Como Usar Agulha Mágica na Talagarça

A técnica de usar a agulha mágica, mas que é mais conhecida por Ponto Russo, se traduz em uma verdadeira terapia, que dá vida a belos trabalhos que encantam a todos.

Enquanto isso, a talagarça é um material usado com mais frequência em trabalhos de tapeçaria. Trata-se de uma tela produzida em tecidos cujos fios ficam mais ralos, com mais espaço entre eles. Com isso, ele fica perfeito tanto para tecer quanto para bordar.

É uma arte bem antiga, mas que conquista cada vez mais adeptos por toda parte. A talagarça consiste em um tecido bem encorpado, com fios em diversos tamanhos diferentes, para que possamos realizar uma série de trabalhos diferentes.

Em geral, o espaçamento dos fios é o que irá conferir maior praticidade na hora de trabalhar com a talagarça. Afinal de contas, qualquer pessoa consegue trabalhar com esse material sem grandes problemas, até mesmo quem nunca fez nenhum tipo de trabalho de artesanato.

No post de hoje, iremos aprender como usar a agulha mágica na talagarça e um pouco mais sobre a história desse tipo de artesanato. Então, continue lendo para conferir tudo aqui.

Passo de Como Fazer Tapete de Talagarça Usando Agulha Mágica

Materiais Usados:

  • Agulha mágica
  • Talagarça
  • Barbante ou lã na cor que desejar

Passo a Passo:

Como que o barbante na agulha mágica e pegue uma talagarça. Utilize a agulha com a pontinha para trás e com o buraquinho para a frente. Insira a agulha na talagarça até o final. Assim, quanto mais gominhos forem deixados, maiores serão os pontos também.

E assim você deve fazer por todo o tapete. Enfiando a agulha até a altura que desejar, e retirando devagar. Vale frisar que é necessário ter muito cuidado no momento de puxar a agulha. Se você puxar demais, irá desmanchar o ponto.

Enfim, é super fácil usar a agulha mágica para talagarça.

Agulha Mágica

Agulha Mágica

Bordados Feitos na Talagarça

Os bordados feitos na talagarça fizeram muito sucesso entre os anos de 1970 e 1980. No entanto, a arte ganhou especial destaque como trabalho terapêutico e, principalmente, como uma fonte de renda. Em especial as tapeçarias e também os bordados livres, pois ambos se tornaram muito populares.

Nos dias de hoje, encontrar trabalhos em talagarça não é mais tão fácil. E ela passou a ter desenhos em sua própria tela, utilizando guia das cores, que ajudam bastante na hora de bordar.

Sendo assim, a partir desse momento, basta adquirir linhas grossas e lã, tesoura e tapeçaria. E dar início aos trabalhos.

Os trabalhos em talagarça nos permitem criar vários pontos dos bordados, como é o caso do ponto cruz, do gobelin e do ponto meia. Nesse caso, você só precisa introduzir a agulha mágica na talagarça de baixo para cima.

E, depois, sair com a mesma na trama seguinte acima, na sua direita, dando origem a um ponto diagonal. Por fim, basta seguir a sequência do desenho que escolheu, para que possa preencher todo o bordado.

Dicas de Artesanato em Talagarça

Se você quer criar trabalhos para tornar a sua casa aconchegante, uma dica é apostar nos tapetes em talagarça. Abaixo, iremos aprender a fazer um lindo tapete de talagarça usando corda feita de algodão.

Nesse trabalho, nem é necessário utilizar agulha de crochê. E nem mesmo ter afinidade ou habilidade com trabalhos de artesanato, tamanha a facilidade em fazer. Então, confira abaixo:

Passos De Como Fazer Um Tapete De Talagarça Usando Corda Feita De Algodão

Materiais necessários:

  • Talagarça, do tipo com maior espaçamento entre as suas tramas
  • Corda feita de algodão
  • Elástico de silicone usado para prender os cabelos, de preferência os transparentes
  • Tesoura

Passo a passo:

Use as cordas de algodão para fazer as tiras. Todas elas devem ter o mesmo tamanho (4cm é uma boa medida).

Em seguida, comece a inserir as tiras nas tramas ou orifícios da talagarça. Para isso, dobre ao meio um pedaço da corda ao meio e passe a tira já dobrada na parte de baixo das tramas da talagarça.

Feito isso, amarre as duas extremidades da corda. Para fazer isso, amarre a corda cujas extremidades estão para cima. Use 2 ou 3 elásticos de silicone para os cabelos. Dessa forma, ela irá formar algo parecido com um pom-pom, ficando presa na talagarça.

Agora, repita todos os passos descritos acima, até preencher todas as tramas, de forma que se forme um tapete de talagarça bem felpudo e aconchegante. Ao final, para que ele fique ainda mais macio, a dica é unir todas as tiras do algodão entre elas mesmas, com elástico de silicone, na superfície do seu tapete.

Artesanato em Talagarça

Artesanato em Talagarça

Como vimos, é muito fácil de fazer esse tapete de talagarça usando corda feita de algodão. Afinal de contas, só e preciso amarrá-lo por inteiro com elásticos de prender os cabelos. Ou seja, ele não necessita de nenhum outro material para realizar a amarração.

Enfim, com essa ideia simples, prática e barata, você muda a decoração da sua casa, e a deixa com um ar bem mais aconchegante.

A procura pela talagarça é imensa. Afinal de contas, ele pode ser usado para a confecção de uma enorme variedade de trabalhos diferentes, e também a grande variedade de pontos que podem ser feitos com a talagarça.

As fábricas que produzem a talagarça devem sempre usar produtos de boa qualidade para a sua confecção. Afinal de contas, elas devem ser capazes de sustentar muito bem os bordados feitos com esse material.

Para isso, deve empregar equipamentos e técnicas certas, usando materiais de excelente qualidade.

Com a talagarça, você pode criar uma série de trabalhos e pontos diferentes. Sendo que os itens mais comuns são os tapetes de talagarça. E o melhor é que, conforme o tamanho das tramas, você pode criar trabalhos com os mais variados tamanhos, para usar em diversas partes da casa.

Enfim, agora que você já conhece mais sobre a talagarça e as suas aplicações, é só começar a criar os mais variados itens para decorar a sua casa, para dar de presente, e até mesmo para ter uma fonte de renda extra.

Afinal, os tapetes em talagarça não exigem nenhum conhecimento prévio da arte. É super simples. Sem contar que também é uma excelente forma de distração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *