O mundo das artes é muito vasto, sempre inovando nos seus métodos de produção. A arte é uma forma de expressão que pode variar muito de acordo com quem a produz. É muito relativo falar sobre, já que nem sempre o que uma pessoa considera como arte é considerada por outra, porém no final todo mundo julga como algo incrível e diferente da mesmice.
A arte faz diferença na vida das pessoas desde seu surgimento. Começando com pequenas pinturas nas cavernas, que na época era mais uma forma de linguagem do que arte, mas que foi se aprimorando e tornando grandes proporções. Depois há tanta evolução que em um simples texto não tem como contar a história inteira. Já pensou em cada detalhe para que uma escultura se tornasse como ela é? Como foi a produção das tintas que fizeram quadros maravilhosos? Ou sendo bem simples como foi pensado na carpintaria, na costura.
Esses últimos exemplos nem sempre são considerados como arte, porém sabemos que o artesanato faz parte da arte como qualquer outro ponto, principalmente no começo onde tudo era feito à mão. Isso mostra o quanto não valorizamos as profissões que também precisam de habilidade, criatividade e bastante talento
Você já percebeu que quem é artista ama o que faz? Já viu alguém sendo obrigada a viver de pinturas, por exemplo? Normalmente essas escolhas são bastante pessoais e envolvem muito amor e dedicação, principalmente se for levar em consideração a dificuldade de um artista se tornar bem sucedido.
Formas E Cores
São tantas possibilidades de se fazer arte, seja por meios físicos ou abstratos, mas que de alguma forma toca as pessoas. Pode ser passada de muitas maneiras, através de desenho, pintura, teatro, cinema, dança. Buscando sempre uma harmonia de detalhes, emoções e ideias.
Varia muito entre culturas, podendo ser ou não aceitada por outros povos. O Brasil grande como é tem dentro do seu próprio território culturas distintas a cada canto que você visita. Internacionalmente, as pessoas pensam é um grande exemplo de arte na época do carnaval, com tanto brilho, cor e muitas formas. A maioria dela é tudo feito de maneira manual. Mostrando o quanto o artesanato é importante na vida dos artistas.
O artesanato consegue passar de maneira clara e totalmente a mão muitas emoções, ajudando até mesmo em terapias para relaxar e aumentar a concentração. Tudo isso é possível graças a todo material disponível na natureza e até mesmo já industrializado.
Tudo pode ser usado na arte e o que mais tem chamado a atenção é quantidade de materiais que podem ser reciclados ou reutilizados. É uma garrafa PET, um caderno, um papelão qualquer coisa pode se transformar em algo novo e ainda ajudar o meio ambiente.
Brilho
Um divisor de opiniões, muita gente detesta os objetos brilhantes, preferindo tudo mais discreto e que não chame tanta atenção. Há aqueles que gostam de brilhos em detalhes, que optam por chamar atenção em um determinado ponto seja da decoração ou da roupa. E ainda existe as pessoas que gostam de colocar brilho em tudo que for possível.
Para isso existem muitos materiais que conseguem customizar algo que já está pronto e sem graça e deixar totalmente novo e destacado. Glitters, lantejoulas e outros materiais com cores bem chamativas são ideais para aqueles que querem incrementar.
Lantejoula
Usada principalmente na indústria têxtil, para decorar roupas, almofadas e outros acessórios. É comum ser usada em grandes quantidades para dar aquele contraste próprio. Para aqueles que nunca reparam, lantejoulas são discos que podem ser fabricadas com outras formas geométrica, sendo produzida em grandes quantidades e de toda cor possível.
Possuem um furo no centro para que seja fácil de costurar nos acessórios e podem apresentar bordas sextavada ou lisa depende da utilização. Uma moda que ficou muito famosa atualmente graças a tecnologia é o tecido feito somente de lantejoulas, chamado paetê. Imagina se isso fosse feito de maneira artesanal o trabalho que não daria para as costureiras.
Um vestido, saia ou qualquer parte de vestimenta feita de paetê é sem dúvida é totalmente chamativo, principalmente em baladas, pois a lantejoula reflete a luz e acaba sendo o brilho do local.
Um detalhe curioso é que para o uso no paetê, a lantejoula pode conter seu furo na ponta para que dê o caimento necessário para a roupa e normalmente são as lantejoulas lisas.