O Que é Arte Francesa?

O Que Arte Francesa?

A arte francesa, uma forma de artesanato, consiste em transformar uma imagem plana em alto relevo, porém, neste caso, além disso, ela ganha perspectiva e profundidade. Uma figura trabalhada com a arte francesa fica realista, charmosa e muito bonita. Nem toda imagem pode ser transformada com a arte francesa, porém, em uma grande parte a técnica pode ser utilizada. Depois de transformar a figura ela poderá ser usada em molduras para quadros, poderá decorar caixas, bandejas, puxa sacos e outras peças mais que mandarem a sua imaginação. Além disso, a técnica pode ser usada em peças de MDF que são feitas para esse tipo de uso.

Uma das coisas que mais chama a atenção quando nos deparamos com uma peça transformada com a arte francesa são os seus contornos. Além disso, não podemos deixar de dar destaque a percepção e a profundidade.

Para transformar uma imagem com a arte francesa, normalmente, se usa seis cópias da mesma figura, porém esse número varia de acordo com a quantidade de detalhes existentes no desenho. Quanto maior for o número de detalhes mais figuras deverão ser usadas e o trabalho terá um resultado melhor.

O trabalho é dividido em três camadas iniciais que são: fundo, meio e primeiro plano. Entre cada uma dessas camadas entram as camadas que chamamos de intermediárias.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_RVdtsbrrmc[/youtube]

Um Pouco Da História Da Arte Francesa

Apesar do nome arte francesa, a técnica artesanal, começou a ser usada inicialmente na Antiga China. Os chineses foram os pioneiros, porque já usavam a sobreposição, porém, simples, para fazerem trabalhos artesanais. Porém, o povo chinês usava a arte francesa para decorar móveis com figuras que posteriormente recebiam uma camada de verniz laca. O que nós conhecemos como móveis laqueados.

Já os franceses usaram a técnica com um toque de inovação incrementando o trabalho já utilizado pelos chineses, acrescentando figuras recortadas e essa novidade, que dava certo volume às imagens fez nascer a arte francesa. Ela nasceu como uma nova arte e não demorou muito saiu da França e conquistou também os espanhóis, os holandeses, chegou à Argentina e depois no Brasil. Até ganhar o mundo inteiro e se tornar um exemplo de charme, elegância e criatividade.

Voltando ao nome, a arte passou justamente a ser chamada de francesa, porque foram eles que melhoram o artesanato que era feito pelos chineses. Os franceses incrementaram com imagens ricas em detalhes, e esses, virariam praticamente uma tela em branco para ser aplicada a técnica. Era como pegar  uma tela em branco e pintar uma grande obra, isso era feito das imagens as quais eram aplicada a arte francesa.

Não é um exagero comparar um trabalho de uma figura com a arte francesa a produção de uma obra de arte. A técnica que prevê muitos detalhes é muito realista e expressiva e faz de uma simples imagem algo único.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1tO4g1rIZEA[/youtube]

A Diferença Entre a Arte Francesa e a Técnica Em 3D

É comum que as pessoas confundam a arte francesa com a técnica 3D, levando em consideração o trabalho em relevo e a profundidade do segundo, porém, são duas técnicas diferentes. Quando se trabalha em 3D se realiza somente uma sobreposição simples com a mesma imagem. Em geral, é feito o uso de 3 folhas e isso não permite que se tenha o mesmo realismo conseguido com a arte francesa.

Com a arte francesa se conquista o realismo porque ela nos permite criar movimento a uma figura, dá volume, enriquece o artesanato. Um desenho trabalhado com essa técnica fica mais real.

Material Necessário Para Aplicar Arte Francesa Em Uma Figura

5 papéis iguais, régua de metal, base de corte, estile de precisão e com cabo emborrachado, placa de found board, tesoura de precisão, cola spray, bisnaga de silicone, manta para bolear, revelo incolor 3D, kit boleadores

Algumas Dicas De Como Fazer:

  • A mesma imagem deve ser sobreposta em camadas.
  • Separe pelo menos 5 imagens iguais para trabalhar.
  • A imagem escolhida deve ser usada por inteiro para a primeira camada.
  • Você deverá usar uma placa found board 5 cm maior que a figura, aplique a cola e cole a mesma sobre ela.
  • Separe a figura para cortar por etapas.
  • Na segunda etapa, deixe a moldura e trabalhe com a parte interna.
  • Cada placa seguinte deverá ser colada naquela antecessora.
  • Quando chegar à quarta figura você deverá excluir todas as figuras que foram usadas até então, e em seguida, recortar as figuras seguintes.
  • Nesta fase deverá ser feito o bolear da manta, sobre a manta do lado avesso, o bolear da imagem que foi escolhida para trabalhar. Depois deverá ser usada a cola de silicone, aplicada sobre a terceira camada.
  • Na última figura devem ser escolhidas somente as imagens que estão em destaque no desenho.
  • Faça novamente o bolear, mas dessa vez, da peça e use o silicone na parte de trás para colar a última camada na anterior, isto é, a quarta na quinta.
  • O tempo de secagem, normalmente, é de 12 horas, que deve ser aplicado sobre o relevo incolor. Isso é um modo de destacar ainda mais a figura que foi trabalhada.
  • Depois o tempo máximo e final para que a imagem trabalhada em arte francesa seja trabalhada é de 1 hora e a peça já poderá ser emoldurada.

Algumas Dicas Para Usar a Técnica Da Arte Francesa

  • Não se pode nunca, em hipótese nenhuma, passar para a camada seguinte, sem que a anterior esteja muito bem seca. Se você não esperar vai perder o trabalho porque ela vai estragar, normalmente o relevo “escorre”.
  • Use sempre um estilete muito bem afiado para que o corte fique perfeito e porque é mais fácil de trabalhar com ele. Também é possível usar bandejas de isopor ou outro tipo chamado de depron, o mesmo usado na hora de fazer trabalhos usando a técnica patchwork.
  • Além do estilete, a tesoura também deve ser boa e com muita precisão.

A arte francesa não é simples, é preciso muita prática, porém, não é impossível de fazê-la. Tente quantas vezes for necessário até conseguir fazer a sua primeira figura, o resultado vale muito a pena.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *