Guirlandas podem ser usadas na decoração o ano todo e para várias finalidades, embora nos lembremos mais delas no período do natal. Quem trabalha com artesanato pode ter na confecção de guirlandas para porta do quarto de bebês e guirlandas temáticas (natal e páscoa, por exemplo) uma boa fonte de renda extra.
A seguir vamos ensinar como fazer guirlandas, com essa base que você aprenderá será possível desenvolver um trabalho autoral adicionando toques pessoais. Então vamos começar a usar a criatividade para dar origem a lindas guirlandas?
Como Fazer Guirlandas
Para quem está começando no universo do faça você mesmo é interessante buscar por tutoriais mais simples para ir aperfeiçoando suas técnicas. Dentre os modelos de guirlandas mais procurados estão aqueles para porta de entrada (com dizeres como ‘lar doce lar’ ou ‘bem-vindo’), para natal com ornamentação de flores e folhas assim como aquelas de feltro para bebê.
A base de guirlandas de feltro é feita a parte dos detalhes da peça de maneira que você pode combinar diferentes designs de arco com elementos decorativos do seu gosto. Muitos artesãos fazem combinações de elementos de diferentes tutoriais de confecção de guirlandas para criar uma identidade única.
Moldes Para Guirlandas
O primeiro passo para confeccionar uma guirlanda é escolher o molde para o seu arco. Geralmente esse molde é encontrado pela metade, a forma correta de trabalhar com ele é cortar o feltro que será usado para a base dobrado, dessa forma você deverá a base circular inteira. Você deve se concentrar primeiro na base da guirlanda e somente depois partir para os elementos decorativos.
Montagem da Guirlanda
Você deverá costurar a parte interna da base da sua guirlanda de feltro, também deverá costurar metade da parte externa preenchendo com enchimento. O tipo de enchimento usado dependerá de como você quer que a peça fique.
Se deseja uma guirlanda mais firme use manta acrílica combinada com um pedaço de papelão. Quando a peça estiver firme termine a costura. Se você deseja que a base da sua guirlanda tenha um aspecto mais ‘fofo’ recomendamos que utilize a fibra siliconada. Adicione a quantidade de acordo com o quão fofa deseja que fique.
Adicionando Detalhes
Com sua base de feltro devidamente cortada é válido fazer um ‘ensaio’, ou seja, posicionar os elementos decorativos sem fixa-los para ver como vai ficar. Gostando do resultado você poderá então dar início ao trabalho de decoração propriamente dito. Inicie pela base, em seguida trabalhe com elementos como bonecos, letras e afins.
Usando alfinetes prenda os elementos de decoração na base da sua guirlanda. Você poderá fazer a fixação com cola quente ou ainda com uma linha presa bem forte. Quando todos os elementos estiverem posicionados você só precisa dar os arremates de finalização para deixar com um bom acabamento.
Usando Bases Prontas Para Guirlandas
Para quem não quer fazer a base da guirlanda de feltro há a opção de usar bases prontas como bastidor, por exemplo. Nesse caso tudo o que você precisa fazer é adicionar os elementos decorativos e a sua guirlanda estará pronta. Pode ser uma forma de utilizar materiais que seriam descartados.
Peças de Feltro Para Decorar a Guirlanda
Para que sua guirlanda fique mais bonita e com um visual mais rico é interessante trabalhar usando elementos decorativos feitos com feltro. Você poderá confeccionar as peças de acordo com o tema da sua guirlanda, Papai Noel para as guirlandas de natal, coelhos para as de Páscoa e etc. Trabalhar com feltro para fazer esse tipo de elemento é bastante simples, primeiro você precisará de um molde que pode ser encontrado numa pesquisa rápida no Google Imagens.
Com o molde das partes que formarão o item decorativo recorte os pedaços de feltro com as cores desejadas para cada parte do elemento. O processo de enchimento é o mesmo adotado para fazer a base da sua guirlanda, ou seja, costure as partes principais deixando uma abertura para colocar a manta acrílica.
Depois de adicionar o enchimento feche essa abertura e a base estará pronta. Para fazer detalhes você pode usar marcadores permanentes, costurar botões como olhos (nesse caso antes de unir as partes principais) ou simplesmente colar formas de feltro de outras cores. Uma dica é que para resultados mais realistas a recomendação é cortar mais camadas para colar. Use a sua criatividade. Por fim basta fixar os elementos de feltro que você mesmo criou na base da sua guirlanda com cola universal, cola quente ou com linha.
Letras de Feltro ou EVA
Para fazer lindas guirlandas de ‘bem-vindo’ ou para adornar a porta do quarto de bebês e crianças com nomes a indicação é usar materiais como feltro ou EVA para fazer as letras. O processo é bem simples, se você quiser letras de feltro com efeito 3D a dica é cortar duas vezes o molde da letra, costurar deixando uma pequena abertura e adicionar enchimento como manta acrílica fechando por fim as letras.
Para guirlandas feitas para adornar a porta do quarto de crianças é indicado que junto com as letras sejam usados personagens simpáticos. A guirlanda deverá ter uma personalidade infantil. É um conjunto visual formado por elementos que devem conversar entre si, aposte no uso de uma paleta de cores consistente.
Vendendo Guirlandas
Como já mencionamos algumas vezes ao longo desse artigo as guirlandas não precisam necessariamente ser feitas somente com a temática do natal. Você poderá trabalhar com elas com temáticas infantis, de bem-vindo, páscoa entre outros. Sabendo diversificar as temáticas você conseguirá bons resultados de vendas o ano todo.
Lembre-se que o acabamento é muito importante para fazer com que seu trabalho pareça mais profissional. No caso de guirlandas para uso externo é interessante apostar no uso de materiais resistentes as intempéries do tempo. Pense que a guirlanda, ainda que se temática de natal, deve ter uma boa resistência mesmo que aconteçam chuvas recorrentes. Conforme você for desenvolvendo esse trabalho ficará mais especializado para conseguir bons resultados.
Gostou dessas dicas de como fazer lindas guirlandas? Curta e compartilhe em suas redes sociais!