Como Fazer Tinta Caseira: Confira Algumas Receitas Para Divertir As Crianças Em Casa

Desde o surgimento da humanidade, o homem sempre buscou uma maneira de se expressar e poder registrar o seu cotidiano. Dentre as primeiras formas que ele encontrou para gravar as suas lembranças, foram por meio de pinturas rupestres nas grutas e cavernas onde habitava, nos remotos tempos pré-históricos.

Normalmente, as primeiras figuras retratavam as caçadas pelos membros da tribo, utilizando sangue de animais ou carvão. Com o tempo, o homem percebeu que poderia aprimorar o fluido utilizado para escrever e desenhar, obtendo cores variadas misturando fluidos que extraia de fuligem, plantas, cascas de árvores, entre outros.

Tintas: Fundamentais Para o Desenvolvimento Da Civilização

Os registros mais antigos de tinta fabricada para escrever e desenhar remotam do Egito Antigo, que além de desenvolver técnicas avançadas de escrita, já que foi um dos povos mais antigos a utilizá-la, também criou o pergaminho, ancestral do papel de hoje, além dos primeiros instrumentos para elaborar as figuras e desenhos.

Ao longo do desenvolvimento da humanidade, as tintas também evoluíram, sendo atualmente fabricadas com tecnologia de ponta, para as mais diversas finalidades, tanto para escrever, como para tingir roupas, pintar imóveis, destinadas para trabalhos manuais, e até mesmo para a culinária, com as tintas comestíveis, destinadas a decorar bolos e doces.

Podemos dizer que a tinta é um dos principais aliados para a expressão da humanidade, além de ter extrema importância no desenvolvimento da civilização, bem como oferecer qualidade de vida à população.

Tintas: Aliadas Para Melhorar a Nossa Qualidade De Vida

É graças ao desenvolvimento de tintas de cores cada vez mais variadas, com maior durabilidade, para as mais diversas finalidades, que conseguimos ver um mundo mais colorido ao sairmos de casa. Quem é que nunca parou em frente a uma casa porque encantou-se com a bela cor de sua fachada? Ou então animou-se a caminhar em uma praça ou parque com quadras, pistas de cooper e placas de sinalização bem pintadas?

Podemos sentir o benefício das tintas em nossa qualidade de vida também em nossa própria residência. Quando desejamos mudar os ares de nosso lar, a primeira ideia que surge em nossa mente é uma nova pintura, que serve para deixar o ambiente mais leve e agradável. Sabendo escolher as cores certas, é possível dormir melhor e conviver de forma mais harmônica com os familiares.

Se você tem crianças em casa, as tintas também servem para animar as brincadeiras infantis. Qual criança não aprecia desenhar com tintas guache? É uma das atividades preferidas delas, pois podem retratar o seu cotidiano e desenhar os seus personagens preferidos de desenho animado.

Tinta Caseira

Tinta Caseira

Basta forrar uma mesa com plástico e distribuir diversas folhas de sulfite, potinhos e panos para limpar os pincéis para começar a brincadeira. O problema da tinta guache, que é a mais utilizada nos trabalhos infantis, é o seu preço, que costuma pesar no orçamento de muitas famílias, ainda mais se têm muitos filhos, sem falar que a tinta vem em pouca quantidade e pode limitar a brincadeira.

Mas isso não é problema para limitar a brincadeira das crianças: que tal vocês mesmos fabricarem as suas próprias tintas? Utilizando técnicas semelhantes às utilizadas pelos povos antigos, é possível obter tintas de boa qualidade, para as mais variadas finalidades.

Sem falar de que como grande parte delas é feita com ingredientes naturais, elas minimizam reações alérgicas que as crianças possam ter ao entrarem em contato com elas. Além disso, a matéria-prima utilizada para a fabricação das tintas caseiras pode ser encontrada facilmente, a custo quase zero. Leia a seguir algumas receitas de tintas caseiras que você pode fazer com os seus filhos:

Tinta Preta

Para fazer a tinta que serve de base para os desenhos, separe os materiais:

-Uma colher de chá de goma arábica (encontrada em papelarias e lojas especializadas em artesanato);

-1/2 xícara de mel;

-Uma gema de ovo;

-1/2 colher de chá de negro de fumo, que pode ser adquirido no comércio ou então feito em casa: segure uma placa ou um pires sobre uma vela acesa, mas é preciso esperar algum tempo para obter meia colher de chá.

Como Fazer: Misture todos os ingredientes e mexa bem até obter uma pasta grossa. Em seguida, acrescente um pouco de água, que seja suficiente para que ela fique diluída e escorra de maneira fácil, com uma consistência de tinta.

Tinta Marrom

Materiais:

-1/2 copo de água fervente;

-Duas colheres de chá de chá a granel ou alguns saquinhos de chá;

-Uma colher de chá de goma arábica.

Como Fazer: Em uma tigela grande, despeje a água fervente no chá, acrescentando a goma arábica em seguida. Deixe essa mistura em infusão por no mínimo 15 minutos, procurando amassar as folhas de chá utilizando uma colher para que possa extrair ao máximo a essência do chá. Na sequência, coe essa mistura em uma tigela limpa. Aguarde esfriar bem antes de engarrafar a tinta e começar a usá-la.

Tinta Marrom

Tinta Marrom

Tinta De Nozes

Elaborada com um interessante componente, você irá obter uma tinta totalmente antialérgica, perfeita para a brincadeira das crianças.

Materiais:

-Cascas de nozes;

-Água de qualidade.

Como Fazer: Esmague as cascas na água, misturando bem e leve ao fogo médio por aproximadamente 30 minutos. Aguarde a mistura esfriar e deixe-a em repouso durante à noite. Pela manhã do dia seguinte, coe a mistura e acrescente um pouco de vinagre e a tinta já está pronta para ser utilizada.

Tinta De Amido De Milho

Pode parecer brincadeira, mas o famoso amido de milho, usado no preparo de mingaus e tortas, ajuda a aumentar o rendimento das tintas guache, aumentando a duração das brincadeiras das crianças.

Materiais:

-Amido de milho;

-Guache líquida na cor de sua preferência;

Como Fazer: Misture uma xícara contendo 125 g de amido de milho com uma xícara com 240 ml de tinta guache líquida em uma tigela, mexendo bem até obter uma tinta de consistência grossa, que fique bem aderente ao papel.

Tinta Vermelha De Urucum

Pode ser utilizada tanto nas pinturas infantis como para pintar madeiras.

Materiais:

-Óleo vegetal;

-Um pouco de cola branca;

-Urucum (encontrado no comércio como coloral, um pó de coloração avermelhada).

Como Fazer: Misture o coloral com um pouco de cola e óleo vegetal até obter uma mistura homogênea. Antes de pintar, procure fazer um teste antes mo determinada medida desses três ingredientes, para conferir se a tinta não está se soltando.

Tinta De Neve 

Outra tinta caseira bem fácil de fazer, é a tinta feita à base de farinha de trigo.

Materiais:

-Água;

-Sal;

-Farinha de trigo.

Como Fazer: Em um frasco ou tigela, misture 240 ml de água, 250g de sal e 125 g de farinha, mexendo bem até obter uma substância homogênea, de coloração branca, que ficará bastante parecida com neve, principalmente se for aplicada sobre papel ou cartolina preta. Caso deseje obter outras cores, acrescente a tinta guache ou corante alimentício, na cor de sua preferência.

Fazer Tinta De Neve 

Fazer Tinta De Neve

Como Fazer Tinta Preta

A tinta preta é muito usada em diversos trabalhos artesanais. Existem algumas formas de como a tinta na cor preta pode ser produzida, umas delas é misturando as cores vermelho, amarelo e azul. Outra forma é usando o carvão, com ele podemos obter a cor preta ou cinza e para isso vamos precisar de:

  • Carvão.
  • Água.
  • Pedaço de pano.

Primeiro quebre todo o carvão ate ele formar um pó, em seguida jogue água e use o pano para coar. Deixe descansar por mais ou menos 2 horas e por fim jogue com cuidado a água fora e coloque cola.

Como Fazer Tinta Preta

Como Fazer Tinta Preta

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *