Como Fazer Guirlanda Rustica De Cipo Passo A Passo

Artesanato: Guirlanda De Cipó

Antigamente as guirlandas eram usadas unicamente com o propósito de enfeitar as portas das casas durante os períodos natalinos e celebrações de final de ano, mas hoje elas podem ser usadas em muitas outras ocasiões também, as guirlandas já são muito comuns durante as festividades da Pascoa e também na ocasião de nascimento de bebês, para enfeitar os quartinhos das crianças em casa e na maternidade.

Há muitos tipos de guirlanda que podem ser confeccionados, com diferentes materiais, eles podem ser feitos de copos de plástico, de cipó, de fibra de bamboo, de fibra de amoreira, são vários tipos, mas todos eles podem ser feitos por você em casa, não precisa ser um artesão profissional, basta ter um pouco de cuidado, atenção e dedicação que sai tudo certo.

Aqui vamos falar um pouco mais de como você pode fazer na sua própria cada uma guirlanda usando o cipó, se ainda lhe restar alguma dúvida você pode sempre consultar a plataforma online de vídeos Youtube.com, onde se você digitar guirlanda de cipó irá aparecer vários vídeos para lhe auxiliar a entender e seguir os passos que vamos descrever aqui nesse texto.

Como Fazer a Guirlanda Rústica De Cipó

Você pode comprar a sua guirlanda rústica já montada a sua estrutura e apenas enfeitar ela, ou então você pode comprar as fibras de cipó e você enrolá-los para produzir a sua guirlanda. Primeiro vamos mostrar uma receita passo a passo para o caso de você decidir comprar a sua guirlanda pronta.

Guirlanda Rústica De Cipó Com Estrutura Comprada Pronta

Lista de Materiais

  • 1 Guirlanda de cipó.
  • Fitas natalinas já prontas ou então fitas as quais você possa enrolar a fazer laços.
  • 1 tesoura.
  • 1 cola quente e a pistola de cola quente.
  • 1 fecho plástico.
  • Alguns mini galhos com frutas, muitas pessoas optam por frutas artificiais.
  • 1 galho de cerejinhas falsas.
  • Algumas folhas secas.
  • Outros enfeiteis de sua preferência.

    Guirlanda De Cipó

    Guirlanda De Cipó

Passo a Passo

Primeiramente pegue os galinhos de frutas e coloque-os ao longo da extensão da guirlanda de cipó, que neste caso você comprou já pronta, encaixe-os da maneira que você preferir, algumas pessoas colocam esses galinhos bem espalhados e outras os colocam concentrados em alguma região da guirlanda, após assenta-los encaixe também na guirlanda o galho de cerejas.

Você pode tanto encaixar os seus galhos nos espaços entre as fibras de Cipó ou pode passar um laço envolta deles, em volta da circunferência da guirlanda, para que assim eles fiquem melhor fixados, muitas pessoas ainda finalizam com o uso da cola quente, mas lembre-se de sempre que for usar a cola quente, colocar no lado de trás da guirlanda, para que os toques finais não fiquem visíveis. O que algumas pessoas optam por fazer é colocar um laço, no local onde você vai dar o nó do lado você coloca um galho de algum enfeite no meio, termina o nó e fixa com cola quente.

Simples assim estará pronta a sua guirlanda, não se preocupa se alguns galhinhos ficarem bagunçados ou se alguns pedacinhos da fibra de cipó ficarem com a pontinha escapando, afinal isso vai contribuir com o ar rústico que você deseja para a sua peça, as peças rusticas não precisam ser perfeitas, inclusive o ar de feito em casa, o ar artesanal delas é um de seus maiores charmes.

Guirlanda rústica de Cipó- modelo 2

Lista de Materiais

  • 1 tesoura.
  • 1 círculo de madeira, de plástico ou do material que você preferir e também do diâmetro que você desejar, uma guirlanda normalmente tem diâmetro ente 25 e 30 centímetros, esse círculo será a base da sua guirlanda.
  • Galhos de cipó secos.
  • 1 rolo de barbante, 1 rolo de arame ou 1 rolo de algum outro material que desejar para amarrar os galhos no seu círculo base.
  • 1 cola quente e 1 pistola de cola quente.
  • 1 fita para laço ou um laço já pronto.
  • Flores soltas prontas ou outro enfeite que você preferir.

Passo a passo

Primeiramente é indicado que você pegue o cipó e coloque ele de molho por um tempo, isso é feito para que no momento de colocá-lo ao redor do seu círculo, ele não quebre por estar muito rígido, mas também o galho não pode ficar muito tempo de molho, se não ele ficará muito mole e pode estragar, ainda assim esteja preparada, pois algumas pontinhas podem acabar quebrando no momento da montagem, mas isso é normal.

Agora pegue os galhos ou fibras de cipó e vá os colocando com calma ao redor do seu círculo base, se você já o molhou ele vai ter menos chance de quebrar. Vá amarrando pouco a pouco com o barbante, com o arame ou outro material que você tiver, a cada galho que você entortar ao redor da base, pegue o barbante (ou arame) e enrole-o ao redor dos galhos, assim fixando-os na base. Certifique-se de que os seus cipós estão bem fixos e depois quando acabar de um nó bem forte.

Agora é o momento de enfeitar, como a sua guirlanda segue um estilo mais rustico, não precisa se preocupar em gastar muito para enfeitá-la, você pode fazer um laço, a cor vermelha é uma cor muito indicada, pois dará um contraste muito interessante com a tonalidade que tem o cipó, além disso você pode prender pequenas florezinhas ao redor da sua guirlanda, com o auxílio da cola quente, vá colando com calma, pois se você colocar muita cola, a finalização pode ficar muito grossa e não ficar tão legal, há pessoas ainda que optam por fazer as suas próprias flores, que podem ser feitas com retalhos de tecido ou com outros materiais, como o tecido de saco, afinal é uma guirlanda rustica então todos esses materiais irão cair perfeitamente.

Guirlandas – Opções

Guirlandas de Natal

Guirlandas de Natal

Por fim devemos dizer que essas sugestões acima, foram apenas algumas das muitas possibilidades de guirlandas que você pode criar, o bom de confeccionar pelas suas próprias mãos uma guirlanda com estilo rustico, é que você reutilizar materiais e gastar muito menos do que gastaria fazendo uma guirlanda de algum outro tipo, ou então comprando-a pronta, você literalmente pode usar o que tem em casa e ainda por cima causa um impacto menor ao meio ambiente, sem pesar nem um pouco no bolso, a ótima notícia é que mais do que nunca esse tema mais rustico, está em alta e em evidencia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *