Quais Os Benefícios De Fazer Crochê?

Artesanato: Quais São Os Benefícios De Fazer Crochê?

O crochê é uma atividade e uma técnica de artesanato que existe a muitos e muitos anos, as suas origens remete aos povos antigos do que chamamos de o “Velho Mundo”, ela foi desenvolvida e usada em seu início em grande parte para a confecção de roupas e utensílios necessários para a vida no lar, com os materiais que eram disponíveis para as pessoas é claro, o ponto é que o crochê se difundiu pelo mundo todo e hoje o uso e a aplicação dessa técnica é conhecida e usada nos 4 cantos da Terra. No entanto, quando pensamos nas técnicas manuais e artesanais, tal como o crochê, a primeira coisa que vem a nossa cabeça é a beleza das peças produzidas, a riqueza em detalhes, a personalização de cada uma das peças, as quais dificilmente saem iguais umas das outras, produzindo dessa forma peças únicas e exclusivas.

Esse conceito de peças únicas e exclusivas combina completamente com as tendências do mercado nos dias atuais, que tem fugido muito da produção de roupas em massa, dos mercados chamados de fast fasion ou produção rápida em uma tradução mais literal. O ponto é que as pessoas, principalmente os indivíduos de gerações mais jovens estão cada vez mais criando uma consciência de consumo e também uma consciência muito maior em relação aos meios de produção, o que consequentemente ainda que em um nível mais inconsciente vai aos poucos mudando os seus hábitos, mas principalmente vai mudando também o tipo de produto que eles consomem, valorizando assim o trabalho manual, o artesanato e as técnicas do estilo do crochê, outra coisa que podemos falar também é que o bom e velho crochê acaba que nunca sai de moda, principalmente nos lugares onde faz mais frio em nosso país.

Mas agora vamos olhar e analisar o outro lado da moeda? Justamente o lado de quem produz essas peças, de quem trabalha com isso e principalmente de quem vive a partir disso, seja porque precisa da renda ou porque a técnica traz alguns certos benefícios? Sim vamos falar exatamente dessas pessoas. É claro que qualquer tipo de trabalho quando realizado de forma exaustiva pode ser estressante e cansativo, mas se o seu ritmo de trabalho ou então de hobby na produção de técnicas de crochê for dentro do saudável, esse tipo de artesanato só tem benéficos para trazer para você, principalmente quando estamos falando de saúde, sim isso mesmo, saúde.

Crochê

Crochê

Quando falamos em saúde em um primeiro momento o que vem a nossa cabeça é a relação da saúde do corpo, a saúde física, mas hoje a sociedade vem se abrindo muito mais e entendendo que a saúde mental e física está intimamente e completamente ligada uma a outra. Já ouviu aquela expressão mente sã, corpo são? É exatamente sobre isso que consiste em se ter o cuidado das pessoas com elas mesmas ou como chamamos popularmente, o auto cuidado. Ele se refere ao conjunto da obra de um ser humano ser bem tratado e analisado de forma integrada, inclusive muitos médicos atualmente já trabalham avaliando e considerando essa perspectiva, afinal muitos problemas de saúde corporais (físicos) podem ser causados por fatores e somatizações emocionais.

A sociedade ocidental e a medicina mais “moderna” tem a mania de separar o organismo humano em compartimentos separados e avaliar uma coisa de cada vez, sem considerar o todo e o conjunto de funcionamento corporal, pois muitas vezes os médicos tradicionais colocam remédios em seus pacientes que curam uma coisa no organismo das pessoas, mas acaba por atrapalhar outra que é igualmente importante, perceba que todos os remédios comprados nas farmácias tradicionais vem com uma bula onde é possível visualizar as suas mais variadas contra indicações, ou seja, no fundo mesmo o que deveria ser escrito na caixa dos remédios é algo do tipo: Cure a sua dor de cabeça, mas ganhe uma dor de barriga ou melhor ainda cure a sua dor de barriga, mas ganhe de companhia uma gastrite que estará com você em seus momentos mais conturbados e essa é a realidade que muitas pessoas não veem ou se recusam a enxergar.

E Onde É Que O Crochê Entra No Meio Dessa História?

Para chegar na resposta para essa pergunta vamos primeiramente explicar que sob a ótica da medicina oriental, da medicina milenar oriental, que por sua vez vem tratando e curando as pessoas a muito mais tempo do que a medicina ocidental tal como a conhecemos, todo o corpo, a mente e até as suas atitudes e a sua fala estão muitíssimos ligados a saúde física que se manifesta no corpo. No ocidente muitas vezes as pessoas acabam negligenciando a medicina Oriental como se fosse algo inadequado e até inferior, sendo que o conhecimento e o alcance dos métodos orientais são muito maiores do que a nossa medicina permite, mas no Japão por exemplo, é onde estão as cidades com mais índices e registros de pessoas centenárias em todo o mundo e esse é justamente o país que mais se aplicam métodos da chamada medicina Oriental, com isso posso dizer que ao que me parece que ao longo do tempo ela vem demostrando muito bons resultados.

O ponto que muitas pessoas ainda tem uma grande dificuldade em entender, é que a medicina oriental não se trata apenas do tratamento imediato para enfermidades pontuais, ela engloba a saúde e o bom funcionamento da mente e corpo de maneira completamente integrada. Dessa forma atividades que ocupem a sua mente de maneira positiva são também medicinais, entre essas atividades claramente podemos destacar o crochê, que por sua vez além de fazer bem por ser uma atividade desestressante (claro que falamos isso quando a técnica é praticada em situações normais, sem pressão ou abusos de trabalho), quando o crochê é feito de forma saudável, ele acalma, melhora a frequência dos batimentos cardíacos, ele contribui também pelo bom funcionamento da mente e do corpo, lembrando que quando uma pessoa idosa está fazendo o crochê ela está se cuidando e mantendo a sua mente ativa, com isso a sua mente permanece jovem por mais tempo, afinal quem nunca viu uma pessoa de mais idade, normalmente idosa falando que um dos grandes segredos de se manter saudável e com boa saúde e fazer a cabeça continuar trabalhando e para isso o crochê é excelente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *