Como Fazer Colares em Tecido – Passo a Passo

A cada dia que passa, em qualquer lugar que estejamos, seja na cidade mais humilde até na grande metrópole podemos sempre encontrar mulheres bem vestidas e arrumadas que gostam de andar sempre na moda e ainda assim sem perder seu estilo próprio. Por isso, o mercado de bijuterias e acessórios está cada vez mais abarrotado de novidades para agradar a todos os gostos e a todos os bolsos, especialmente voltado para os acessórios femininos, que podem ser usados durante o dia a dia, como os colares, por exemplo e ainda aquelas mais sofisticadas, usadas para festas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=wk3AfTJMh5Y[/youtube]

Mas como nem todo mundo tem tempo para ir às lojas, ou prefere ainda confeccionar suas peças em casa, de maneira totalmente artesanal, tornado as peças únicas e personalizadas, justamente para dar aquele charme a mais no look diário, que pode ser apenas uma camiseta branca e calça jeans. Os colares de tecidos, além de serem lindos e extremamente modernos, são fáceis e simples de serem feitos, basta que você tenha um pouco de habilidade e siga algumas dicas fundamentais e especiais, que apontaremos logo a seguir.

O colar tem sido um dos acessórios mais usados pelas mulheres, principalmente aquelas que procuram estar por dentro das novidades, e se você gosta de se arrumar e caprichar no visual sem gastar muito, pronto, já juntou a fome e a vontade de comer.

Como Fazer um Colar de Tecido – Passo a Passo

Colar 1 :

Materiais Necessários para a Confecção do Colar:

– 02 tiras de malha de algodão colorida, de aproximadamente 90 cm de comprimento por 6 cm de largura cada uma.

– 01 tira do mesmo tecido das duas primeiras ou seja, malha de algodão colorida, medindo 1 m de comprimento por 6 cm de largura.

– 20 cm de corrente com elos, que podem ser de qualquer cor, porém, com até 03 mm de largura.

04 alfinetes próprios para bijuteria.

– 4 pedras de acrílico para montagem de bijuteria

– 08 ponteiras para colar.

– Alicate de bijuteria, linha para bijuteria e agulha.

Todos os materiais acima citados podem ser encontrados em lojas especializadas em artesanato e em lojas que vendem artigos para a confecção de bijuterias e são bem baratos. 

Modo de Fazer:

a) Primeiramente você deve pegar e separar as três tiras. Depois, deve alinhá-las, deixando uma delas com um tecido maior de 10 cm, então, dê um nó e alinhave a ponta, para deixar que elas fiquem bem juntas. Agora, é só fazer uma trança com os tecidos, e dar outro nó para prender a ponta que ficou maior no começo;

b) Agora, corte dois alfinetes com tamanho aproximado de 4 cm e ainda outros dois com 6 cm, e, em cada um coloque deles você deve colocar uma ponteira, a pedra de acrílico e outra ponteira. Com a ajuda de um alicate coloque os enfeites na corrente, deixando um espaço de 1,5 cm entre eles, não se esqueça de colocar os alfinetes grandes e pequenos, deixando todas as pedras com acabamentos diferenciados;

c)Para finalizar, basta prender a corrente bem no centro do colar com o auxilio de linha e agulha, e voilá, seu colar estará pronto.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vUSwwM1WD74[/youtube]

Colar de Bolinhas de Gude e Tecido

Passo a Passo

Os materiais que você vai precisar para confeccionar o colar serão os seguintes:

– Retalhos de tecido na cor preta, com aproximadamente 80 cm de comprimento por 08 cm de largura.

– Retalhos de tecidos estampado, no caso sugerimos que tenha o padrão de oncinha, com aproximadamente 50 cm de comprimento por 08 cm de largura.

– Linha preta e agulha.

– 12 Esferas de Argila, caso não encontre podem ser de madeira, e até mesmo bolinhas de gude (todas do mesmo tamanho).

– 18 Argolas próprias para bijuteria.

-01 jogo de fecho próprio para colares, contendo nele um fecho e uma argola.

– Tesoura.

– Caso precise, uma máquina de costura. 

Modo de Fazer:

– Para começar, é preciso que seja feito dois roletês, um com o tecido de oncinha e outro com o tecido preto, em formato de tubinhos.

– Com os roletês que já estão prontos, chegou a hora de enchê-los, para isso, coloque uma bolinha dentro do tubinho e vá empurrando até que ela chegue ao centro. O material do qual é feito a esfera fica a seu critério, pode ser madeira, vidro ou, como sugerimos, a argila, sendo que todas elas deixam o colar muito bonito. Não se esqueça de colocar uma argola de metal ou de madeira na parte de do roletê como se fosse um anel, para prender as bolinhas.

– Coloque na seguinte sequência, uma esfera e uma argola, repetindo todo o processo com as esferas restantes e com todos os anéis de metal. Caso você escolha usar anéis de madeira, faça do mesmo modo. Pode variar também usando argolas de metal no roletê da cor preta e argolas de madeira no roletê de tecido estampado com oncinha.

– No tubinho preto, você deve colocar 7 bolinhas e 8 argolas, já no rolete de “oncinha” coloque 5 bolinhas e 6 argolas. 

– Nas pontas dos roletes faça um acabamento bem legal com agulha e linha, dobrando as pontas para o lado de dentro e passando a costura à mão, de forma que a mesma fique um pouco franzida. Não se esqueça de dar um nó na linha e corta-la depois.

– A aproximadamente 15 cm das extremidades do tubo preto, prenda as pontas do roletê de “oncinha” e junte as duas pontas colocando duas argolas de metal sobre a emenda dos dois roletês. Se ficarem largas demais, prenda-as com uns pequenos pontos utilizando a agulha e a linha preta.

– Prenda usando os pontos de costura, nas extremidades do roletê preto, o parzinho de fechos nos colares.  E agora já está pronto seu lindo colar.

Você pode inovar a confecção do mesmo usando o tecido que achar melhor, e ainda os materiais que achar mais conveniente. Além disso, pode fazer colares coloridos para combinar com qualquer look de seu dia a dia, e se quiser como estamos nas proximidades do fim do ano, pode fazer colares e distribuir para as amigas e ainda presentear nos amigos secreto da empresa e da família.

Se sua habilidade estiver muito boa, pode até arriscar algumas vendas e ainda melhorar sua renda. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *