Como Reutilizar o Papel de Sucata

Como Reutilizar o Papel de Sucata

Você já sabe como funciona a reciclagem do papel? Nosso tema de hoje foi pensado justamente para tirar todas as dúvidas a respeito desse assunto, que é uma maneira muito sustentável de colaborar com o meio ambiente.

Os papéis recicláveis não são exclusividade das grandes empresas de fabricação desse material. Você sabia que tem como fazer o seu próprio papel reciclável em casa, ou até mesmo dar outros destinos para aquele rolo do papel toalha, do papel higiênico, entre tantos outros materiais recicláveis?

Hoje, o nosso foco é nos papéis recicláveis. Por isso, separamos as melhores informações, para você aprender tudo sobre como reutilizar o papel de sucata. Portanto, continue lendo e confira tudo aqui.

5 Formas de Reutilizar o Papel de Sucata

Existem diversas formas muito interessantes de reutilizar o papel de sucata. Por isso, listamos abaixo algumas das principais delas. Assim, além de você reaproveitar o material, você ainda ajuda o meio ambiente, pois passa a produzir menos lixo. Por tanto, confira abaixo 5 dicas bem legais:

1 – Fazendo compostagem

Muita gente não sabe, mas os papéis de sucata podem ser usados na compostagem. Para isso, basta picá-los muito bem e misturá-los a outros tipos de adubos. Ele se transforma em uma excelente compostagem orgânica.

2 – Artesanato

Os trabalhos de artesanato são uma das melhores formas de reutilizar os papéis de sucata. Um exemplo é usar caixas de papelão para fazer lindos móbiles, porta-copos e coisas do tipo. Basta usar a imaginação, que você consegue criar os mais lindos objetos.

3 – Limpar espelhos e vidros

Essa ideia já é muito usada, mas não poderia ficar de fora dessa lista. Use os jornais velhos para limpar espelhos e vidros. Eles são ótimos aliados nessas tarefas.

4 – Faça lindos bloquinhos de anotação

Quando o papel estiver impresso apenas de um lado, você pode aproveitar o outro lado para fazer um lindo bloquinho de anotação. Sem dúvida, essa é uma das melhores maneiras de reutilizar papel de sucata.

Reciclagem Geral do Papel Coletado

Reciclagem Geral do Papel Coletado

5 – Faça etiquetas reforçadas

Uma forma bem criativa de usar os papéis de cartões sem utilidade é fazendo etiquetas para usar em livros, cadernos, embalagens para presentes e muito mais.

Como é Feita a Reciclagem Geral do Papel Coletado?

O destino do lixo reciclável é a coleta seletiva. Assim, esses papeis são encaminhados para uma central, onde são separados de outros materiais de diferentes composições. Em seguida, eles são agrupados em fardos. Sendo, posteriormente, vendidos para empresas específicas, que trabalham com a reciclagem

Nessas empresas, os papeis são pesados e separados de acordo com a quantidade de sujeira contida, e também de acordo com o tipo especifico de papel. Assim, os papéis mais limpos acabam por gerar um material de melhor qualidade. Dessa forma, eles mais interessantes para as vendas dessas empresas.

Após todo o controle de qualidade e separação, esses papéis são misturados com água, e passam por um processo de centrifugação, onde as sujidades são separadas das fibras de papel. Logo após, eles entram com alguns produtos químicos na composição para retirar a cor original das folhas, e passar por um processo de refinamento.

E então, após a entrada de mais alguns produtos, como amido de milho e sulfato de alumínio, é gerada uma massa que dará origem ao papel reciclado.

Qual a Importância de Se Separar o Lixo Orgânico e o Reciclável?

É importante separar o lixo pois o processo de reciclagem reduz o impacto sobre o meio ambiente, diminuindo a retirada de matéria prima da natureza. Com isso, evita-se o corte de árvores, além de promover uma maior economia de água e energia. Sem contar que exposição inadequada do lixo também é reduzida.

Além de todos esses benefícios, tem ainda a questão social, pois essa atividade, de separar o lixo reciclado, serve como fonte de renda para os catadores.

Nossas atitudes diárias têm impacto direto no meio ambiente. Portanto, fazem toda a diferença para o mundo. E a reciclagem tem um papel muito importante nessa questão. Pois é uma das mais importantes atitudes a serem tomadas no nosso dia a dia.

Lixo Orgânico

Lixo Orgânico

Existem muitas vantagens que acompanham a prática da separação do lixo como, por exemplo:

  • Alivia aterros sanitários e lixões
  • Auxilia no meio ambiente
  • Economiza recursos naturais
  • Reaproveitamento caseiro

Diariamente, segundo o Instituto Nacional de Saneamento Básico, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas só no Brasil, aproximadamente, 180 mil toneladas de lixo sólido. Ou seja, resíduos provenientes de diversas atividades urbanas, rurais, serviços de saúde, entre outros. Muitos desses materiais podem servir de matéria-prima para produção de outros produtos.

Dessas 180 mil toneladas, mais da metade é jogada, sem nenhum tipo de tratamento, em lixões a céu aberto, atrapalhando também a economia. Mas, apesar de todos esses dados, não são todas as cidades que possuem o serviço de coleta seletiva. O que não quer dizer que você não possa fazer a sua parte, separando o seu lixo e encaminhando a um destino correto!

Passos muito importante são dados no momento em que você decide fazer a sua parte.  Você contribui para a melhora nas condições de trabalho dos catadores, facilita o processo de compostagem, aumenta a taxa de reutilização, diminuindo o uso dos nossos recursos naturais e causando menor impacto ambiental.

O Que Não Devo Colocar no Meu Lixo Reciclável?

Existem alguns itens que até possuem o papel em sua composição. Porém, eles também levam outros materiais. E, muitas vezes, estão em péssimas condições, não podendo ser reutilizados. Esse tipo de material não deve ser misturado ao lixo reciclável. Abaixo, citamos alguns exemplos desses itens que não devem ser dispensados junto com materiais recicláveis. Confira!

  • Etiquetas adesivas
  • Fotografias,
  • Papel sujo
  • Papel sanitário
  • Papel carbono
  • Filtro de cigarro
  • Clipes
  • Grampos
  • Porcelanas
  • Pilhas e baterias
  • E muitos outros.

Como Produzir O Meu Próprio Papel

Fazer o seu próprio papel é mais simples do que parece, estamos acostumados a olhar alguma coisa que nos foge a compreensão e pensar que o procedimento por tras daquilo é complexo demais para que possamos reproduzir, mas não é verdade! Aqui temos um passo a passo explicado certinho para facilitar a reciclagem em casa e incentivar essa pratica.

Você Vai Precisar De Alguns Matérias, Sendo Eles:

  • Água
  • Liquidificador
  • Papel
  • Recipiente
  • Peneira ou tela
  • O primeiro passo é muito simples, basta você picar esses papeis em pedaços pequenos e deixar em um recipiente com água por cerca de 24 horas, assim as fibras do papel vao ser separadas, facilitando todo o restante do processo.
  • Bata o papel molhado no liquidificador até virar uma massa, dissolva bem os pedacinhos de papeis com as mãos antes de bater no liquidificador.
  • Despeje uma fina camada dessa massa sob uma tela ou peneira
  • Coloque um peso em cima dessa fina camada da massa de papel, um peso, para que o papel fique reto durante essa prensagem da massa.
  • Após vinte e quatro horas você pode retirar o peso de cima do papel e colocar para secar no sol ou em um ambiente seco

Caso nosso passo a passo ainda lhe pareça difícil, existem muitos vídeos explicativos onde é possível acompanhar todo o processo certinho e sem erros, para que você produza o seu papel da melhor forma possível, após isso é só aproveitar, um papel novinho e totalmente personalizado!

Por fim, precisamos dizer que existem muitas opções lindas e criativas com papeis reciclados, você pode fazer um caderno personalizado, rosinhas de papel, convites e muito mais, e se você quiser dar uma cor, basta acrescentar um corante no momento em que for bater a massa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *