Como Surgiu Macrame? Qual A Sua Historia? Como Chegou No Brasil?

Artesanato

O artesanato além de ser uma expressão de cultura popular é também uma importante fonte de renda dentro do Brasil. Se considerarmos todos os problemas sociais que existem em nosso país e a falta de opção das populações mais pobres, podemos ver que para muitas pessoas o artesanato é um salvador de vidas, é uma fonte de renda complementar ou até mesmo a única fonte de renda para por comida na mesa de uma família.

Neste ponto podemos dizer que mais do que arte e cultura, o artesanato também invade o âmbito social e faz profundas mudanças na sociedade. Olhando por esse ponto de visto é extremamente importante que nós como brasileiros e a sociedade em geral, possam olhar para esse trabalho e conseguir dar valor a mão de obra, ao tempo e a dedicação empregados neste trabalho.

Muitas vezes ainda temos a tendência, principalmente em nosso país de olhar para peças artesanais sem ver a grande arte que está ali, sem ver o valor do trabalho manual e único. Esse é um grande problema que chega a ser uma grande ironia brasileira, em um país tão expressivo em cultura popular, temos muita dificuldade em reconhecer e valorizar a tal cultura e arte feita pela nossa população.

Isso porque ao crescermos muitas vezes não somos incentivados por nossos pais a valorizar a cultura brasileira, as nossas tão lindas raízes, não somos incentivados pelas escolas e nem pelos meios de comunicação. É uma pena que um país tão cultural e expressivo, forma cidadãos tão pobres em cultura.

O ponto é que temos incríveis artesãos dentro do nosso país, que estão fazendo trabalhos incríveis, nas mais diversas áreas da arte e da cultura, nas mais diversas vertentes e técnicas de artesanato.

Há tantas ramificações dentro deste tema que fica até mesmo difícil definir algo mais especifico, sem ficar citando milhares de vertentes. Há o artesanato em biscuit, o artesanato na folha de bananeira, o artesanato na palha, o artesanato com pintura, o artesanato com crochê, o artesanato com lã e também o artesanato com o famoso macramê, mas não para por aí, citamos apenas alguns exemplos, essa lista é extensa e longa.

Macramê

Macramê

Macramê

O macramê é muito falado dentro do universo artístico, do universo do artesanato, mas o que exatamente é isso, o que é macramê?  Para ser mais especifica devo dizer que o macramê na verdade é uma técnica de tecelagem com uma linha mais grossa, só que ao invés da tecelagem tradicional em máquinas próprias, o macramê é feito de maneira manual. Ele é um conjunto de nós feitos com uma mesma técnica, são nós que tem a função ornamental e não só a função de prender ou segurar alguma coisa.

A origem desse nome é ainda discutida, uma vez que pode ter surgido em duas vertentes, tanto em uma ramificação árabe, quanto em uma ramificação turca. Buscada na língua árabe, tem-se a palavra migramah, essa palavra é uma das palavras usadas para aquela cobertura que as mulheres árabes usam em sua cabeça, ou também para definir um xalé (peça de vestuário feminina, que se assemelha um pouco à um cachecol), na língua turca a palavra indicada é makrama, que por sua vez significa toalha e também lençol com franjas, um grande indicativo para essa origem é a palavra franjas, que muito tem a ver com a visão estética de uma pessoa em macramê.

Alguns dizem que foi uma técnica que surgiu com os mouros, alguns dizem que foi uma técnica que surgiu com os árabes, lembrando que ambos habitavam terras muito próximas, ali onde está situado o Oriente Médio e Sul do continente africano. O ponto é que foi levado até a Europa por esses povos e a partir de então teve uma grande aceitação e caiu no gosto da população europeia da Idade Média.

Primeiramente ganhou os espanhóis e os franceses, estes últimos inclusive aperfeiçoaram muito a técnica, introduzindo tecidos e linhas novas, levando as técnicas de macramê antes desemprenhadas de maneira simples a outros patamares, passou a ser usado nas casas das mais importantes pessoas da sociedade e também nas igrejas. Em seguida chegou até a Itália e mais tarde no século XVII, chegou também até a Inglaterra, mas nessa altura já havia chego em todos os reinos europeus.

Muito foi utilizado dentro da igreja católica, passou a ser um dos constituintes obrigatórios dos itens de decoração nas igrejas e nos conventos, onde a técnica foi aprendida e muito treinada por freiras da época. O macramê que é uma espécie de nó ornamental, bonito e decorativo, passou a ser um item de arquitetura, um item de estilo e um item obrigatório para os descolados da época.

Apenas a título de curiosidade é interessante ressaltar que um dos mais antigos registros que se têm hoje do uso do macramê, é em pinturas e esculturas tanto dos povos babilônios, como dos antigos povos assírios, mas também já foi visto em registros milenares chineses e também egípcios.

Mesmo tendo se tornado um grande queridinho da decoração e moda europeia, foi durante o reinado da rainha Vitória da Inglaterra, uma das rainhas que mais lançou moda e tendências na história da Europa, que é a famosa rainha que popularizou o vestido de noiva branco que até hoje se usa, que o macramê se estabeleceu como o item mais popular da corte, se estabeleceu definitivamente como uma técnica que faz parte da história da Europa.

Macramê no Brasil

Bolsa de Macramê

Bolsa de Macramê

Até onde se tem conhecimento a técnica do macramê chegou ao nosso país, através dos milhares de colonizadores portugueses que chegaram em terras brasileiras, na verdade chegou principalmente por causa das mulheres que vinham da Europa para fazer roupas de casa, cama, mesa e banho para as ricas senhoras coloniais, que por sua vez acabaram por aprender a técnica. No entanto, com o passar do tempo essa arte do macramê foi se difundindo cada vez mais e assim, chegou também nas camadas mais baixas e simples da sociedade da época, chegou até as escravas.

Dessa forma tanto nas classes mais altas, quanto nas classes mais baixas a técnica foi se difundindo e passando de geração em geração, o que é importante dizer aqui é que se tornou parte da cultura brasileira e é até hoje reproduzida em lindas e trabalhadas peças. Atualmente vem sendo cada vez mais valorizado novamente e a técnica vem renascendo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *