Para que o seu trabalho artístico saia perfeito, é preciso investir em materiais adequados e de qualidade. No caso da dobradura, a situação não é diferente. Se você pretende fazer dobraduras no estilo da técnica oriental do origami, em especial os básicos, procure escolher um papel que possua uma gramatura mínima de 75g/cm².
Normalmente, as gramaturas do papel são informadas na embalagem do produto. Caso o produto não seja comercializado na embalagem, não hesite em perguntar ao vendedor, já que um papel com a gramatura mínima informada acima é um dos principais segredos para que seu trabalho fique excelente.
O papel sulfite comum também é uma boa opção para se fazer uma dobradura, principalmente para quem deseja ingressar nessa arte, para evitar amassar os papéis mais elaborados que serão utilizados futuramente nos trabalhos destinados para presentear ou revender.
Assim que os origamistas pegam prática e se profissionalizam, também são muito utilizados para as dobraduras os papéis de presente, que dão um efeito especial às suas criações. Uma das profissionais mais famosas do meio, Kunihiko Kasahara, consegue elaborar incríveis dobraduras no formato de animais, utilizando esse material.
.