Dia do Artesão

Com a tecnologia, diversas profissões foram substituídas e até desapareceram de cena em várias partes do mundo, e uma delas, podemos citar o artesão, um profissional que é antigo, remoto e está cada vez menor em número no mundo. O artesão era o trabalhador que há muito tempo formava a classe mais baixa e básica trabalhadora em muitos países, e hoje, com o advento da tecnologia, perderam um pouco do seu espaço, mas ainda existem em cada região, trazendo para as pessoas um pouco mais da cultura local, sendo suas peças únicas e feitas à mão. Aqui você saberá um pouco mais sobre o Dia do Artesão com nossas dicas, e ficará muito bem informado! Confira!

Dia do Artesão

Dia do Artesão

O artesanato hoje em dia não é mais considerado um tipo de produção muito eficiente, visto que vários produtos são muito mais rapidamente confeccionadas a partir de fábricas, e em sistema de produção ramificado, o que otimiza o tempo, e assim ajuda nos prazos. Porém, a exclusividade gera interesses e a profissão hoje em dia está voltando a ter seu devido valor. Normalmente, o contato que alguém tem com artesanato, está basicamente nas lembranças de viagens que geralmente as pessoas fazem e adquirem os produtos, ou até nas lembranças de festas de casamento, que por exemplo, são preparadas à mão, com muita delicadeza, como espécie de símbolo da união dos noivos.

Dia do Artesão

Dia do Artesão

Dia do artesão é uma data muito justa para estes profissionais, e está focado na valorização dos mesmos, que a cada dia põem sua arte em prática e conseguem agradar muitas pessoas pela beleza e funcionalidade de certos produtos. A indústria da moda hoje em dia fabrica peças exclusivas e artigos de luxo, fazendo uso do artesanato, o que é muito legal para a valorização do profissional, e que encarece o preço dos produtos por tomar muito mais tempo para ser feito. Comemorado no dia 19 de março, o Dia do artesão está voltado para as pessoas que praticam arte e trabalhos manuais.

Dia do Artesão

Dia do Artesão

Em todo o Brasil, diversos eventos para comemorar a data marcam o cenário de várias cidades, inclusive as feiras de artesãos com obras de vários tipos de valores para a apresentação ao público. As escolas primárias principalmente são algumas das instituições que se lembram da data, e incentivam os alunos a conhecerem um pouco mais sobre a profissão e seu devido valor dentro do mercado cultural e comercial. Alguns artesãos podem ganhar muito dinheiro com o seu trabalho, dependendo muito do tipo de trabalho realizado, mas a realidade é que muitas pessoas acabam vivendo em pobreza extrema por comercializarem produtos com baixíssimo valor, diante da falta de interesse de algumas culturas na valorização desse tipo de trabalho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *