Dicas de Decoração para Luminárias

Ah, as luminárias… Quando Thomas Edson inventou a lâmpada jamais iria imaginar que as luminárias serviram para abrigar a sua potente invenção. Afinal, naqueles tempos jamais se imaginava nada. Atualmente com a modernidade e a criatividade aguçada de alguns artistas, o mercado é invadido por uma quantidade considerável de abajures e luminárias de estilos diferentes, modelos totalmente criativos e até mesmo sustentáveis, sendo produzidas com materiais recicláveis. Se Thomas Edson estivesse vivo, com certeza ele dormiria com uma luminária super decorada ao lado de sua mesinha de cabeceira. Isso viria muito a calhar, já que o inventor temia mais o escuro do que a própria morte. Neste artigo, vamos conferir dicas imperdíveis sobre decorações de luminárias.

Confecção

Muitas dessas luminárias são feitas por artesãos e podem ser encontradas em feirinhas. Na verdade, essas são as mais criativas. A confecção de abajures é feita para visar a decoração de quartos, salas, corredores e até mesmo cozinhas, quando a luminária combina bem com o ambiente onde será colocada. Segundo especialistas: “Além de oferecerem iluminação diferenciada conforme seu tipo, modelo, lâmpada e área de aplicação. Com a grande diversidade de peças comercializada no mercado com finalidades e variações diferenciadas, é possível atingir variedades em tons e tipos luminotécnicos”.

Quando são confeccionadas com materiais reaproveitados, a imaginação deixa as mãos artesanais serem levados por uma onde de criatividade e diversos modeles podem ser criados: “Esse tipo de luminária pode ser encontrado em comércios e feiras de artesanatos, assim como podem ser confeccionadas em casa”.

Materiais Reaproveitáveis

dicas-de-decoracao-para-luminarias-20

Muito daquilo que jogamos no lixo, poderia ser utilizado novamente para criar certas peças. As luminárias estão entre os objetos mais produzidos com esse tipo de técnica mais do que sustentável, é um verdadeiro favor ao meio ambiente: “materiais que comumente seriam descartados ou considerados sem utilidade, como palitos de picolé, filtro de café, garrafas pet, canos de PVC, tambor de máquina, barbante, bambu, rendas, vasos, potes de vidros, garrafas, xícaras entre outros materiais.”, explicam os decoradores que aderem ao modelo sustentável de criação das luminárias.

Estética

“A criação e produção de uma luminária artesanal exige imaginação, criatividade certa habilidade e conhecimento para manipular os objetos.” Este é o principal lema usado pelos decoradores de plantão, que acreditam na estética vinda da imaginação humana. Dependendo do material a ser manuseado, a técnica pode gerar diversas formas diferentes e criar até mesmo um novo conceito estético. Para quem gosta de inovar, é uma ótima opção utilizar certos materiais para deixar a imaginação fluir.

Ideais Alternativas

1.Um das ideias mais alternativas que existem no mercado para criar as luminárias diferenciadas é a utilização de pisca pisca de Natal. Tendo alguma habilidade com eles, você pode criar ideais alternativas para decorar a sua luminária da melhor forma possível. Neste caso, não é preciso ter muitas habilidade de eletricista, já que os pisca piscas se ligam na tomada e tudo fica super bem iluminado. Usando essas luzinhas, arames e um pouco de criatividade, uma luminária diversificada poderá ser facilmente produzida.

2.Uma outra ideia é usar garrafinhas de vidro ou de plástico para criar um lindo lustre para a sua cozinha. Geralmente as transparentes são ideais para esse propósito criativo! Agora, as técnicas como eletricista deverão ser colocadas em prática. Se você não tiver nenhuma habilidade para isso, peça ajuda!  Corte o fundo da garrafa e use o bico pra segurar o soquete da lâmpada. Pronto! Uma ideia incrível para decorar, não é?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CINBvxPuPPs[/youtube]

3. Escorredor de macarrão também pode servir como luminária. Mas não fique espantado porque a ideia é super agradável. É só usar aquele escorredor velhinho que ninguém usa mais e, mais uma vez, abusar da boa vontade de um eletricista para  colocar a lâmpada. Esse tipo de luminária ficar super bem em uma sala de jantar, por exemplo. Vai dizer que não combina? Se a sua cozinha também faz o estilo Vintage, o escorredor de macarrão salvador pode ser usado como lustre também. Fica super legal!

4. Quem disse que potes e copos de vidro só servem para guardar biscoitos e colocar bebidas? Eles servem como ótimos abajures e lustres também. É só colocar uma lampadazinha que fica tudo iluminado e muito divertido. Este tipo de luminária também é bom para cozinhas e para o quarto da garotada. Use lâmpadas coloridas para dar um efeito bem legal no vidro.

5. Mais uma opção é usar xícaras grande ou pequenas, de porcelana ou até mesmo vidro, para criar mais uma luminária alternativa. Ficam um charme atambém faz o estilo vintage de ser! Você também pode usar taças de vinho ou outras bebidas para criar um efeito mais rústico e de luxo. Pegue várias taças e junte para formar um lustre bem bacana e que muita gente vai admirar!

Para conferir as fotos de cada uma dessas ideias, banda acessar o link logo abaixo. Só naõ vale se apaixonar, ein!

http://blogdedecorar.blogspot.com.br/2012/10/quer-ideias-incriveis-e-alternativas-de.html

Luminária de Barbante

Luminária de Barbante

Luminária de Barbante

Uma ideia super bacana e que muito pouca gente conhece é criar uma luminária feita somente com barbante (e uma lâmpada, é claro). O visual fica lindo, pois p efeito do barbante com a luz cria um ambiente diferencialmente iluminado. É um processo muito econômico  já que o material utilizado não custa mais do que a casa dos centavos! Para fazer, confira o material abaixo:

– 1 kg de cola branca extra (rótulo azul, que é de melhor qualidade)
– 300 gr de barbante (pode variar pois você pode fazer um lustre bem vazado ou mais fechado)
– 1 bexiga de festa de aniversário
– 1 bacia ou qualquer outro recipiente para umedecer o barbante com a cola
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HySdJvS6E0E[/youtube]
1.Comece enchendo a bexiga até o tamanho que precisar. Pendura em um lugar bem fácil de trabalhar.
2.Faça uma marcação bem discreta no topo da bexiga para deixar a abertura por onde vai entrar o bucal com a lâmpada.
3. Umedeça bem o barbante a ser utilizado na cola.
4. Vá passando pela bexiga assim que o barbante estiver mais ou menos seco de cola
5. Passe os fios e coloque a lâmpada
Confira como irá ficar aqui: http://coisaspauli.blogspot.com.br/2012/09/ideias-para-decorar-luminaria-feita-de.html
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva 
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *