Seja qual for o tipo de pintura que a pessoa deseje fazer em um pedaço de madeira, ela deve primeiro eliminar qualquer tipo de brilho e retirar as partes que estiverem soltas ou não aderidas de forma correta. Antes de aplicar o esmalte ou colocar o verniz na madeira, algumas etapas devem ser seguidas para que tudo saia a contento dos artesãos.
Todos os dois procedimentos requerem um tratamento específico da superfície da madeira, sendo necessário retirar qualquer tipo de brilho. Para fazer esse procedimento deve ser usada uma lixa adequada, e também retirar as partes que estiveram soltas ou então com pouca aderência, escovando ou raspando a superfície. Veremos agora para que sirvam os materiais usados para afazer esse processo:
Envernizar a madeira: Quando a madeira for nova ela deve ser lixada para eliminar farpas. Nas áreas secas, é preciso aplicar uma demão de seladora para madeira. Depois que ela secar deve ser lixada para eliminar o pó. Quando a madeira nova resinosa a superfície deve ser lavada com thinner, e a pessoa deve esperar secar para repetir todo o processo novamente, ou seja, lixar para eliminar farpas e limpar o pó.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XMW1HM5-d_U[/youtube]
Lixas: As lixas devem ser usadas exclusivamente para as madeiras. Elas têm diversas graduações que variam conforme a granulação da folha e sua espessura. É comum chamar essa especificação de grana, porém as numerações vão depender do tipo de lixa e do fabricante.
No entanto, se a pessoa quiser remover as várias camadas de tinta, é aconselhável usar solventes e até escovas de aço, que devem ser esfregadas suavemente, só para tirar as cascas de tinta, pois se isso não for feito a peça pode ser danificada.
Repintura: Para fazer a repintura é necessário lixar até que a superfície da madeira fique com uma aparência fosca. Na sequência o pó deve ser eliminado, pra que o processo de repintura pode ser realizado.
Aplicação de esmalte: Quando a madeira for nova deve ser lixada para retirar as farpas, depois deve ser aplicado um fundo nivelador para madeira, e na sequência as imperfeições devem ser corrigidas com massa especifica para madeira. Após a secagem, deve-se fazer o lixamento de novo para eliminar o pó.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=poA3JVyAuEU[/youtube]
Quando a madeira for resinosa, deve-se lavar a superfície com thinner, e depois aguardar que ela seque para depois repetir o procedimento. Uma demão deve ser aplicada no fundo da madeira, que deve ser lixada para que o pó possa ser removido. Depois as imperfeições com massa para madeira devem ser corrigidas.
Passo a Passo para Preparar madeira e Receber a Pintura
Antes de qualquer trabalho de artesanato seja ele pintura em moveis, sejam madeira, portas, entre outros, é de extrema importância fazer o preparo da superfície que recebera a pintura.
Materiais Necessários para Preparar Superfícies de Madeira:
– Lixa fina
-Pincel
– Lixa média ou grossa (para madeiras ásperas ou já pintadas)
– Removedor de tinta (Aguarrás, Thinner ou outro solvente).
– Selador universal
– Espátula metálica
– Panos
– Base niveladora para madeira
Primeiro Passo: a superfície deve ser bem lixada até que a pessoa obtenha a textura que deseja. Depois o pó acumulado deve ser retirado com um pano bem limpo. Na sequência, o removedor de tinta deve ser aplicado com um pincel, a espátula deve ser utilizada para terminar de retirar a tinta nas áreas que já foram pintadas. Após isso a pessoa deve lixar novamente com uma lixa mais fina e depois fazer uma limpeza.
Segundo Passo: Com um pincel, uma demão generosa de base niveladora para madeira deve ser aplicada, e depois deve ser deixada em algum lugar que seque completamente por 24 horas.
Terceiro Passo: Se a pessoa quiser fazer o nivelamento ainda mais da superfície, deve aplicar o selador universal para madeiras. Na sequência é só começar a fazer a pintura na madeira.
Dica Importante
Se a madeira que for trabalhada tiver muitas imperfeições em sua superfície, a pessoa poderá fazer correções utilizando massa epóxi da cor da madeira antes de iniciar o processo de pintura. Vale ressaltar que não pode deixar de lixar a madeira, e depois secar e limpar para que o trabalho fique perfeito.
Ilustrações do Passo a Passo da Técnica
Nas superfícies novas elas devem ser lixadas até que se obtenha a textura desejada. Como mostra a imagem do link abaixo:
http://cdn-flac.ficfiles.com/sites/bemsimples/files/img/a/12091429/casa-como-preparar-madeira-pintar-01-180×135-br.jpg
O pó acumulado deve ser retirado com um pano limpo. Como mostra a imagem do link:
http://cdn-flac.ficfiles.com/sites/bemsimples/files/img/a/12091429/casa-como-preparar-madeira-pintar-02-180×135-br.jpg
As superfícies pintadas ficam como mostra o link:
http://cdn-flac.ficfiles.com/sites/bemsimples/files/img/a/12091429/casa-como-preparar-madeira-pintar-03-180×135-br.jpg
O removedor de pintura deve ser aplicado com um pincel e a seguir a tinta deve ser retirada a espátula metálica. Como mostra a figura no link:
http://cdn-flac.ficfiles.com/sites/bemsimples/files/img/a/12091429/casa-como-preparar-madeira-pintar-04-180×135-br.jpg
Primeiro a madeira deve ser lixada com uma lixa grossa e, depois, com fina. Como mostrado na figura do link:
http://cdn-flac.ficfiles.com/sites/bemsimples/files/img/a/12091429/casa-como-preparar-madeira-pintar-05-180×135-br.jpg
Para as duas superfícies uma demão de base niveladora deve ser aplicada e depois esperá-la secar por cerca de vinte e quatro horas, como mostrado na figura do link:
http://cdn-flac.ficfiles.com/sites/bemsimples/files/img/a/12091429/casa-como-preparar-madeira-pintar-06-180×135-br.jpg
Pra finalizar o selador universal para madeiras deve ser aplicado até que superfície da madeira fique totalmente lisa como a pessoa deseja. Só depois é que ela deve ser pintada. Como mostrada n a imagem, do link:
http://cdn-flac.ficfiles.com/sites/bemsimples/files/img/a/12091429/casa-como-preparar-madeira-pintar-07-180×135-br.jpg
Considerações Finais
Nada há nada que fique mais belo do que um trabalho de artesanato que seja bem feito. No caso da preparação de madeira para receber qualquer tipo de pintura vale a pena o aparente trabalho que é necessário para concluir a técnica, pois o efeito é com certeza, muito bonito.
Seguindo todos os passos que foram acima descritos de forma simples, a pessoa não tem como errar. Além disso, pode utilizar essa técnica não só para enfeitar os cômodos de sua residência, como também para dar de presente a amigos e familiares, pois não há nada maia elegante do que presentar uma pessoa com algo feito pelas próprias mãos.
Quem quiser ganhar também um renga extra esse tipo de processo, ele é muito procurado por clientes interessados no resultado final das peças. Seja como for a preparação da madeira para receber as pinturas é um exercício mental muito bom, pois utiliza além das habilidades manuais a criatividade das pessoas.
Salete Dias