Você que ama chá e deseja ter uma caixinha bonita para colocar os seus sachês bem organizados, continue lendo esse artigo e aprenda a fazer uma linda caixinha de chá.
Que coisa maravilhosa é você poder criar alguns objetos, para deixar a sua casa cada vez mais com a sua cara, não é mesmo?
Pensando justamente nisso é que muitos objetos passaram a ser feitos com produtos baratos e de forma simples. Dessa forma, o estilo da pessoa molda a arte e cada peça se torna única.
Atualmente, o processo de artesanato tem sido muito motivado, principalmente para aqueles que gostam de desenvolver atividades manuais. Além disso, o artesanato também é ideal para quem gosta de utilizar materiais recicláveis. Isso ajuda a diminuir o acúmulo de resíduos sólidos, ajudando também o nosso planeta.
Graças ao crescente consumo de chás, muitas pessoas passaram a ajeitar um espacinho, ou um pequeno pote em seus armários, para poderem organizar os seus sachês de chá. Mas que tal você aprender a fazer uma bela caixa de chá? Então, vamos ao passo a passo completo:
Materiais Necessários Para Fazer Uma Caixinha De Chá
- Uma caixa em MDF, (o tamanho deve ser cerca de 23 cm de comprimento, por 19 de largura, e 8 de altura). Para esse modelo, você terá seis divisórias.
- 5 puxadores de madeira.
- 4 folhas de scrapbooking – dupla face, escolha a cor.
- Pincel.
- Cola.
- Tinta PVA branca e preta.
- Fita de cetim, com cerca de 3 mm de largura, a cor deverá ser de acordo com a estampa.
- Uma régua.
- Lápis preto de escrever.
Modo De Fazer a Caixinha De Chá
Com o auxílio de um pincel, pinte com tinta PVA preta as extremidades da caixa, ou seja, aquelas partes que não serão cobertas pelo papel scarpbooking. No entanto, recomendamos que você pinte um pouco mais. Pois, no processo de acabamento, isso poderá fazer toda a diferença.
Para fazer a parte de cobertura da caixa, você precisará seguir as medidas de cobertura de acordo com a caixa que você comprou, as que daremos abaixo se referem aquelas que deixamos claro no processo dos materiais, no tópico acima.
- 17 x 21 cm (duas vezes), para a tampa e o fundo da caixa.
- 5 x 21 cm (duas vezes), para a lateral (frente e fundo) na parte inferior.
- 5 x 17 cm (duas vezes), para a lateral (lados da caixa) na parte inferior.
- 2 x 21 cm (duas vezes), para a lateral (frente e fundo) na parte superior.
- 2 x 17 cm (duas vezes), para a lateral (lados da caixa) na parte superior.
Após o recorte do papel, você deverá usar mais uma vez o pincel só que, nesse momento, com cola, para espalhar com mais facilidade, e não ficar excesso de cola em sua caixinha.
Apesar de o papel que indicamos já possuir uma aderência, o uso da cola é para que, durante o seu uso, a caixinha não comece a perder o seu papel facilmente. Aplique cada pedacinho da caixa, um por vez, com cuidado.
Sempre que colocar uma parte, passe com um pano ou papel toalha. Dessa forma, evita a formação de bolhinhas ou imperfeições. Após a aplicação, é bem provável que você precise retirar alguns excessos. Para isso, utilize uma lixa de unha, sempre lixando de dentro para fora.
Depois disso, a parte interna terá sido concluída, vamos partir para a parte externa da nossa caixinha de chá. Lembramos que as medidas citadas são de acordo com a caixa usada. Se quiser fazer uma caixa for maior ou menor, faça as adaptações nos cálculos dos tamanhos.
- 18 x 22 cm (uma vez), para a tampa da caixa;
- 19 x 23 cm (uma vez), para o fundo da caixa;
- 2,5 x 23 cm (uma vez), para a frente na parte superior;
- 5,5 x 23 cm (uma vez), para a frente na parte inferior;
- 2,5 x 23 cm (uma vez), para o fundo na parte superior, fazer o recorte para as dobradiças, de 2,5 cm;
- 5,5 x 23 cm (uma vez), para a frente na parte inferior, fazer o recorte para as dobradiças, de 2,5 cm;
- 5,5 x 19 cm (duas vezes), para a lateral (lados da caixa) na parte superior;
- 2,5 x 19 cm (duas vezes), para a lateral (lados da caixa) na parte inferior;
Novamente inicie o processo de colagem do papel em sua caixa. Depois disso, você poderá optar em fazer ou não divisórias, e isso irá depender muito do estilo que você criará para a sua caixinha de chá.
Use a fita de cetim nas dobrinhas da caixa. Dessa forma, será possível você amenizar qualquer imperfeição que tenha ficado no processo de colagem.
Pegue os puxadores e cole quatro em cada extremidade inferior da caixa, pois servirá como pequenos pés de apoio. Não esqueça de colar o quinto, para fazer o papel de puxador de sua caixinha de chá. Depois de colar, você deverá pintá-los.
Caso tenha feito alguma divisória removível, você poderá colocar. Depois, é só usar a sua nova caixinha de chás.
O Uso das Caixinhas de Chá
Você não precisa usar as caixinhas de chá que você fizer apenas em sua casa. Uma ótima opção será usá-las para presentear as pessoas da família e os seus amigos. É uma ótima forma de agradar, pois é um presente muito criativo, e que pode ser feita no estilo da pessoa que irá receber.
Outra forma de aproveitar as caixinhas de chás é usá-las como lembrancinhas para diversos eventos, como casamentos, batizados, formaturas, aniversários. Elas não possuem um custo muito alto e ficam um charme.
E se você quiser desenvolver o seu espírito empreendedor, poderá fazer as caixinhas de chás para vender. Assim, além de fazer um artesanato muito bonito, ainda poderá criar seu próprio negócio, e garantir uma ótima renda extra.
Caso você queira realmente se aventurar nas vendas de caixinhas de chá, uma alternativa é você criar temas que sejam de acordo com os seus possíveis clientes, como por exemplo, temas de séries, filmes, livros, horóscopo, frases motivacionais.
O céu será o seu limite. Ouse, crie e inove. Use a imaginação para criar as mais lindas caixas de chás para vender, para presentear ou para presentear a você mesmo.