde a marcenaria até à gastronomia, por exemplo. Além do mais, os seus trabalhos e técnicas estão em constante evolução.

Existem artesãos que trabalham apenas certas horas do dia, ou alguns dias da semana. Muitos, fazem esse tipo de trabalho apenas como uma espécie de hobbie. Enquanto que para muitos outros, o trabalho de artesão é a sua principal fonte de renda.

E há ainda aqueles que trabalham como voluntários em hospitais, asilos e orfanatos, por exemplo. Nesse caso, o trabalho é usado como uma espécie de terapia.

Os artesãos modernos podem ser encontrados, por exemplo, em festivais, em bazares, em feiras e locais desse tipo. Hoje em dia, é cada vez mais comum vermos jovens participando desse tipo de evento.

A Relação Entre o Tradicional e o Moderno

Atualmente, podemos perceber em muitos trabalhos de artesãos, que o moderno tem se entrelaçado com o tradicional, resultando em itens únicos e repletos de significados.

Um exemplo claro é o uso da tecnologia empregada nas impressoras 3D, na utilização do computador e também nos processos digitais, que se unem a técnicas bem antigas, como a marcenaria, a tapeçaria, a escultura e o desenho, por exemplo.

O artesão é um exemplo de profissional que detém o domínio dos mais variados recursos que existem, para que ele possa produzir objetos manuais, que sejam capazes de lhe promover o seu sustento.

Em geral, a maior parte dos artesãos não possui uma educação técnica. No entanto, eles têm o dom de criar peças lindas de artesanato, usando não apenas a matéria-prima apropriada, como também os instrumentos necessários.

Dificilmente o trabalho de um artesão poderá ser considerado como um trabalho coletivo. Afinal de contas, é um tipo de trabalho feito com as mãos. E que, por isso, costuma envolver apenas uma pessoa.

Além disso, os trabalhos feitos por um artesão não precisam, necessariamente, terem finalidade comercial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *