Como Fazer Vaso de Rolo de Papel Higiênico?
Quando o papel higiênico acaba, geralmente, a gente jogo o rolo fora, pois ele, aparentemente, não poderá mais ser usado para nenhuma outra finalidade. Porém, isso agora vai mudar!
A ideia de reciclar materiais está se tornando uma tendência pois, além de você economizar na hora de criar lindos itens para a sua casa, você também ajuda o meio ambiente, ao deixar de jogar muita coisa no lixo.
No post de hoje, iremos mostrar pra você que esse item pode ser usado para muitas coisas. E ensinaremos como fazer vaso de rolo de papel higiênico super prático e rápido.
Dicas Para Você Aprender Como Fazer Vaso de Rolo de Papel Higiênico
Materiais necessários:
- Rolos de papel higiênico (em quantidade suficiente para fazer um vaso no tamanho que você deseja)
- Prendedores de roupa
- Tesoura comum
- Régua
- Flores artificiais (na cor, no modelo e no estilo que você preferir)
- Pistola de cola quente
- Lápis
Passo a passo:
Para começar, tire as medidas das espessuras que você deseja que fiquem as partes, e marque-as nos rolos de papel higiênico. Uma espessura de 2 cm costuma ser o suficiente. Depois de recortar, é hora de colar uma tira na outra com a cola quente.
Faça um círculo com uma tira, e uma estrela estilizada bem no centro desse círculo, usando mais tiras. Se quiser, também pode fazer outro formato da sua preferência.
Em seguida, comece a colar as peças que serão usadas para fazer a base do vaso. Para evitar que as tiras saiam do lugar enquanto estão secando, uma dica é usar os prendedores de roupa para segurá-las.
Agora, faça o corpo do vaso. Para isso, cole as tiras sobre a base do vaso. Vá seguindo com o trabalho, formando o vaso do formato que desejar.
Para finalizar o trabalho faça a borda do vaso e deixe em repouso, até que a cola tenha secado por completo. Depois que estiver tudo seco, coloque as folhas artificiais dentro e pronto!
Artesanato Com Rolo de Papel Higiênico
Apesar de não ser algo tão atraente, o rolo de papel higiênico é prefeito para trabalhos de artesanato. Porém, se quiser deixar as peças ainda mais bonitas, e com um acabamento bem delicado, você pode pintar os rolos, ou pode revesti-los com tecido, papel ou qualquer outro material.
No artesanato, o que não falta são opções. E, com certeza, elas se adaptam muito bem para várias soluções. Você pode fazer os mais variados itens, desde os mais simples, até os mais trabalhados, para decorar todos os ambientes da sua casa.
Para te inspirar, listamos abaixo as mais diversas ideias de objetos para você fazer, usando o rolo de papel higiênico. Confira abaixo:
1 – Itens de Decoração:
- Vaso de rolo de papel higiênico
- Cortina de corações
- Canecas de enfeites, decoradas e pintadas
- Mosaico feito com tiras de papel higiênico
- Penduricalhos decorativos feitos de tiras de rolo de papel higiênico
- Decoração oriental usando esses rolos
- Luminárias de rolo de papel com furos, e coloridos por dentro
- Um quadro de estrelas decorativas
2 – Objetos Variados Feitos Com Rolo De Papel Higiênico
Usando a criatividade, você também pode fazer muitos objetos úteis para a sua casa. Abaixo, listamos itens variados feitos com rolo de papel higiênico. Acompanhe:
- Porta-trecos
- Acabamento em almofada de alfinete
- Suporte para celular
- Lindos porta-cartões
3 – Criando Peças de Artesanato com Rolo de Papel Higiênico Para Festas:
- Recortes de letras de papel
- Depois de pintar os rolos, eles podem ser usados como embalagens para lembrancinhas da festa
- Embalagens super divertidas para colocar talheres da festinha
- Enfeites para decorar o ambiente da festa, como foguetes, bichos, e muito mais…
- Personagens coloridos para a festa
- Penduricalhos para enfeitar as cadeiras dos convidados
- Porta guardanapo
- E muito mais…
O uso do rolo de papel higiênico para fazer artesanato é uma excelente ideia. Afinal de contas, todo mundo tem em casa. Além disso, ele é super prático de usar, e pode ser usado para a criação de uma infinidade de itens diferentes.
Além de tudo isso, o rolo de papel higiênico também é um item muito versátil quando o assunto é acabamento. Pois ele permite o acabamento nos mais variados materiais como, por exemplo, tecido, tinta, EVA, cortiça, dentre muito outros. Devido à tanta versatilidade, as peças feitas com esse item ficam ainda mais originais e criativas.
O Artesanato, a Reciclagem e a Sustentabilidade
À medida com que a população mundial aumenta, também cresce o consumismo. Por isso, conscientizar a população sobre a necessidade de reciclar é uma questão urgente. A melhor forma de fazer isso é dando exemplos. Para isso, devemos começar em nossa própria casa.
É muito importante criarmos o hábito de separar o lixo reciclável do lixo não-reciclável em casa. Isso estimula as crianças desde cedo a fazerem o mesmo. A família toda deve ser envolvida nessa tarefa.
A sustentabilidade são as atitudes humanas que têm como finalidade suprirem as necessidades atuais, do presente sem que, para isso, seja necessário comprometer, de alguma maneira, as futuras gerações.
Nesse contexto, a sustentabilidade orienta-se, basicamente, de três pilares. São eles: meio ambiente, economia e impacto social.
No entanto, para que a sociedade seja considerada realmente sustentável, ele precisa incentivar não só a conservação de todo o meio ambiente, como também o bem-estar social, assim como os ganhos econômicos, de forma que os 2 primeiros itens não sejam comprometidos.
Nesse sentido, trabalhar com material reciclado para criar peças de artesanato é uma das ideias mais criativas de contribuir com o meio ambiente. Como se não bastasse, também é uma ótima forma de ganhar um dinheiro extra, ou quem sabe fazer do artesanato a sua principal fonte de renda.
De uma forma geral, quando reaproveitamos um item que seria jogado fora, nós estamos contribuindo efetivamente para uma verdadeira cadeia totalmente sustentável.
Dessa forma, encontrar uma maneira de aliar o artesanato com a conscientização ambiental é uma estratégia super eficaz de envolver a família e a comunidade na luta para proteger o nosso planeta. Portanto, com uma simples ação, você não só ganha dinheiro, como também contribui para o meio ambiente, e conscientiza muita gente. Participe você também dessa corrente do bem pelo Planeta Terra! Comece ensinando seus filhos sobre a importância da reciclagem.