O conhecimento reflexivo, presente em todo ser humano, é o que origina a produção artística. A Arte nasce como meio de compreender e expressar os sentimentos a respeito do mundo em que vivemos. A vontade de superar apenas a existência biológica e migrar para o campo do conhecimento fortaleceu o homem para seguir ao encontro de produções que explicassem o sentido da vida. A fim de materializar o mundo das ideias e dos sentimentos, o ser humano vai criando aos poucos a Arte como a conhecemos hoje.
A Arte surge como meio de superar os medos e inseguranças de um mundo desconhecido. Apenas em 1100 a.C., nas civilizações da Grécia Antiga, a Arte passou a ser vista de modo racional. Isto significa que não estava ligada somente à religião e ao governo, nascia uma maior liberdade para a produção artística com a possibilidade de o artista imprimir uma avaliação sincera do mundo em que vivia, em sua obra de Arte. Isso foi possível pelo nascimento de um mercado artístico na região.
A diferença entre Arte e artesanato é simples. O artesanato está contido dentro do universo da Arte, consiste numa das formas de expressão artística. Assim como a música, o cinema, a arquitetura, entre outros; o artesanato também é uma das formas de Arte. Ele pode ser expresso de diversas maneiras, através de peças feitas de argila ou materiais naturais e também de produtos sintéticos como o EVA, diversos tecidos e materiais recicláveis.
Para confeccionar produtos artesanais basta ter uma habilidade nata. As técnicas podem ser aprendidas em diversos lugares, até mesmo na internet. Alguns sites oferecem cursos com apostilas bem didáticas a preços acessíveis, e, para quem preferir, diversas lojas físicas oferecem cursos de artesanato, normalmente com uma ou duas aulas por semana. Basta escolher que tipo de artesanato você prefere e buscar pelos cursos nos locais à sua escolha.
Um dos sites que oferece cursos para aprender o artesanato é o www.artesanatonarede.com.br. Entre as opções de curso, estão peças feitas com sabonete, madeira, vidro, gesso, EVA e biscuit. Além disso, alguns cursos ensinam técnicas de scrapbooking, crochê, ponto-cruz e tricô. Para maiores informações sobre compras e inscrições, acesse o site do Artesanato na Rede. Existem possibilidades de sites que oferecem cursos para aprender técnicas de artesanato gratuitamente.
Para encontrar cursos de artesanato em locais físicos, você pode procurar também na internet. Faça uma busca com as palavras “curso de artesanato em” e coloque o local que deseja encontrar o curso.
Diversos resultados aparecerão, basta então você selecionar algumas opções mais próximas ao local em que você mora, para comparar preços. Para fazer artesanato, basta ter muita criatividade e dedicação; os produtos feitos à mão por você podem ser vendidos e revertidos em uma renda extra para a família.
muito bom saber criar uma arte para que depois sejam feitas varias copias para artesanato