Como Fazer Um Jardim Aquático

Jardim Aquático: Mais Frescor e Natureza Dentro De Casa

Os jardins aquáticos, lagoas projetadas, piscinas e fontes têm sido parte de jardins privados e áreas civis desde os remotos jardins persas e jardins chineses. Eles são representados em cada época e cultura desde que jardins foram incluídos em seus ambientes. Até a idade industrial e a criação de bombas de água, a água não era reciclada, sendo desviada de rios e nascentes para o jardim aquático, saindo para campos agrícolas ou cursos de água naturais. O jardim aquático é um elemento que tem feito sucesso na área de paisagismo, pois ele deixa o ambiente com um visual diferente e tira proveito da purificação proporcionada pela água. A ideia também representa uma ótima alternativa para criar uma sensação de frescor no espaço.

Jardim Aquático: Mais Frescor e Natureza Dentro De Casa

Jardim Aquático: Mais Frescor e Natureza Dentro De Casa

Compactos, modernos e charmosos, os jardins aquáticos podem ser usados para decorar diferentes ambientes da casa, como a varanda ou alguma divisão interna. Além de o resultado estético atender as expectativas, o custo do projeto também costuma ser compatível com o orçamento dos moradores. O tamanho do recipiente que comporta o jardim aquático costuma variar, mas normalmente ele respeita as proporções do ambiente onde está inserido. Basicamente ele é composto por plantas aquáticas e subaquáticas, mas também é possível usar outros enfeites para ornamentá-lo, como é o caso das pedras.

Além das plantas crescerem dentro da água, o jardim aquático também pode contar com uma pequena fonte, que vai proporcionar um delicioso e relaxante barulhinho da queda d’água. Quando há um equilíbrio entre a flora e a fauna aquáticas, um ecossistema aquático é criado, que suporta uma água de clareza sustentável. Elementos tais como: fontes, estátuas, quedas d’água, pedras, iluminação debaixo de água, detalhamento da orla e cursos de água podem ser combinados com o lago para adicionar interesse visual e integração com a paisagem local e com o ambiente. Elementos ornamentais de água, sem plantas ou peixes são frequentemente chamados de espelhos d’água, apesar de um jardim aquático também poder ter uma superfície reflexiva espelhando com o cenário de fundo.

plantas crescerem dentro da água

plantas crescerem dentro da água

Como Fazer Jardim Aquático?

Veja a seguir o passo a passo para montar um vaso de plantas aquáticas:

  1. Providencie uma bacia sem furo e encha com água;
  2. Coloque um vaso com planta subaquática no centro da bacia (pode ser um Iris Louisiana). É importante trabalhar com alturas diferentes para dar a impressão de que se trata de uma estrutura de jardim;
  3. Em seguida monte a vegetação mais baixa, usando as plantas aquáticas para embelezar o espelho d’água (pode ser aguapé). Dependendo da espécie cultivada, o jardim aquático também se torna florido;
  4. Para renovar a água da bacia, basta irrigar e fazer com que ela transborde.

Observação: para evitar a proliferação do mosquito da dengue no jardim aquático, o morador deve pingar três gotas de cloro semanalmente na água.

Plantas Para Jardim Aquático

As plantas definidas como aquáticas são aquelas que flutuam na água, ou seja, que não possuem enraizamento no solo. Entre as espécies que costumam crescer nestas condições, vale ressaltar: folhas da ninfeia-azul, salvínia, aguapé, sombrinha-chinesa, alface-d’água e rainha-dos-lagos. As plantas subaquáticas também são muito usadas pela jardinagem, mas se diferenciam das aquáticas porque cultivam suas raízes na terra.

Outro bom jardim é o Jardim Aquático, uma espécie de jardim florido que usa flores e plantas aquáticas. Pode ser feito desde um laguinho no quintal até num vaso. Veja como é e como montar um Jardim Aquático em casa. Para fazer Jardins Aquáticos, você deve usar plantas aquáticas e subaquáticas, e elas podem ser usadas desde vasos gigantescos até pequenos recipientes onde apenas a água é o fator principal para a sobrevivência da planta.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PMdlufvyS_c[/youtube]

Os jardins aquáticos costumam ter um valor acessível, e são mais fáceis de serem cuidadas, já que apenas a troca de água já garante que suas plantinhas continuem vivas. Ter um jardim aquático é ótimo para trazer frescor e aquele ar de purificação que a água trás para a vida do homem. Uma forma de ter um belo jardim aquático, é usar fontes de água que são vendidas em casas de plantas e de decoração, e podem ser feitos em pedra, bambu entre outros materiais.

Você pode pegar um vaso redondo de vidro e colocar até um pouco mais da metade de água, e depois colocar as plantas ou um tipo específico de plantas. Não precisa colocar mais nada para que elas fiquem bonitas, apenas trocando a água em no máximo a cada três dias. As plantas aquáticas mais comuns são: Ninfeia azul que desaparece no inverno e reaparece na primavera, a Cavalinha, a salvina, a vitória régia, a sombrinha chinesa, a aguapés, a barba de serpente entre outras plantas que podem deixar sua casa mais bonita e agradável.

Mini Jardim Aquático

Material Necessário:

Solo fértil: a venda em boas lojas de produtos para aquários.
Água: Tratada com ante cloro ou guardada por mais de 24 h para perder o cloro, prefira usar o anti cloro que é mais seguro, também vende em lojas de aquários.
Vaso: De cerâmica ou barro cozido, evite os de plástico (pois ressecam e quebram com o Sol) e evite os de metal que reagem com a água e os compostos orgânicos. Planta flutuante: Salvina agriculta ou qualquer outra do gênero, ela complementa e ajuda a manter a qualidade de água, funciona como filtro natural.
Peixes para usar: Peixe Baeta (Beta esplender) ou Guppys (Barrigudinhos) é a melhor opção contra os mosquitos da Dengue.
Manutenção: Trocar a metade da água uma vez por semana por água nova e sem cloro! Remova a sujeira que vai se acumulando no fundo e as folhas mortas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=TehbY99ZK4Y[/youtube]

Passo a Passo:

Primeiro e segundo passo – Coloque o solo fértil no vaso formando um aclive na lateral;
Terceiro passo – Posicione pedras a sua escolha para manter o solo no lugar e não descer quando colocar a água.
Quarto passo – No lado fundo plante as plantas aquáticas, no lado alto as plantas de borda.

Resumo:Falamos aqui sobre jardim aquático, plantas pra você utilizar quando for fazerem os tipos de peixes e várias dicas para utilizar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *