Miçangas em Chinelo

Chinelos

Se tem uma peça de moda que realmente pode ser considerado um patrimônio nacional brasileiro, essa peça é definitivamente o chinelo. Isso porque os chinelos em sua maioria, pelo menos no formato “havaianas” como conhecemos tão popularmente nos dias de hoje são uma invenção brasileira, invenção essa que no início era vista apenas como uma peça pratica e muito barata, sendo assim conhecida pelo uso das pessoas mais pobres financeiramente, mas que com um tempo se tornou fashion, cool, elegante e que pode ser usado em quase todas as ocasiões, é algo que é usado pelos brasileiros quase todos os dias de suas vidas.

Há indicações de que 2 a cada 3 brasileiros, compram ao menos um parzinho de chinelos por ano e por chinelo dizemos principalmente os calçados produzidos pela marca Havaianas. A primeira grande marca brasileira de chinelos foi a marca Havaianas, que por sua vez foi fundada na data de 8 de junho do ano de 1962, as havaianas originais foram inspiradas em sapatos que os japoneses costumavam usar com quimonos, esses sapatos eram feitos com materiais como palhas de arroz e lascas de arvores.

No ano de 1994, os executivos da marca que estavam pouco a pouco vendo uma venda que se tornava menor com o tempo, decidiram expandir o mercado e inovar no seu negócio, dessa forma passaram a investir tanto no design do sapato, quanto no seu marketing e assim começou uma campanha publicitaria para mudar a imagem das Havaianas. Essa campanha fortíssima acontece até os dias de hoje, mas ela foi realmente revolucionária em seus primeiros anos, podemos dizer os seus primeiros 10 anos.

Os primeiros anos da mudança de estratégia de marketing foram fundamentais para a mudança da mentalidade da população quanto a esse calçado. Uma vez que ele deixou de ser um calçado de bairro, calçado barato e sem graça para um ícone de moda. Ele deixou de ser desconhecido pelas classes mais altas e se tornou um companheiro recorrente das pessoas famosas, como muitos atores e celebridades brasileiras.

Essa repaginação dos chinelos foi inclusive uma porta de entrada dos chinelos brasileiros frente ao resto do mundo, uma vez que grandes top models brasileiras que trabalhavam em outros países adotaram de vez o look Havaianas, um dos maiores exemplos disso é a maior modelo brasileira, a nossa Gisele Bündchen que circulava para cima e para baixo com seus chinelos nos pés.

Gisele Bündchen de Chinelo

Gisele Bündchen de Chinelo

Variedades

Como já mencionado as variedades mudaram a indústria dos chinelos, não só no Brasil, mas em várias partes do mundo onde os chinelos brasileiros são altamente comercializados. Com uma grande gama de cores sendo vendidas, isso abriu espaço também para a imaginação popular e o início dos chinelos customizados.

Deve ser sempre lembrado que o brasileiro é um povo altamente criativo e que quando vê uma oportunidade de melhorar algo, ou de inovar alguma coisa geralmente ele põe em prática, com isso surgiram os chinelos customizados pelo povo. Isso constitui também o que chamados de artesanato, uma vez que as pessoas compram os chinelos e com as suas habilidades artísticas elas conseguem fazer com que essas peças se tornem ainda mais interessantes.

Uma das maneiras de fazer isso é fazendo a customização com miçangas, que é um dos tipos de customização de chinelos mais comuns e populares que existem no nosso país atualmente, cada artesão tem o seu próprio modo de fazer isso, mas o mais importante é que sabemos que o resultado sempre é interessante e muito, mais muito bonito.

Customização De Chinelos Utilizando as Miçangas

Algumas pessoas chamam de miçangas, muitas outras conhecem e chamam de miçanguinhas, mas o nome não importa, o que importa mesmo é que essas pequenas peças ao longo do tempo foram ganhando o coração dos brasileiros e é completamente comum ver nos pés das pessoas nas ruas um chinelo enfeitado com miçanguinhas.

É também muito comum achar esses sapatos para comprar, principalmente em feiras de artesanato, em lojas que vendem produtos menos industrializados e possuem uma pegada mais artística, etc., mas ainda há uma outra forma de obter os seus chinelos com miçangas, pois é completamente possível fazer você mesmo, ai na sua casa, apenas é preciso que você tenha todos os materiais necessários e também que você leia um pouco, assim como assista alguns vídeos se for possível sobre o tema, para que você saiba bem como fazer sozinho.

Na plataforma digital Youtube são encontrados centenas e até milhares de vídeos sobre o tema, para isso basta que você pesquise sobre o tema, mas de qualquer forma aqui vamos deixar um passo a passo básico sobre como fazer o seu próprio chinelo com miçangas, assim como também os materiais que serão necessários para que você possa fazer isso.

Fazendo O Seu Chinelo Com Miçangas

Materiais necessários para fazer o seu chinelo:

  • Um chinelo da marca de sua preferência, hoje não existe mais somente os Havaianas, pelo contrário, há uma grande gama de opções disponíveis, tais como os calçados Ipanema.
  • As miçangas de sua preferência, você pode encontra-las em muitas lojas de artesanato ou ainda em lojas que vendem materiais para confecção de bijuterias.
  • Tesoura.
  • Linhas para bordar, é aconselhável que essas linhas sejam ou da cor do chinelo ou da cor das miçangas, mas é sua escolha, algumas pessoas gostam de customizações bem coloridas. Normalmente se usa muito as linhas de nylon também, na espessura de 0,30 mm e uma quantidade de mais ou menos 3 metros e meio.
  • Agulha própria para o bordado em chinelos, que deve ser especificamente grande, assim como também deve ser grossa, normalmente os tamanhos utilizados são os 5, 6 e 7, no entanto, se você for trabalhar com miçanguinhas bem pequenas use as agulhas do número 9 para cima.
  • 1 alicate.
Fazendo O Seu Chinelo Com Miçangas

Fazendo O Seu Chinelo Com Miçangas

Como Fazer:

Primeiro para cortar a linha é aconselhável que você tire uma medida das tiras do chinelo e corte a linha de um tamanho que seja umas 10 vezes maior do que essas tiras juntas, depois prenda a linha ou nylon na agulha a ser utilizada e para finalizar e deixar fixo, finalize com fazendo um nozinho.

Espete a agulha de baixo para cima sempre e vá fazendo os desenhos e design escolhido por você adicionando aos poucos as miçanguinhas desejadas, após colocar as pecinhas na linha espete a agulha, agora de cima para baixo para que as miçangas sejam então fixadas no calçado. Em seguida repita os procedimentos até o final. Ao finalizar de um nó e deixe bem firme.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de aprender a fazer o chinelo bordado 16 obrigado

    maria madalena magnagnagno 26 de abril de 2012 14:23 Responder
  • olá gostaria se possivel onde adquirir as flores de missangas usadas nos chinelos

    rosangela 25 de dezembro de 2012 21:56 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *