Você gosta de artesanato e deseja fazer uma bela guirlanda para o natal? Continue lendo esse artigo e aprenda qual é a melhor forma de fazer uma guirlanda de papelão.
Aquelas pessoas que possuem afinidade com trabalhos manuais conseguem fazer maravilhas, não é mesmo? No entanto, para fazer belas peças, não é necessário um dom específico, e sim muita prática e um excelente passo a passo.
No período do natal, muitas pessoas conseguem fazer uma boa renda extra criando artigos de decoração que, além e deixarem a casa mais bela, traz todo um significado para essa data comemorativa, que possui uma mensagem tão importante.
Nesse artigo, trouxemos para você o melhor passo a passo para fazer, de uma maneira bem prática uma guirlanda de papelão. E a melhor parte é que essa guirlanda poderá ser feita com materiais super baratos e fáceis de encontrar.
A História das Guirlandas
Antes de fazer a sua própria guirlanda, que tal conhecer um pouco sobre a história desse objeto de decoração natalina? Antes da sua origem no cristianismo, esse objeto era usado para dar as boas-vindas aos deuses, e eram colocados nas portas das casas.
Eram objetos importantes, considerados sagrados, eram feitos de pinheiros, azevinhos e outras plantas. Com o surgimento do cristianismo, a prática de uso dessas guirlandas foi um pouco esquecida.
Já na Idade Média, foram novamente utilizadas, para que assim, proporcionassem uma forma de proteção nos lares, afastando espíritos maus e a má sorte.
Por volta do século XIX, as guirlandas começaram a fazer parte do natal, e eram chamadas de coroa do advento. E eram colocadas nas portas há cerca de quatro semanas antes do natal.
A guirlanda possuía quatro velas, algumas flores e ramos. A cada semana, uma vela era acesa, aos domingos. As duas primeiras velas eram de coloração roxa, que simbolizavam preparação.
No terceiro domingo, era acesa a vela rosa que simbolizava alegria pela chegada do Messias. Por último, a vela branca era acesa em comemoração ao nascimento do menino Jesus.
Atualmente, a guirlanda simboliza sentimentos de recomeços e paz. Por isso, até hoje as guirlandas são muito vistas nas casas das pessoas que gostam e acreditam no natal.
Passo a Passo de Como Fazer Guirlanda de Papelão
Vamos conhecer agora os materiais e a forma de execução da guirlanda de papelão.
Materiais necessários:
- Papelão
- Jornal
- Tesoura
- Cola quente
- Fita adesiva
- Fecho
- Fio craft ou alguma fita neutra
- Enfeites variados relacionados ao natal
- Papel celofane
- Embalagem
Passo a Passo Para Fazer a Guirlanda
Primeiramente, é importante verificar se você possui todos os materiais da lista acima. Caso o contrário, providencie rapidamente o que está faltando. Depois, procure uma área plana e tranquila para você poder começar a fazer a sua guirlanda.
Você precisa dispor de um tempo, para que a guirlanda seja feita com calma, e o seu acabamento fique perfeito. Vamos ao passo a passo?
- Pegue o papelão, e desenhe nele um círculo grande. Dentro dele, um círculo menor. Caso precise, você deverá usar como medida tampas de algumas panelas. Dessa forma, o seu círculo não fica torto.
- Certifique-se de que a distância de um círculo para o outro seja, em média, de 8 cm. Mas é claro que isso é apenas a nossa sugestão, você poderá escolher a distância que achar mais conveniente.
- Como auxílio de uma tesoura, corte o círculo que foi desenhado. Depois disso, pegue uma folha de jornal e amasse-a até que seja formada uma pequena bolinha.
- Abra essa bolinha, e pegue o jornal amassado posicionando-o em cima do círculo de papelão. Prenda o jornal no papelão com o auxílio de uma fita adesiva.
- Se certifique de que o círculo de papelão ficou todo coberto de jornal. Apenas uma camada é suficiente.
- Nessa etapa, você deverá abrir o fio ou a fita que foi escolhida. Nesse caso, você deverá desenrolar os fios no sentido contrário do seu giro.
- Enrole toda a guirlanda com o fio (ou fita). Essa etapa é muito importante, pois ela já está dando forma a sua guirlanda. Nesse caso, durante o processo de acabamento você não irá querer ver partes do jornal, não é mesmo?
- Depois, com outro fio craft ou outra fita (é importante que sejam de cores diferentes. Recomendamos que seja verde, vermelha, dourada ou prateada), amarre no final da primeira, e continue envolvendo a guirlanda, assim a sua guirlanda começará a ter uma cor mais natalina.
- Depois de envolver a guirlanda com essas duas fitas ou fios, amarre as duas pontas, dando um laço. Se você usou o fio craft, nesse momento é a hora de abrí-lo.
- Com os fios abertos, comece a dividi-los em três partes exatamente iguais. Forme um pequeno laço com as duas extremidades, e depois cruze, formando um belo laço. Não esqueça de franzir um pouco no centro. Esse franzido dá um toque todo especial.
- Ajeite os laços, fique de olho para que nenhum laço fique maior do que o outro. Use o fecho para amarrar os dois laços. Para finalizar essa etapa, corte as pontas.
- Agora, você está entrando na etapa final da sua guirlanda. Agora faça mais laços de uma cor, eles irão fazer parte da decoração da sua guirlanda. O tamanho pode ser menor do que o primeiro (inclusive, recomendamos que seja menor mesmo), e finalize usando um fecho prático.
- Com uma pistola de cola quente, cole os lacinhos que você fez, os laços maiores (com cores diferentes) cole-os na parte de cima. Vá distribuindo os demais de forma gradativa, em torno da guirlanda.
- Para finalmente terminar a sua bela guirlanda, você deverá colar os enfeites que você escolheu. Sinos, bolas, bonecos de neve, entre outros, são ótimas opções.
- Por último, pegue a tinta em alto relevo e finalize, deixando a sua guirlanda ainda muito mais brilhosa e estilosa.
- Depois do processo de fabricação dessa guirlanda, a envolva em papel celofane.
- Finalize a sua guirlanda de papelão embalando-a da forma que desejar, uma caixa, ou sacola, um saquinho personalizado. Depois disso a sua guirlanda estará prontinha para ser vendida, caso queira ganhar um dinheiro extra.