O Diferencial do Artesanato Comestível

Todos nós já ouvimos falar de diversas formas de artesanatos, bem como suas técnicas diferenciadas e apuradas, todas para trazer o melhor em cada trabalho produzido. Mas você já ouviu falar de Artesanato Comestível? Pois é, ele existe e está mais alta do que se possa imaginar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=EtsSsae2xG8[/youtube]

A prática do Artesanato Comestível começou a surgir a partir da necessidade de se fazer produtos alimentícios com a aparência mais perfeita possível, especialmente produzidos para a venda e também para enfeitar diversos tipos de eventos, como festas de aniversário, casamento, formatura e até eventos empresaria, cujos doces levam o logotipo da empresa. Tudo personalizado, lindo e extremamente saboroso, digno de ser chamado de artesanato.

Estes artesanatos podem ser feitos das mais diversas matérias primas, inclusive do tão querido Biscuit, a partir do qual podem ser produzidos os mais variados enfeites.  Eles servem para deixar todas as festas ainda mais bonitas e sofisticadas.

Massa de Biscuit Comestível

Para começar a fazer planos com o artesanato comestível, vamos dar a receita da massa de biscuit comestível e gostosa para enfeitar e valorizar as mais diversas ocasiões.

Receita – Ingredientes

  • 1 pacote de 12 gramas de gelatina em pó sem sabor ou duas colheres de sopa
  • 5 colheres de sopa de água (serão usadas para dissolver a gelatina)
  • 1/2 de açúcar de confeiteiro peneirada por três vezes (reserve mais ou menos 100 gramas desse açúcar para trabalhar a massa depois)
  • 3 colheres das de sopa de goma adraganta (derivado da celulose de algodão e madeira, utilizado como espessante)
  • 2 colheres das de sopa de glucose de milho (têm de ser dissolvidas em meia colher de água)
  • 3 colheres das de sopa, rasas, de gordura vegetal hidrogenada (geralmente vendida em pacote, podendo ser encontrada na geladeira dos supermercados)
  • 100 gramas de maisena (amido de milho)
  • 1 clara de ovo (deve ser de ovo grande, caso seja pequeno, utilize duas unidades)
  • 1 peneira bem fina para usar no açúcar de confeiteiro
  • 1 panela média com revestimento antiaderente e uma colher de silicone ou de pau

Lembrando que todos os ingredientes aqui citados podem ser facilmente encontrados em qualquer loja que venda produtos para confeitaria e são todos próprios para o consumo de adultos e crianças. Caso não tenha lojas do gênero em sua cidade, pode comprar os produtos através da internet e serão todos entregues em sua casa.

Receita – Modo de Fazer

Na panela citada, com revestimento em antiaderente, vá dissolvendo aos poucos a gelatina, com a ajuda das colheres de água fria.  À gelatina, adicione os 400 gramas de açúcar peneirado por três vezes, também a goma adraganta, a glucose de milho, a gordura vegetal hidrogenada e a clara de ovo.

Misture tudo muito bem com a espátula de silicone ou colher de pau até sentir que está tudo liso, ou seja, sem grumos ou caroços. Então, leve ao fogo, de médio a baixo, mexendo sempre, sem parar até que mistura adquira a consistência de um mingau e comece a desgrudar do fundo da panela, semelhante ao que acontece com o brigadeiro. Tire do fogo e deixe esfriar por no mínimo vinte minutos. 

Depois, em uma superfície de mármore, madeira lisa ou até mesmo fórmica, polvilhe um pouco de maisena e despeje por cima a massa já fria. Trabalhe essa massa da mesma maneira que se faz com a massa de pão, amassando muito bem e levando de um lado para o outro.

Se sentir dificuldade, ou a massa estiver grudando, vá acrescentando aos poucos a maisena e o açúcar que já estava separado para este fim, e continue sovando até que ela atinja uma consistência firme e totalmente homogênea. É possível que não necessite o uso de todo o açúcar separado e nem da maisena. O importante é que a massa fique elástica, macia e solte com facilidade das mãos, sem grudar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=YzFHwsBmdhU[/youtube]

Utilidade da Massa       

Esta massa serve para modelar bichinhos, paisagens, fazer cobertura de bolo, laços, bolas, o que mais sua criatividade inventar, fica a seu critério. Mas serve para qualquer tipo de atividade e enfeite, sendo muito fácil seu manuseio e ainda possuindo um sabor bastante agradável.

Como Tingir a Massa     

O ideal é que a massa seja tingida somente no momento de utilizá-la e ainda, somente a porção necessária sem que desperdice grande quantidade de massa. O corante comestível é o indicado para colorir a mistura e basta colocar algumas gotas na massa, manuseando até obter a cor desejada de maneira igual. 

Dicas Especiais

A massa pode ser conservada dentro da geladeira, envolta em filme plástico e colocado dentro de sacos plásticos por no máximo seis meses. Após esse prazo, é aconselhável que esta seja descartada. Se quando for usar a massa, ela estiver um pouco dura ou rígida demais, coloque por apenas três segundos no micro-ondas na potência máxima e ela voltará ao normal, pronta para a modelagem.

Tudo o que for feito com essa massa de biscuit comestível são as mesmas coisas feitas com a massa comum, que depois de modelada, se deixada em contato com o ar, ficam duras e enfeitando a qualquer tipo de mesa e eventos variados. Ao contrário da massa comum, a comestível endurece e fica açucarada, fazendo a alegria da crianças e dos adultos que gostam de doce e morrem de vontade de comer uma joaninha, uma borboleta, um laço de bolo e tudo o mais.

Na internet, é muito fácil de encontrar formas de trabalhar o biscuit e ainda forminhas de silicone própria para modelar docinhos e personagens feitos com a massa comestível, inclusive podendo ser feitos em grande escala, o que facilita muito e trabalho e rende ainda mais. 

Preços 

Antes de fechar qualquer negócio feito com Biscuit Comestível, primeiro faça um cálculo preciso de quanto vai gastar de material, qual o custo de seus trabalhos e só depois dê seu preço final, para que você não fique no prejuízo. Lembrando que essa massa é ideal para confeccionar de tudo e trazer algo novo para o mundo do artesanato e dos doces de sua cidade ou região. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei,tudo lindo!

    Como poderia fazer uma cadeira comestivél?

    cledi 28 de setembro de 2014 12:55 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *