O artesanato é uma das praticas mais antigas do mundo, poucos conhecem ou sabem qual é a origem dessa técnica de produção e em que período ela surgiu em nosso mundo. Hoje, o artesanato ocupa um lugar extremamente importante quando o assunto é cultura, os meios e as formas de fabricação das peças artesanais contam bastante sobre as vivencias e as pessoas daquela região.
Por ser uma prática tão importante na vida de diversas pessoas, é interessante conhecer um pouco mais sobre as origens dessa técnica, suas características e o período em que essa prática se iniciou. Pensando nisso, o texto a seguir trará informações bastantes pertinentes e interessantes que muitos ainda não sabem sobre o assunto.
Um Pouco Sobre A História Do Artesanato No Mundo
A técnica de produção de produtos artesanais pode ser considerada uma das técnicas de produção mais antiga do mundo. Poucas pessoas sabem, mas o artesanato surgiu no período pré-histórico, mais tecnicamente no período neolítico. Exatamente isso que vocês estão pensando, essa técnica surgiu com os famosos “homens das cavernas”, isso é impressionante, uma pratica tão antiga estar tão presente na atualidade.
O artesanato não surgiu com a funcionalidade que ele tem nos dias atuais, os homens do período neolítico tinham que fabricar todo os seus materiais de caça, alimento, vestimenta entre outras. E com o passar dos anos foram criando certas habilidades manuais, como polir e moldar pedras, fabricação de cerâmica, capacidade de tecer fibras vegetais e também animais.
Como não haviam ferramentas naquela época, eles também produziam seus próprios materiais para caça, pesca e outras atividades. E tudo isso era feito manualmente a partir do uso de uma matéria prima. O que hoje chamamos de artesanato. A prática do artesanato consiste na utilização de uma matéria-prima base e com a mão de obra de um só indivíduo e criação de uma nova peça ou produto, o que era exatamente o que os homens da pré-história faziam.
Dentro da história do artesanato existem grandes momentos históricos que marcaram e deram maior visibilidade ou tiraram a visibilidade da prática entre dado período de tempo. Um desses grandes momentos foi a Revolução Industrial, que ocorreu por volta do ano de 1760. Nesse período de revolução o artesanato sofreu uma grande desvalorização do mercado, devido a esse processo.
A Revolução Industrial é conhecida mundialmente por pregar sobre a divisão do trabalho, o que seria isso? Dentro das fabricas cada individuo possui uma tarefa especifica dentro de todo o processo produtivo, ou seja, a pessoa faria parte da produção de uma peça, mas nunca iria produzi-la totalmente sozinho, o que é totalmente contrário ao artesanato.
Coma as industrias possuíam grandes máquinas e ainda capacidade de remunerar bem os seus funcionários de forma fixa, era quase impossível os artesãos competirem com elas, dessa maneira o artesanato sofreu uma grande desvalorização. Muitos artesãos deixaram de fabricar suas peças para ir trabalhar dentro das fábricas. Outra coisa importante para ressaltar, é que o artesanato geralmente era um pratica familiar, ou seja, toda a família trabalhava com a mesma atividade.
No entanto, com o passar dos anos o artesanato voltou a ter relevância dentro do mercado e também ganhou muitos prestigio no campo social, pelo fato de remeter muito sobre a cultura daquela região onde o artesão estava inserido. No Brasil, por exemplo, o artesanato é praticamente um trunfo dentro do folclore brasileiro, ele complementa e dá vida a cultura.
Características Principais Do Artesanato
As características do artesanato são as bases fundamentais da prática, como já dito anteriormente o artesanato consiste na produção de um determinado produto ou peça, onde apena um indivíduo é responsável por todo o processo de produção dessa peça. Desde a preparação dos materiais até o acabamento da peça, a prática do artesanato em grande maioria é familiar.
O que seria essa perspectiva familiar? Os produtos são todos produzidos dentro da própria casa do artesão e ele tem o auxilio de toda a sua família, como um negócio familiar, tipo uma empresa doméstica. Poucos sabem, mas o artesanato é fonte de renda de milhares de famílias espalhadas pelo mundo.
Voltando as características, o artesanato trata do trabalho manual de um individuo em que ele tem liberdade de usar diversos ou quaisquer materiais possíveis para a produção dos produtos. Os mais comuns são de origem natural, como madeira, produção cerâmica, barro, palhas, tecer renda entre outros.
Cada região possui características especificas de produção de produtos artesanais, no Brasil, por exemplo, nosso artesanato é marcado pelo manuseio do barro para produção de cerâmicas e panelas, trabalhos feitos em madeira, a renda e as cestas e bolsas de palha. A partir dessa matérias-primas são criados objetos que representam muito sobre a cultura do país, principalmente na região Norte e Nordeste onde a prática é mais viva e ainda mais valiosa.
Nos dias atuais possuem novas vertentes sobre a prática do artesanato, como por exemplo o artesanato sustentável. Essa nova forma de produção artesanal utiliza para sua produção produtos recicláveis ou aqueles que não possui mais uma vida útil e não há destinação correta para o mesmo, o que resultaria na poluição. O artesanato sustentável veio para minimizar a poluição e melhorar as condições do meio ambiente, convenhamos que é extremamente importante cuidar da “saúde” do mundo, afinal só há uma Terra.
Um Pouco Da História Do Artesanato No Brasil
O artesanato chegou no Brasil no mesmo período em que se iniciou no mundo todo por volta de 6000 a. C., no entanto, como já dito a pratica artesanal possui características especificas em casa região em que são feitas. No Brasil, os primeiros artesãos foram os índios. Assim que a corte portuguesa chegou ao país, essa população já habitava e sobrevivia a partir da criação de suas ferramentas e cuidados.
Dessa maneira, podemos concluir que grande parte das formas artesanais presentes no Brasil são de origem indígenas. Os índios possuíam grande habilidade em manusear palhas para fabricação de esteiras e cestos, foram responsáveis por grande parte das cores de tintas que possuímos, nesse período eles extraiam tintas que eram utilizadas para pinturas corporais de várias espécies de planta. Outras peças feitas por eles e bastante características eram suas vestimentas feitas com plumagem e suas ferramentas de madeira, como arco e flechas.
Fora a perspectiva artesanal indígena possui outras no Brasil. Acreditem, o artesanato brasileiro é um dos mais magníficos e ricos do mundo todo. Ele expressa muito sobre a cultura das regiões do país, ao ponto de uma pessoa apenas ver um objeto artesanal e já imaginar de que local do país ele foi produzido.
O artesanato brasileiro faz parte do Folclore, uma tradição bastante antiga que conta a história e mitos existentes no país. Além do artesanato indígena, possui as técnicas artesanais da região Norte e Nordeste do país que são extremamente ricas e contam muito sobre a história das figuras que marcaram o sertão brasileiro, como os cangaceiros.
A seguir no texto mostraremos alguns exemplos de formas artesanais que marcam a cultura brasileira. O texto irá mostrar as formas e as matérias-primas que são mais utilizadas na cultura brasileira quando o assunto é artesanato.
- Barro: o barro é utilizado na fabricação de cerâmica e panelas de barro, duas peças que são extremamente famosas na cultura artesanal brasileira;
- Madeira: a partir da madeira são feitos os famosos bonecos entalhados, carros de boi entre outras peças. Comuns de serem encontrados na região Norte e Nordeste;
- Renda: produção de renda é desenvolvida pelas mãos das rendeiras. Esse produto é encontrado e utilizado por todo o país;
- Palhas: a partir da palha são feitos os famosos cestos de palha, esteiras e bolsas.
Acima foram apresentadas as principais matérias-primas utilizadas e produtos fabricados a partir delas no artesanato brasileiro. O artesanato sem sombra de duvidas é uma atividade extremamente importante economicamente e socialmente do país, então é uma prática que deve ser valorizada, é algo trabalho, mas que possui um resultado incrível, então o mais correto é valorizar toda essa riqueza.