Como Fazer Luminária Pendente Artesanal De Cipo

A prática do artesanato além de ser uma fonte de renda para diversas famílias e ainda ser um processo que está completamente aliado com políticas de reciclagem, pode ser também um grande aliado na decoração de nossas casas. Sabe quando a grana está curta, mas mesmo assim quer dar um toque especial na decoração de sua casa, a solução pode ser a criação de objetos artesanais.

Nessa pegada, iremos apresentar alguns objetos artesanais e respectivamente o passo a passo de cada peça, que podem implementar totalmente a decoração de sua casa, como por exemplo luminárias artesanais. O resultado é incrível e podem ser usados diversos materiais, sendo um deles o cipó, encontrado na natureza.

Artesanato E Decoração

Os produtos artesanais possuem grande validade dentro do mercado comercial, pelo fato de que as peças são criadas a partir de uma matéria-prima e mão de obra, apenas. A pratica do artesanato é bastante antiga, como muitos sabem, surgiu no período pré-histórico com os homens das cavernas e tudo mais.

Atualmente, os produtos artesanais tem grande valia dentro do mercado. Além de ser fonte de renda de diversas famílias, o artesanato tomou outro significado alinhado a pegada mais sustentável, em que os produtos são fabricados a partir de materiais recicláveis. Isso contribui imensamente para a diminuição da poluição do planeta terra, o artesanato deu uma nova utilidade aos objetos que anteriormente eram jogados na natureza sem nenhum fim especifico.

Entre os diversos benefícios que o artesanato trouxe, mais um deles foi sua aliança com os itens de decoração. As peças artesanais geralmente são adquiridas por colecionadores, turistas ou por pessoas que querem guardar como lembrança. No entanto, atualmente os produtos artesanais ganharam bastante espaço na decoração de casas, escritórios e até mesmo locais de ensino, como as escolas

Isso acontece pelo fato de que esses objetos podem ser adquiridos prontos, mas também podem ser feitos em casa pelas pessoas que desejam tal peça. Dessa forma, pode se haver uma economia, assim dizendo, mas ainda terá um objeto feito a mão que será utilizado na decoração de sua casa.

No mais, acreditem, existem uma infinidade de peças de decorações que possuem um valor extremamente elevados que podem ser substituídos pela decoração artesanal. Como por exemplo, na decoração de um quarto, você pode fazer luminárias com objetos que estão em desuso em sua casa, pode também fazer quadros, nichos, almofadas e tudo isso gastando pouco e utilizando a sua mão de obra. Basta procurar ideias e ser criativo.

Como Fazer Luminárias Artesanais

No mercado de artigos de decoração, existem peças que possuem um valor extremamente alto que se tornam quase impossível de serem adquiridos por pessoas com uma renda média. Uma dessas peças que tem alto valor são as luminárias, geralmente possui esse preço devido aos materiais utilizados na sua fabricação e por conta dos inúmeros detalhes que essas peças possuem.

Mas, afim de ajudar aqueles que não tem condições financeiras de adquirir essa peça que dar um tom todo sofisticado para casa, iremos dar outra solução: luminárias artesanais. Você pode fabricar sua própria luminária e que trará o mesmo efeito do que essas compradas nas lojas de artigos decorativos, mas imagina também o mérito que irá carregar por fabricar sua própria luminária usando suas mãos e umas ajudinhas.

As luminárias podem ser usadas em diversos cômodos de uma casa, e sem sombra alguma de dúvidas elas trazem uma sofisticação incomparável para o ambiente. As luminárias artesanais tem uma pegada mais rústica dependendo do material utilizados para a fabricação das mesmas, como as luminárias feitas com cipó. Mas podem também ser bem delicadas, como as feitas a partir de gaiolas ou até mesmo com ramo de folhas sintéticas.

A seguir serão apresentados alguns modelos de luminárias que podem ser feitas através do artesanato e que darão um toque todo especial em sua casa.

Luminária Feita Com Cipó

O cipó é uma matéria prima um pouco difícil de se manusear, reque certa habilidade e pratica. No entanto, existem produtos artesanais feitos desse material que quase sempre temos em casa, como os cestos de cipó. Quando esses cestos já não se encontram em um bom estado, você pode transforma-lo em outro produto, como por exemplo em uma luminária para a decoração de sua casa.

Para isso, irá precisar dos seguintes materiais:

  • Cesto de cipó
  • Buchas
  • Ganchos
  • Abraçadeiras (plástico)
  • Tinta spray (dourada)
  • Bocais (necessário que tenha fios)

Depois de reunir todo o material é o momento de colocar a mão na massa. O primeiro passo a se fazer é pintar o cesto de cipó com a tinta spray dourada, isso serve para que dê uma aparência mais sofisticada para a peça e um pouco mais de vida. Em seguida, passe o bocal com os fios pela trama (base do cesto). Depois una os fios, para fazer a instalação. Agora é hora de prender no teto, para isso, faça furos no teto para colocar as buchas em cada um deles, são 4 no total. Em seguida, irá colocar os ganchos em cada bucha dessa. Agora, afim de melhorar a fixação do cesto, ponha uma abraçadeira em cada gancho.

E está pronto sua luminária feita com cesto de cipó, o efeito fica maravilho. Busque colocar lâmpadas retrô, elas possuem uma cor mais amarelada. Fica um efeito rustico e ao mesmo tempo um tom de ambiente sofisticado.

Luminárias Com Esferas De Sisal

Luminárias Com Esferas De Sisal

Luminárias Com Esferas De Sisal

Antes de começar a produzir as esferas de sisal é interessante saber o que é o sisal. O sisal é uma planta que tem sua origem na América Central, e é bastante utilizada para fins comerciais. E algum dos produtos que são derivados dessa planta são os fios biodegradáveis, fio esse que será utilizado na nossa luminária.

Para isso, serão necessários os seguintes materiais:

  • Uma esfera de silicone (bola de criança)
  • Rolo de corda sisal
  • Fita adesiva
  • Cola branca
  • Copo de vidro (aconselha-se usar o americano)
  • Água
  • Vasilha
  • Pincel
  • Bocal com fio
  • Lâmpada colorida

Agora, depois de reunir todo o material é o momento de começar a produzir. Primeiro irá fixar o copo, com o auxílio da fita adesiva sobre a esfera de silicone. Certifique-se de que está bem firme. Em seguida, em uma vasilha, coloque um pouco de cola e misture com um pouco de água para diluir um pouco. Feito isso, irá revestir toda a bola com a misturinha de cola, faça isso com o auxílio de um pincel. Adiante, você irá envolver toda a bola com a corda sisal, de várias voltas, como se fosse um ninho, depois disso irá passar mais uma camada de cola sobre a bola. Aguarde para que seque. Depois de seca, retire o copo e com o auxílio de um objeto pontiagudo para empurrar a esfera para dentro, de forma que descole da corda sisal.

Agora afim de dar vida para essa esfera, você irá colocar o bocal com fio dentro da esfera, utilizando o buraco deixado pelo copo e depois colocar a lâmpada colorida de sua preferência. E assim está pronto sua luminária feita com esfera de sisal.

Luminária Diamante Com Palitos De Churrasco

Luminária Diamante Com Palitos De Churrasco

Luminária Diamante Com Palitos De Churrasco

Essa luminária é bem simples, para fabricação da mesma, serão necessários os seguintes materiais:

  • Palitos de churrasco
  • Massa epóxi
  • Lixa 80
  • Tinta spray preta
  • Bocal com fio
  • Lâmpada retrô

Depois de separado os materiais iremos começar. Primeiro de tudo você irá cortar os palitos de picolé nas seguintes medidas:

  • 6 palitos com 2,5cm
  • 6 palitos com 11cm
  • 6 palitos com 13cm
  • 6 palitos com 18cm

Feito isso, você irá montar um hexágono com os palitos de 11 cm e também com os palitos de 2,5 cm. Depois, una as pontas com a massa epóxi, certifique-se que está bem reto o hexágono. Deixe secar por 1h. Agora pegue os palitos de 18 cm e coloque um em cada canto do hexágono, pode utilizar mais massa se necessário. Depois uma o hexágono menor nessa superfície. Deixe secar.

Agora na parte de baixo, na base do hexágono. Use os palitos de 13 cm, fazendo o mesmo processo anterior, unindo cada palito em cada uma das pontas do hexágono. Finalize com a massa epóxi com uma ponta só. Espere um dia e depois faça o acabamento com a lixa, em seguida pinte a estrutura com a tinta spray.

Para instalação da estrutura no teto, coloque o bocal dentro da estrutura e em seguida a lâmpada. E está pronto sua luminária diamante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *